AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1590 |
Resumo: | O presente projeto pretende investigar sobre a teoria Histórico-Cultural, bem como a aplicação de sua prática pedagógica por professores da rede municipal de ensino de uma cidade do norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em compreender como a teoria elaborada por Lev Semionovich Vygotsky é conhecida pelos docentes e quais os reflexos desses entendimentos em suas práticas pedagógicas. Para que seja possível identificar os conceitos elaborados, faremos uma entrevista semiestruturada e utilizaremos a Teoria das Representações Sociais, que investiga como se formam e como funcionam os sistemas de referência que utilizamos para classificar objetos, além de interpretar os acontecimentos da realidade cotidiana. Essa teoria norteará nossa pesquisa. A análise dos dados será quali-quantitativa, com base na análise do discurso. Também será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria elaborada por Lev S. Vygotsky, a fim de constatarmos os conceitos estabelecidos pelo autor e suas contribuições para o campo da Educação. O estudo justifica-se pela relevância em mostrar aos futuros profissionais da Educação a importância de conhecer a teoria norteadora dos trabalhos pedagógicos, bem como os reflexos desse desconhecimento na maneira de mediar o ensino e a aprendizagem na educação escolar. Para tanto, tentaremos responder a seguinte problemática: qual é a representação social dos professores sobre a teoria Histórico-Cultural? Assim, poderemos identificar os reflexos desses conceitos no cotidiano escolar. Espera-se contribuir com a formação crítica e reflexiva do futuro educador, quanto a sua prática pedagógica, no entendimento da criança como ser em constante desenvolvimento. |
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O presente projeto pretende investigar sobre a teoria Histórico-Cultural, bem como a aplicação de sua prática pedagógica por professores da rede municipal de ensino de uma cidade do norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em compreender como a teoria elaborada por Lev Semionovich Vygotsky é conhecida pelos docentes e quais os reflexos desses entendimentos em suas práticas pedagógicas. Para que seja possível identificar os conceitos elaborados, faremos uma entrevista semiestruturada e utilizaremos a Teoria das Representações Sociais, que investiga como se formam e como funcionam os sistemas de referência que utilizamos para classificar objetos, além de interpretar os acontecimentos da realidade cotidiana. Essa teoria norteará nossa pesquisa. A análise dos dados será quali-quantitativa, com base na análise do discurso. Também será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria elaborada por Lev S. Vygotsky, a fim de constatarmos os conceitos estabelecidos pelo autor e suas contribuições para o campo da Educação. O estudo justifica-se pela relevância em mostrar aos futuros profissionais da Educação a importância de conhecer a teoria norteadora dos trabalhos pedagógicos, bem como os reflexos desse desconhecimento na maneira de mediar o ensino e a aprendizagem na educação escolar. Para tanto, tentaremos responder a seguinte problemática: qual é a representação social dos professores sobre a teoria Histórico-Cultural? Assim, poderemos identificar os reflexos desses conceitos no cotidiano escolar. Espera-se contribuir com a formação crítica e reflexiva do futuro educador, quanto a sua prática pedagógica, no entendimento da criança como ser em constante desenvolvimento. |
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