ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi, Thiago Baldasso de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Maílson José da, Pedroza, Samuel Sales, Tsuneto, Erick Seiti, Carnelossi, Ana Carolina Neves, Pappa, Marcia Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1264
Resumo: Este estudo de caso busca medidas alternativas para a redução da evasão escolar e índice de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Engenharia de Produção, modalidade EAD, do Unicesumar. Para tanto, adaptou-se a metodologia ativa trezentos, idealizada pelo Professor Ricardo Fragelli, empregada no ensino presencial, para a modalidade EaD. Nessa metodologia ativa, alunos, denominados ajudantes, se disponibilizaram a ajudar alunos que iriam realizar a prova substitutiva, denominado de ajudados. A interação entre os alunos, de diversos estados do Brasil, se deu por meio de plataformas digitais, tais como AVA, WhatsApp, Youtube, entre outras. A atribuição das notas, para os diferentes grupos de alunos envolvidos no projeto, foi realizada de acordo com os papéis desempenhados, aluno ajudante ou ajudado. Não se percebeu, com a aplicação da metodologia ativa, um aumento considerável no número de alunos aprovados na disciplina. Contudo, os relatos dos alunos participantes foram positivos, pois promoveu o contato entre os participantes e incentivou a formação de grupos de estudos. Em um questionário aplicado, 90% dos participantes gostariam de participar do projeto em outras disciplinas. Sugerem-se alterações no formato original para contemplar as especificidades do ensino a distância.
id UNICESU -1_e745d6fa8bc9ea70df145764ca852631
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1264
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIAEducação a distânciaEnsino SuperiorMetodologia AtivaEnsino em EngenhariaEste estudo de caso busca medidas alternativas para a redução da evasão escolar e índice de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Engenharia de Produção, modalidade EAD, do Unicesumar. Para tanto, adaptou-se a metodologia ativa trezentos, idealizada pelo Professor Ricardo Fragelli, empregada no ensino presencial, para a modalidade EaD. Nessa metodologia ativa, alunos, denominados ajudantes, se disponibilizaram a ajudar alunos que iriam realizar a prova substitutiva, denominado de ajudados. A interação entre os alunos, de diversos estados do Brasil, se deu por meio de plataformas digitais, tais como AVA, WhatsApp, Youtube, entre outras. A atribuição das notas, para os diferentes grupos de alunos envolvidos no projeto, foi realizada de acordo com os papéis desempenhados, aluno ajudante ou ajudado. Não se percebeu, com a aplicação da metodologia ativa, um aumento considerável no número de alunos aprovados na disciplina. Contudo, os relatos dos alunos participantes foram positivos, pois promoveu o contato entre os participantes e incentivou a formação de grupos de estudos. Em um questionário aplicado, 90% dos participantes gostariam de participar do projeto em outras disciplinas. Sugerem-se alterações no formato original para contemplar as especificidades do ensino a distância.Unicesumar2019-08-09T18:22:17Z2019-08-09T18:22:17Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1264otherGodoi, Thiago Baldasso deSilva, Maílson José daPedroza, Samuel SalesTsuneto, Erick SeitiCarnelossi, Ana Carolina NevesPappa, Marcia Fernandareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:24.472Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA
title ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA
spellingShingle ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA
Godoi, Thiago Baldasso de
Educação a distância
Ensino Superior
Metodologia Ativa
Ensino em Engenharia
title_short ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA
title_full ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA
title_fullStr ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA
title_full_unstemmed ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA
title_sort ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA
author Godoi, Thiago Baldasso de
author_facet Godoi, Thiago Baldasso de
Silva, Maílson José da
Pedroza, Samuel Sales
Tsuneto, Erick Seiti
Carnelossi, Ana Carolina Neves
Pappa, Marcia Fernanda
author_role author
author2 Silva, Maílson José da
Pedroza, Samuel Sales
Tsuneto, Erick Seiti
Carnelossi, Ana Carolina Neves
Pappa, Marcia Fernanda
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoi, Thiago Baldasso de
Silva, Maílson José da
Pedroza, Samuel Sales
Tsuneto, Erick Seiti
Carnelossi, Ana Carolina Neves
Pappa, Marcia Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Ensino Superior
Metodologia Ativa
Ensino em Engenharia
topic Educação a distância
Ensino Superior
Metodologia Ativa
Ensino em Engenharia
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo de caso busca medidas alternativas para a redução da evasão escolar e índice de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Engenharia de Produção, modalidade EAD, do Unicesumar. Para tanto, adaptou-se a metodologia ativa trezentos, idealizada pelo Professor Ricardo Fragelli, empregada no ensino presencial, para a modalidade EaD. Nessa metodologia ativa, alunos, denominados ajudantes, se disponibilizaram a ajudar alunos que iriam realizar a prova substitutiva, denominado de ajudados. A interação entre os alunos, de diversos estados do Brasil, se deu por meio de plataformas digitais, tais como AVA, WhatsApp, Youtube, entre outras. A atribuição das notas, para os diferentes grupos de alunos envolvidos no projeto, foi realizada de acordo com os papéis desempenhados, aluno ajudante ou ajudado. Não se percebeu, com a aplicação da metodologia ativa, um aumento considerável no número de alunos aprovados na disciplina. Contudo, os relatos dos alunos participantes foram positivos, pois promoveu o contato entre os participantes e incentivou a formação de grupos de estudos. Em um questionário aplicado, 90% dos participantes gostariam de participar do projeto em outras disciplinas. Sugerem-se alterações no formato original para contemplar as especificidades do ensino a distância.
description Este estudo de caso busca medidas alternativas para a redução da evasão escolar e índice de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Engenharia de Produção, modalidade EAD, do Unicesumar. Para tanto, adaptou-se a metodologia ativa trezentos, idealizada pelo Professor Ricardo Fragelli, empregada no ensino presencial, para a modalidade EaD. Nessa metodologia ativa, alunos, denominados ajudantes, se disponibilizaram a ajudar alunos que iriam realizar a prova substitutiva, denominado de ajudados. A interação entre os alunos, de diversos estados do Brasil, se deu por meio de plataformas digitais, tais como AVA, WhatsApp, Youtube, entre outras. A atribuição das notas, para os diferentes grupos de alunos envolvidos no projeto, foi realizada de acordo com os papéis desempenhados, aluno ajudante ou ajudado. Não se percebeu, com a aplicação da metodologia ativa, um aumento considerável no número de alunos aprovados na disciplina. Contudo, os relatos dos alunos participantes foram positivos, pois promoveu o contato entre os participantes e incentivou a formação de grupos de estudos. Em um questionário aplicado, 90% dos participantes gostariam de participar do projeto em outras disciplinas. Sugerem-se alterações no formato original para contemplar as especificidades do ensino a distância.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-09T18:22:17Z
2019-08-09T18:22:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1264
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1264
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605321969664