AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Amanda Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cordeiro, Suzi Maria Nunes, Ferreira, Helaine Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2159
Resumo: No presente trabalho busca-se a compreensão acerca da Teoria Histórico-Cultural elaborada por Lev Semionovich Vygotsky, assim como sua aplicabilidade pedagógica junto aos professores da rede municipal de ensino de uma escola ao norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em identificar as representações sociais de professoras da rede municipal de ensino sobre a teoria vygotskyana, para compreender como é conhecida pelas docentes e como isto repercute em sua atuação. Para tanto, realizamos entrevistas com sete professoras utilizando o questionário sociodemográfico e semiestruturado. As interpretações do segundo questionário foram fundamentadas pela Teoria das Representações Sociais, a fim de investigarmos como se formam os conhecimentos comuns no cotidiano dos sujeitos, caracterizando a pesquisa como de campo e natureza qualiquantitativa. Além disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica das obras de Lev Vygotsky e seus colaboradores para maior entendimento das especificidades de sua teoria. O estudo justifica-se pela necessidade de demonstrarmos a importância do trabalho de Lev Vygotsky para que os (futuros) docentes reflitam sobre o (des)conhecimento do mesmo e como isso implica na maneira de mediar o ensino. Respondemos a seguinte problemática: Quais são as representações sociais dos educadores referente a Teoria Histórico-Cultural? Em nossas análises constatamos que não é possível identificar as representações sociais das professoras entrevistadas, visto que as participantes não possuem conhecimento dos conceitos centrais do sociointeracionismo, além de confirmarmos a hipótese da existência da dicotomia entre teoria e prática que se estabelece após a formação docente, o que torna o trabalho pedagógico vago.
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