Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
Resumo: As metodologias ativas não se constituem em uma técnica com um fim em si mesma, mas em ferramentas que, utilizadas corretamente, favorecem o protagonismo do estudante, estimulando o desenvolvimento de habilidades como autonomia, pensamento crítico, competências socioemocionais e criatividade em uma aprendizagem contextualizada. Assim, objetivou-se descrever como as metodologias ativas de ensino tem sido utilizada na educação a distância. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores: Educação a Distância and Aprendizagem Ativa, período entre 2018 e 2022, que estavam disponíveis na íntegra e em língua portuguesa. A amostra final foi de oito artigos, que evidenciaram vários temas transversais, como o impacto da pandemia nas instituições educacionais de ensino superior e na vida dos estudantes, e a necessidade de adaptação do método de ensino para o ensino remoto emergencial, o agravamento do impacto das desigualdades sociais nos estudos e as dificuldades de interação impostas pelos recursos tecnológicos.
id UNIVASF-2_3d0ff953d992b28b5bdedff53cc28e9f
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1167
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativaMetodologias Ativas de EnsinoEnsino a DistânciaEducação a DistânciaAs metodologias ativas não se constituem em uma técnica com um fim em si mesma, mas em ferramentas que, utilizadas corretamente, favorecem o protagonismo do estudante, estimulando o desenvolvimento de habilidades como autonomia, pensamento crítico, competências socioemocionais e criatividade em uma aprendizagem contextualizada. Assim, objetivou-se descrever como as metodologias ativas de ensino tem sido utilizada na educação a distância. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores: Educação a Distância and Aprendizagem Ativa, período entre 2018 e 2022, que estavam disponíveis na íntegra e em língua portuguesa. A amostra final foi de oito artigos, que evidenciaram vários temas transversais, como o impacto da pandemia nas instituições educacionais de ensino superior e na vida dos estudantes, e a necessidade de adaptação do método de ensino para o ensino remoto emergencial, o agravamento do impacto das desigualdades sociais nos estudos e as dificuldades de interação impostas pelos recursos tecnológicos.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFMartins, Mariana Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/99908557960678910000-0002-9549-3359http://lattes.cnpq.br/7437223316019286Sciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos2024-02-26T19:24:43Z2024-02-26T19:24:43Z2024-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1167porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T18:00:01Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1167Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T18:00:01Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa
title Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa
spellingShingle Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa
Sciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos
Metodologias Ativas de Ensino
Ensino a Distância
Educação a Distância
title_short Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa
title_full Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa
title_fullStr Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa
title_sort Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa
author Sciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos
author_facet Sciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Mariana Cavalcante
http://lattes.cnpq.br/9990855796067891
0000-0002-9549-3359
http://lattes.cnpq.br/7437223316019286
dc.contributor.author.fl_str_mv Sciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas de Ensino
Ensino a Distância
Educação a Distância
topic Metodologias Ativas de Ensino
Ensino a Distância
Educação a Distância
description As metodologias ativas não se constituem em uma técnica com um fim em si mesma, mas em ferramentas que, utilizadas corretamente, favorecem o protagonismo do estudante, estimulando o desenvolvimento de habilidades como autonomia, pensamento crítico, competências socioemocionais e criatividade em uma aprendizagem contextualizada. Assim, objetivou-se descrever como as metodologias ativas de ensino tem sido utilizada na educação a distância. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores: Educação a Distância and Aprendizagem Ativa, período entre 2018 e 2022, que estavam disponíveis na íntegra e em língua portuguesa. A amostra final foi de oito artigos, que evidenciaram vários temas transversais, como o impacto da pandemia nas instituições educacionais de ensino superior e na vida dos estudantes, e a necessidade de adaptação do método de ensino para o ensino remoto emergencial, o agravamento do impacto das desigualdades sociais nos estudos e as dificuldades de interação impostas pelos recursos tecnológicos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-26T19:24:43Z
2024-02-26T19:24:43Z
2024-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392448122257408