PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO BASEADO NAS NORMATIVAS DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Larine Canevarolli Furini
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Padial, Rafael Bayouth
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1713
Resumo: A qualidade da assistência do serviço de saúde é fundamental para o benefício do cliente, tendo por objetivo propiciar resultados favoráveis e desejáveis (FURQUIM, COSTA, 2009). A implantação de processos para alcançar a qualidade desejada está diretamente relacionada a Acreditação Hospitalar, coordenada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma organização não governamental que implementou um método redundante que avalia os recursos institucionais, voluntários e periódicos, de forma a garantir a qualidade da assistência segundo padrões mínimos ou mais elaborados e exigentes. Ela verifica a qualidade dos serviços hospitalares como: profissionais, mudanças comportamentais, melhoria continua e permanente do atendimento e redução de desperdícios, tornando o gerenciamento hospitalar e os serviços realizados mais eficientes, garantindo a segurança e satisfação do paciente (PERTENCE, MELLEIRO, 2010). Tais processos/métodos citados, são classificados em três níveis: Nível 1, nível 2 e nível 3, conforme os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação. Para a certificação de cada nível a ONA propõe um roteiro que avalia todas as seções do Hospital dentro de cada nível, verificando documentos, processos, ferramentas de trabalho, profissionais de saúde e estrutura para a implantação dos requisitos de “Acreditação”. (BRASIL, 2002). Diversas instituições/organizações iniciaram restrições de mercado para os hospitais que não apresentam “acreditação”.
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