AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARINHO, Amanda Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CORDEIRO, Suzi Maria Nunes, FERREIRA, Helaine Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1590
Resumo: O presente projeto pretende investigar sobre a teoria Histórico-Cultural, bem como a aplicação de sua prática pedagógica por professores da rede municipal de ensino de uma cidade do norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em compreender como a teoria elaborada por Lev Semionovich Vygotsky é conhecida pelos docentes e quais os reflexos desses entendimentos em suas práticas pedagógicas. Para que seja possível identificar os conceitos elaborados, faremos uma entrevista semiestruturada e utilizaremos a Teoria das Representações Sociais, que investiga como se formam e como funcionam os sistemas de referência que utilizamos para classificar objetos, além de interpretar os acontecimentos da realidade cotidiana. Essa teoria norteará nossa pesquisa. A análise dos dados será quali-quantitativa, com base na análise do discurso. Também será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria elaborada por Lev S. Vygotsky, a fim de constatarmos os conceitos estabelecidos pelo autor e suas contribuições para o campo da Educação. O estudo justifica-se pela relevância em mostrar aos futuros profissionais da Educação a importância de conhecer a teoria norteadora dos trabalhos pedagógicos, bem como os reflexos desse desconhecimento na maneira de mediar o ensino e a aprendizagem na educação escolar. Para tanto, tentaremos responder a seguinte problemática: qual é a representação social dos professores sobre a teoria Histórico-Cultural? Assim, poderemos identificar os reflexos desses conceitos no cotidiano escolar. Espera-se contribuir com a formação crítica e reflexiva do futuro educador, quanto a sua prática pedagógica, no entendimento da criança como ser em constante desenvolvimento.
id UNICESU -1_1a385a74d9facd294da46e56ca2c934b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1590
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURALEducação escolarPsicologiamediaçãoconceitosO presente projeto pretende investigar sobre a teoria Histórico-Cultural, bem como a aplicação de sua prática pedagógica por professores da rede municipal de ensino de uma cidade do norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em compreender como a teoria elaborada por Lev Semionovich Vygotsky é conhecida pelos docentes e quais os reflexos desses entendimentos em suas práticas pedagógicas. Para que seja possível identificar os conceitos elaborados, faremos uma entrevista semiestruturada e utilizaremos a Teoria das Representações Sociais, que investiga como se formam e como funcionam os sistemas de referência que utilizamos para classificar objetos, além de interpretar os acontecimentos da realidade cotidiana. Essa teoria norteará nossa pesquisa. A análise dos dados será quali-quantitativa, com base na análise do discurso. Também será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria elaborada por Lev S. Vygotsky, a fim de constatarmos os conceitos estabelecidos pelo autor e suas contribuições para o campo da Educação. O estudo justifica-se pela relevância em mostrar aos futuros profissionais da Educação a importância de conhecer a teoria norteadora dos trabalhos pedagógicos, bem como os reflexos desse desconhecimento na maneira de mediar o ensino e a aprendizagem na educação escolar. Para tanto, tentaremos responder a seguinte problemática: qual é a representação social dos professores sobre a teoria Histórico-Cultural? Assim, poderemos identificar os reflexos desses conceitos no cotidiano escolar. Espera-se contribuir com a formação crítica e reflexiva do futuro educador, quanto a sua prática pedagógica, no entendimento da criança como ser em constante desenvolvimento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T13:07:59Z2019-08-14T13:07:59Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1590porMARINHO, Amanda Cristina FerreiraCORDEIRO, Suzi Maria NunesFERREIRA, Helaine Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:55ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL
title AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL
spellingShingle AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL
MARINHO, Amanda Cristina Ferreira
Educação escolar
Psicologia
mediação
conceitos
title_short AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL
title_full AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL
title_fullStr AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL
title_full_unstemmed AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL
title_sort AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL
author MARINHO, Amanda Cristina Ferreira
author_facet MARINHO, Amanda Cristina Ferreira
CORDEIRO, Suzi Maria Nunes
FERREIRA, Helaine Patrícia
author_role author
author2 CORDEIRO, Suzi Maria Nunes
FERREIRA, Helaine Patrícia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARINHO, Amanda Cristina Ferreira
CORDEIRO, Suzi Maria Nunes
FERREIRA, Helaine Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar
Psicologia
mediação
conceitos
topic Educação escolar
Psicologia
mediação
conceitos
description O presente projeto pretende investigar sobre a teoria Histórico-Cultural, bem como a aplicação de sua prática pedagógica por professores da rede municipal de ensino de uma cidade do norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em compreender como a teoria elaborada por Lev Semionovich Vygotsky é conhecida pelos docentes e quais os reflexos desses entendimentos em suas práticas pedagógicas. Para que seja possível identificar os conceitos elaborados, faremos uma entrevista semiestruturada e utilizaremos a Teoria das Representações Sociais, que investiga como se formam e como funcionam os sistemas de referência que utilizamos para classificar objetos, além de interpretar os acontecimentos da realidade cotidiana. Essa teoria norteará nossa pesquisa. A análise dos dados será quali-quantitativa, com base na análise do discurso. Também será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria elaborada por Lev S. Vygotsky, a fim de constatarmos os conceitos estabelecidos pelo autor e suas contribuições para o campo da Educação. O estudo justifica-se pela relevância em mostrar aos futuros profissionais da Educação a importância de conhecer a teoria norteadora dos trabalhos pedagógicos, bem como os reflexos desse desconhecimento na maneira de mediar o ensino e a aprendizagem na educação escolar. Para tanto, tentaremos responder a seguinte problemática: qual é a representação social dos professores sobre a teoria Histórico-Cultural? Assim, poderemos identificar os reflexos desses conceitos no cotidiano escolar. Espera-se contribuir com a formação crítica e reflexiva do futuro educador, quanto a sua prática pedagógica, no entendimento da criança como ser em constante desenvolvimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T13:07:59Z
2019-08-14T13:07:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1590
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771951221309440