AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2159 |
Resumo: | No presente trabalho busca-se a compreensão acerca da Teoria Histórico-Cultural elaborada por Lev Semionovich Vygotsky, assim como sua aplicabilidade pedagógica junto aos professores da rede municipal de ensino de uma escola ao norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em identificar as representações sociais de professoras da rede municipal de ensino sobre a teoria vygotskyana, para compreender como é conhecida pelas docentes e como isto repercute em sua atuação. Para tanto, realizamos entrevistas com sete professoras utilizando o questionário sociodemográfico e semiestruturado. As interpretações do segundo questionário foram fundamentadas pela Teoria das Representações Sociais, a fim de investigarmos como se formam os conhecimentos comuns no cotidiano dos sujeitos, caracterizando a pesquisa como de campo e natureza qualiquantitativa. Além disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica das obras de Lev Vygotsky e seus colaboradores para maior entendimento das especificidades de sua teoria. O estudo justifica-se pela necessidade de demonstrarmos a importância do trabalho de Lev Vygotsky para que os (futuros) docentes reflitam sobre o (des)conhecimento do mesmo e como isso implica na maneira de mediar o ensino. Respondemos a seguinte problemática: Quais são as representações sociais dos educadores referente a Teoria Histórico-Cultural? Em nossas análises constatamos que não é possível identificar as representações sociais das professoras entrevistadas, visto que as participantes não possuem conhecimento dos conceitos centrais do sociointeracionismo, além de confirmarmos a hipótese da existência da dicotomia entre teoria e prática que se estabelece após a formação docente, o que torna o trabalho pedagógico vago. |
id |
UNICESU-1_15d416fd0c4ab22ecc39240e06ff2e11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2159 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURALPsicologia da EducaçãoVygotskyFormação docenteMediaçãoNo presente trabalho busca-se a compreensão acerca da Teoria Histórico-Cultural elaborada por Lev Semionovich Vygotsky, assim como sua aplicabilidade pedagógica junto aos professores da rede municipal de ensino de uma escola ao norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em identificar as representações sociais de professoras da rede municipal de ensino sobre a teoria vygotskyana, para compreender como é conhecida pelas docentes e como isto repercute em sua atuação. Para tanto, realizamos entrevistas com sete professoras utilizando o questionário sociodemográfico e semiestruturado. As interpretações do segundo questionário foram fundamentadas pela Teoria das Representações Sociais, a fim de investigarmos como se formam os conhecimentos comuns no cotidiano dos sujeitos, caracterizando a pesquisa como de campo e natureza qualiquantitativa. Além disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica das obras de Lev Vygotsky e seus colaboradores para maior entendimento das especificidades de sua teoria. O estudo justifica-se pela necessidade de demonstrarmos a importância do trabalho de Lev Vygotsky para que os (futuros) docentes reflitam sobre o (des)conhecimento do mesmo e como isso implica na maneira de mediar o ensino. Respondemos a seguinte problemática: Quais são as representações sociais dos educadores referente a Teoria Histórico-Cultural? Em nossas análises constatamos que não é possível identificar as representações sociais das professoras entrevistadas, visto que as participantes não possuem conhecimento dos conceitos centrais do sociointeracionismo, além de confirmarmos a hipótese da existência da dicotomia entre teoria e prática que se estabelece após a formação docente, o que torna o trabalho pedagógico vago.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T13:27:34Z2019-08-26T13:27:34Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2159porMARINHO, Amanda Cristina FerreiraCORDEIRO, Suzi Maria NunesFERREIRA, Helaine Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:13Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2159Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:08:13Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
title |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
spellingShingle |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL MARINHO, Amanda Cristina Ferreira Psicologia da Educação Vygotsky Formação docente Mediação |
title_short |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
title_full |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
title_fullStr |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
title_full_unstemmed |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
title_sort |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
author |
MARINHO, Amanda Cristina Ferreira |
author_facet |
MARINHO, Amanda Cristina Ferreira CORDEIRO, Suzi Maria Nunes FERREIRA, Helaine Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
CORDEIRO, Suzi Maria Nunes FERREIRA, Helaine Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARINHO, Amanda Cristina Ferreira CORDEIRO, Suzi Maria Nunes FERREIRA, Helaine Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da Educação Vygotsky Formação docente Mediação |
topic |
Psicologia da Educação Vygotsky Formação docente Mediação |
description |
No presente trabalho busca-se a compreensão acerca da Teoria Histórico-Cultural elaborada por Lev Semionovich Vygotsky, assim como sua aplicabilidade pedagógica junto aos professores da rede municipal de ensino de uma escola ao norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em identificar as representações sociais de professoras da rede municipal de ensino sobre a teoria vygotskyana, para compreender como é conhecida pelas docentes e como isto repercute em sua atuação. Para tanto, realizamos entrevistas com sete professoras utilizando o questionário sociodemográfico e semiestruturado. As interpretações do segundo questionário foram fundamentadas pela Teoria das Representações Sociais, a fim de investigarmos como se formam os conhecimentos comuns no cotidiano dos sujeitos, caracterizando a pesquisa como de campo e natureza qualiquantitativa. Além disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica das obras de Lev Vygotsky e seus colaboradores para maior entendimento das especificidades de sua teoria. O estudo justifica-se pela necessidade de demonstrarmos a importância do trabalho de Lev Vygotsky para que os (futuros) docentes reflitam sobre o (des)conhecimento do mesmo e como isso implica na maneira de mediar o ensino. Respondemos a seguinte problemática: Quais são as representações sociais dos educadores referente a Teoria Histórico-Cultural? Em nossas análises constatamos que não é possível identificar as representações sociais das professoras entrevistadas, visto que as participantes não possuem conhecimento dos conceitos centrais do sociointeracionismo, além de confirmarmos a hipótese da existência da dicotomia entre teoria e prática que se estabelece após a formação docente, o que torna o trabalho pedagógico vago. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-26T13:27:34Z 2019-08-26T13:27:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2159 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098731012096000 |