Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1167 |
Resumo: | As metodologias ativas não se constituem em uma técnica com um fim em si mesma, mas em ferramentas que, utilizadas corretamente, favorecem o protagonismo do estudante, estimulando o desenvolvimento de habilidades como autonomia, pensamento crítico, competências socioemocionais e criatividade em uma aprendizagem contextualizada. Assim, objetivou-se descrever como as metodologias ativas de ensino tem sido utilizada na educação a distância. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores: Educação a Distância and Aprendizagem Ativa, período entre 2018 e 2022, que estavam disponíveis na íntegra e em língua portuguesa. A amostra final foi de oito artigos, que evidenciaram vários temas transversais, como o impacto da pandemia nas instituições educacionais de ensino superior e na vida dos estudantes, e a necessidade de adaptação do método de ensino para o ensino remoto emergencial, o agravamento do impacto das desigualdades sociais nos estudos e as dificuldades de interação impostas pelos recursos tecnológicos. |
id |
UNIVASF-2_3d0ff953d992b28b5bdedff53cc28e9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1167 |
network_acronym_str |
UNIVASF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Univasf |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativaMetodologias Ativas de EnsinoEnsino a DistânciaEducação a DistânciaAs metodologias ativas não se constituem em uma técnica com um fim em si mesma, mas em ferramentas que, utilizadas corretamente, favorecem o protagonismo do estudante, estimulando o desenvolvimento de habilidades como autonomia, pensamento crítico, competências socioemocionais e criatividade em uma aprendizagem contextualizada. Assim, objetivou-se descrever como as metodologias ativas de ensino tem sido utilizada na educação a distância. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores: Educação a Distância and Aprendizagem Ativa, período entre 2018 e 2022, que estavam disponíveis na íntegra e em língua portuguesa. A amostra final foi de oito artigos, que evidenciaram vários temas transversais, como o impacto da pandemia nas instituições educacionais de ensino superior e na vida dos estudantes, e a necessidade de adaptação do método de ensino para o ensino remoto emergencial, o agravamento do impacto das desigualdades sociais nos estudos e as dificuldades de interação impostas pelos recursos tecnológicos.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFMartins, Mariana Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/99908557960678910000-0002-9549-3359http://lattes.cnpq.br/7437223316019286Sciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos2024-02-26T19:24:43Z2024-02-26T19:24:43Z2024-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1167porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T18:00:01Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1167Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T18:00:01Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa |
title |
Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa Sciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos Metodologias Ativas de Ensino Ensino a Distância Educação a Distância |
title_short |
Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa |
title_full |
Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa |
title_sort |
Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa |
author |
Sciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos |
author_facet |
Sciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Mariana Cavalcante http://lattes.cnpq.br/9990855796067891 0000-0002-9549-3359 http://lattes.cnpq.br/7437223316019286 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas de Ensino Ensino a Distância Educação a Distância |
topic |
Metodologias Ativas de Ensino Ensino a Distância Educação a Distância |
description |
As metodologias ativas não se constituem em uma técnica com um fim em si mesma, mas em ferramentas que, utilizadas corretamente, favorecem o protagonismo do estudante, estimulando o desenvolvimento de habilidades como autonomia, pensamento crítico, competências socioemocionais e criatividade em uma aprendizagem contextualizada. Assim, objetivou-se descrever como as metodologias ativas de ensino tem sido utilizada na educação a distância. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores: Educação a Distância and Aprendizagem Ativa, período entre 2018 e 2022, que estavam disponíveis na íntegra e em língua portuguesa. A amostra final foi de oito artigos, que evidenciaram vários temas transversais, como o impacto da pandemia nas instituições educacionais de ensino superior e na vida dos estudantes, e a necessidade de adaptação do método de ensino para o ensino remoto emergencial, o agravamento do impacto das desigualdades sociais nos estudos e as dificuldades de interação impostas pelos recursos tecnológicos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-26T19:24:43Z 2024-02-26T19:24:43Z 2024-01-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1167 |
url |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Univasf instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Univasf |
collection |
Repositório Institucional da Univasf |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@univasf.edu.br |
_version_ |
1805392448122257408 |