ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1264 |
Resumo: | Este estudo de caso busca medidas alternativas para a redução da evasão escolar e índice de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Engenharia de Produção, modalidade EAD, do Unicesumar. Para tanto, adaptou-se a metodologia ativa trezentos, idealizada pelo Professor Ricardo Fragelli, empregada no ensino presencial, para a modalidade EaD. Nessa metodologia ativa, alunos, denominados ajudantes, se disponibilizaram a ajudar alunos que iriam realizar a prova substitutiva, denominado de ajudados. A interação entre os alunos, de diversos estados do Brasil, se deu por meio de plataformas digitais, tais como AVA, WhatsApp, Youtube, entre outras. A atribuição das notas, para os diferentes grupos de alunos envolvidos no projeto, foi realizada de acordo com os papéis desempenhados, aluno ajudante ou ajudado. Não se percebeu, com a aplicação da metodologia ativa, um aumento considerável no número de alunos aprovados na disciplina. Contudo, os relatos dos alunos participantes foram positivos, pois promoveu o contato entre os participantes e incentivou a formação de grupos de estudos. Em um questionário aplicado, 90% dos participantes gostariam de participar do projeto em outras disciplinas. Sugerem-se alterações no formato original para contemplar as especificidades do ensino a distância. |
id |
UNICESU -1_e745d6fa8bc9ea70df145764ca852631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1264 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIAEducação a distânciaEnsino SuperiorMetodologia AtivaEnsino em EngenhariaEste estudo de caso busca medidas alternativas para a redução da evasão escolar e índice de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Engenharia de Produção, modalidade EAD, do Unicesumar. Para tanto, adaptou-se a metodologia ativa trezentos, idealizada pelo Professor Ricardo Fragelli, empregada no ensino presencial, para a modalidade EaD. Nessa metodologia ativa, alunos, denominados ajudantes, se disponibilizaram a ajudar alunos que iriam realizar a prova substitutiva, denominado de ajudados. A interação entre os alunos, de diversos estados do Brasil, se deu por meio de plataformas digitais, tais como AVA, WhatsApp, Youtube, entre outras. A atribuição das notas, para os diferentes grupos de alunos envolvidos no projeto, foi realizada de acordo com os papéis desempenhados, aluno ajudante ou ajudado. Não se percebeu, com a aplicação da metodologia ativa, um aumento considerável no número de alunos aprovados na disciplina. Contudo, os relatos dos alunos participantes foram positivos, pois promoveu o contato entre os participantes e incentivou a formação de grupos de estudos. Em um questionário aplicado, 90% dos participantes gostariam de participar do projeto em outras disciplinas. Sugerem-se alterações no formato original para contemplar as especificidades do ensino a distância.Unicesumar2019-08-09T18:22:17Z2019-08-09T18:22:17Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1264otherGodoi, Thiago Baldasso deSilva, Maílson José daPedroza, Samuel SalesTsuneto, Erick SeitiCarnelossi, Ana Carolina NevesPappa, Marcia Fernandareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:24.472Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA |
title |
ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA |
spellingShingle |
ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA Godoi, Thiago Baldasso de Educação a distância Ensino Superior Metodologia Ativa Ensino em Engenharia |
title_short |
ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA |
title_full |
ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA |
title_fullStr |
ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA |
title_full_unstemmed |
ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA |
title_sort |
ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA |
author |
Godoi, Thiago Baldasso de |
author_facet |
Godoi, Thiago Baldasso de Silva, Maílson José da Pedroza, Samuel Sales Tsuneto, Erick Seiti Carnelossi, Ana Carolina Neves Pappa, Marcia Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maílson José da Pedroza, Samuel Sales Tsuneto, Erick Seiti Carnelossi, Ana Carolina Neves Pappa, Marcia Fernanda |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoi, Thiago Baldasso de Silva, Maílson José da Pedroza, Samuel Sales Tsuneto, Erick Seiti Carnelossi, Ana Carolina Neves Pappa, Marcia Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Ensino Superior Metodologia Ativa Ensino em Engenharia |
topic |
Educação a distância Ensino Superior Metodologia Ativa Ensino em Engenharia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo de caso busca medidas alternativas para a redução da evasão escolar e índice de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Engenharia de Produção, modalidade EAD, do Unicesumar. Para tanto, adaptou-se a metodologia ativa trezentos, idealizada pelo Professor Ricardo Fragelli, empregada no ensino presencial, para a modalidade EaD. Nessa metodologia ativa, alunos, denominados ajudantes, se disponibilizaram a ajudar alunos que iriam realizar a prova substitutiva, denominado de ajudados. A interação entre os alunos, de diversos estados do Brasil, se deu por meio de plataformas digitais, tais como AVA, WhatsApp, Youtube, entre outras. A atribuição das notas, para os diferentes grupos de alunos envolvidos no projeto, foi realizada de acordo com os papéis desempenhados, aluno ajudante ou ajudado. Não se percebeu, com a aplicação da metodologia ativa, um aumento considerável no número de alunos aprovados na disciplina. Contudo, os relatos dos alunos participantes foram positivos, pois promoveu o contato entre os participantes e incentivou a formação de grupos de estudos. Em um questionário aplicado, 90% dos participantes gostariam de participar do projeto em outras disciplinas. Sugerem-se alterações no formato original para contemplar as especificidades do ensino a distância. |
description |
Este estudo de caso busca medidas alternativas para a redução da evasão escolar e índice de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Engenharia de Produção, modalidade EAD, do Unicesumar. Para tanto, adaptou-se a metodologia ativa trezentos, idealizada pelo Professor Ricardo Fragelli, empregada no ensino presencial, para a modalidade EaD. Nessa metodologia ativa, alunos, denominados ajudantes, se disponibilizaram a ajudar alunos que iriam realizar a prova substitutiva, denominado de ajudados. A interação entre os alunos, de diversos estados do Brasil, se deu por meio de plataformas digitais, tais como AVA, WhatsApp, Youtube, entre outras. A atribuição das notas, para os diferentes grupos de alunos envolvidos no projeto, foi realizada de acordo com os papéis desempenhados, aluno ajudante ou ajudado. Não se percebeu, com a aplicação da metodologia ativa, um aumento considerável no número de alunos aprovados na disciplina. Contudo, os relatos dos alunos participantes foram positivos, pois promoveu o contato entre os participantes e incentivou a formação de grupos de estudos. Em um questionário aplicado, 90% dos participantes gostariam de participar do projeto em outras disciplinas. Sugerem-se alterações no formato original para contemplar as especificidades do ensino a distância. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-09T18:22:17Z 2019-08-09T18:22:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1264 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948605321969664 |