AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARINHO, Amanda Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CORDEIRO, Suzi Maria Nunes, FERREIRA, Helaine Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2159
Resumo: No presente trabalho busca-se a compreensão acerca da Teoria Histórico-Cultural elaborada por Lev Semionovich Vygotsky, assim como sua aplicabilidade pedagógica junto aos professores da rede municipal de ensino de uma escola ao norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em identificar as representações sociais de professoras da rede municipal de ensino sobre a teoria vygotskyana, para compreender como é conhecida pelas docentes e como isto repercute em sua atuação. Para tanto, realizamos entrevistas com sete professoras utilizando o questionário sociodemográfico e semiestruturado. As interpretações do segundo questionário foram fundamentadas pela Teoria das Representações Sociais, a fim de investigarmos como se formam os conhecimentos comuns no cotidiano dos sujeitos, caracterizando a pesquisa como de campo e natureza qualiquantitativa. Além disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica das obras de Lev Vygotsky e seus colaboradores para maior entendimento das especificidades de sua teoria. O estudo justifica-se pela necessidade de demonstrarmos a importância do trabalho de Lev Vygotsky para que os (futuros) docentes reflitam sobre o (des)conhecimento do mesmo e como isso implica na maneira de mediar o ensino. Respondemos a seguinte problemática: Quais são as representações sociais dos educadores referente a Teoria Histórico-Cultural? Em nossas análises constatamos que não é possível identificar as representações sociais das professoras entrevistadas, visto que as participantes não possuem conhecimento dos conceitos centrais do sociointeracionismo, além de confirmarmos a hipótese da existência da dicotomia entre teoria e prática que se estabelece após a formação docente, o que torna o trabalho pedagógico vago.
id UNICESU-1_15d416fd0c4ab22ecc39240e06ff2e11
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2159
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURALPsicologia da EducaçãoVygotskyFormação docenteMediaçãoNo presente trabalho busca-se a compreensão acerca da Teoria Histórico-Cultural elaborada por Lev Semionovich Vygotsky, assim como sua aplicabilidade pedagógica junto aos professores da rede municipal de ensino de uma escola ao norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em identificar as representações sociais de professoras da rede municipal de ensino sobre a teoria vygotskyana, para compreender como é conhecida pelas docentes e como isto repercute em sua atuação. Para tanto, realizamos entrevistas com sete professoras utilizando o questionário sociodemográfico e semiestruturado. As interpretações do segundo questionário foram fundamentadas pela Teoria das Representações Sociais, a fim de investigarmos como se formam os conhecimentos comuns no cotidiano dos sujeitos, caracterizando a pesquisa como de campo e natureza qualiquantitativa. Além disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica das obras de Lev Vygotsky e seus colaboradores para maior entendimento das especificidades de sua teoria. O estudo justifica-se pela necessidade de demonstrarmos a importância do trabalho de Lev Vygotsky para que os (futuros) docentes reflitam sobre o (des)conhecimento do mesmo e como isso implica na maneira de mediar o ensino. Respondemos a seguinte problemática: Quais são as representações sociais dos educadores referente a Teoria Histórico-Cultural? Em nossas análises constatamos que não é possível identificar as representações sociais das professoras entrevistadas, visto que as participantes não possuem conhecimento dos conceitos centrais do sociointeracionismo, além de confirmarmos a hipótese da existência da dicotomia entre teoria e prática que se estabelece após a formação docente, o que torna o trabalho pedagógico vago.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T13:27:34Z2019-08-26T13:27:34Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2159porMARINHO, Amanda Cristina FerreiraCORDEIRO, Suzi Maria NunesFERREIRA, Helaine Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:13Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2159Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:08:13Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
title AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
spellingShingle AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
MARINHO, Amanda Cristina Ferreira
Psicologia da Educação
Vygotsky
Formação docente
Mediação
title_short AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
title_full AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
title_fullStr AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
title_full_unstemmed AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
title_sort AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
author MARINHO, Amanda Cristina Ferreira
author_facet MARINHO, Amanda Cristina Ferreira
CORDEIRO, Suzi Maria Nunes
FERREIRA, Helaine Patrícia
author_role author
author2 CORDEIRO, Suzi Maria Nunes
FERREIRA, Helaine Patrícia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARINHO, Amanda Cristina Ferreira
CORDEIRO, Suzi Maria Nunes
FERREIRA, Helaine Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da Educação
Vygotsky
Formação docente
Mediação
topic Psicologia da Educação
Vygotsky
Formação docente
Mediação
description No presente trabalho busca-se a compreensão acerca da Teoria Histórico-Cultural elaborada por Lev Semionovich Vygotsky, assim como sua aplicabilidade pedagógica junto aos professores da rede municipal de ensino de uma escola ao norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em identificar as representações sociais de professoras da rede municipal de ensino sobre a teoria vygotskyana, para compreender como é conhecida pelas docentes e como isto repercute em sua atuação. Para tanto, realizamos entrevistas com sete professoras utilizando o questionário sociodemográfico e semiestruturado. As interpretações do segundo questionário foram fundamentadas pela Teoria das Representações Sociais, a fim de investigarmos como se formam os conhecimentos comuns no cotidiano dos sujeitos, caracterizando a pesquisa como de campo e natureza qualiquantitativa. Além disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica das obras de Lev Vygotsky e seus colaboradores para maior entendimento das especificidades de sua teoria. O estudo justifica-se pela necessidade de demonstrarmos a importância do trabalho de Lev Vygotsky para que os (futuros) docentes reflitam sobre o (des)conhecimento do mesmo e como isso implica na maneira de mediar o ensino. Respondemos a seguinte problemática: Quais são as representações sociais dos educadores referente a Teoria Histórico-Cultural? Em nossas análises constatamos que não é possível identificar as representações sociais das professoras entrevistadas, visto que as participantes não possuem conhecimento dos conceitos centrais do sociointeracionismo, além de confirmarmos a hipótese da existência da dicotomia entre teoria e prática que se estabelece após a formação docente, o que torna o trabalho pedagógico vago.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T13:27:34Z
2019-08-26T13:27:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2159
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098731012096000