ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Alessandro Golberi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Men, Kleber Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1654
Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade o estudo da questão da doutrinação no ensino, sobretudo da disciplina de História, dado o fato de que qualquer educador que faça uso da sala de aula como ambiente de militância partidária, que elabore seu discurso ou faça suas escolhas temáticas buscando alguma espécie de adesão a causas que defende, está ferindo o princípio da escola como espaço democrático de transmissão de conhecimento e o propósito da educação como formadora de cidadãos capazes de pensar criticamente. No caso especifico da História, a questão da doutrinação é ainda mais contundente, dado que a disciplina fundamentalmente aborda os processos formativos das sociedades e, portanto, está inevitavelmente atrelada aos aspectos políticos da existência humana. Assim, a pesquisa tem efetuado, mediante a análise de produções bibliográficas, o levantamento de referenciais teórico-conceituais e históricos, que permitam uma leitura do problema da adoção de discurso doutrinário na atividade docente, enfocando aspectos como os conceitos de doutrinação e ideologia e sua evolução ao longo do tempo, a ligação destes conceitos com o processo educativo e a possibilidade de sua identificação nas práxis pedagógicas. A pesquisa também aborda a questão da ética no discurso pedagógico, e o uso do ensino de História pelo Estado no passado do país objetivando ajustar os indivíduos a uma determinada ideologia.
id UNICESU -1_f51747040054ca3f6f4d8b1fa43dd898
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1654
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIAEducaçãoMilitânciaNeutralidadeSala de AulaEsta pesquisa tem por finalidade o estudo da questão da doutrinação no ensino, sobretudo da disciplina de História, dado o fato de que qualquer educador que faça uso da sala de aula como ambiente de militância partidária, que elabore seu discurso ou faça suas escolhas temáticas buscando alguma espécie de adesão a causas que defende, está ferindo o princípio da escola como espaço democrático de transmissão de conhecimento e o propósito da educação como formadora de cidadãos capazes de pensar criticamente. No caso especifico da História, a questão da doutrinação é ainda mais contundente, dado que a disciplina fundamentalmente aborda os processos formativos das sociedades e, portanto, está inevitavelmente atrelada aos aspectos políticos da existência humana. Assim, a pesquisa tem efetuado, mediante a análise de produções bibliográficas, o levantamento de referenciais teórico-conceituais e históricos, que permitam uma leitura do problema da adoção de discurso doutrinário na atividade docente, enfocando aspectos como os conceitos de doutrinação e ideologia e sua evolução ao longo do tempo, a ligação destes conceitos com o processo educativo e a possibilidade de sua identificação nas práxis pedagógicas. A pesquisa também aborda a questão da ética no discurso pedagógico, e o uso do ensino de História pelo Estado no passado do país objetivando ajustar os indivíduos a uma determinada ideologia.Unicesumar2019-08-14T19:42:05Z2019-08-14T19:42:05Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1654otherGabriel, Alessandro GolberiMen, Kleber Eduardoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:58:32Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:58:35.153Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
title ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
spellingShingle ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Gabriel, Alessandro Golberi
Educação
Militância
Neutralidade
Sala de Aula
title_short ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
title_full ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
title_fullStr ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
title_full_unstemmed ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
title_sort ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
author Gabriel, Alessandro Golberi
author_facet Gabriel, Alessandro Golberi
Men, Kleber Eduardo
author_role author
author2 Men, Kleber Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Alessandro Golberi
Men, Kleber Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Militância
Neutralidade
Sala de Aula
topic Educação
Militância
Neutralidade
Sala de Aula
dc.description.none.fl_txt_mv Esta pesquisa tem por finalidade o estudo da questão da doutrinação no ensino, sobretudo da disciplina de História, dado o fato de que qualquer educador que faça uso da sala de aula como ambiente de militância partidária, que elabore seu discurso ou faça suas escolhas temáticas buscando alguma espécie de adesão a causas que defende, está ferindo o princípio da escola como espaço democrático de transmissão de conhecimento e o propósito da educação como formadora de cidadãos capazes de pensar criticamente. No caso especifico da História, a questão da doutrinação é ainda mais contundente, dado que a disciplina fundamentalmente aborda os processos formativos das sociedades e, portanto, está inevitavelmente atrelada aos aspectos políticos da existência humana. Assim, a pesquisa tem efetuado, mediante a análise de produções bibliográficas, o levantamento de referenciais teórico-conceituais e históricos, que permitam uma leitura do problema da adoção de discurso doutrinário na atividade docente, enfocando aspectos como os conceitos de doutrinação e ideologia e sua evolução ao longo do tempo, a ligação destes conceitos com o processo educativo e a possibilidade de sua identificação nas práxis pedagógicas. A pesquisa também aborda a questão da ética no discurso pedagógico, e o uso do ensino de História pelo Estado no passado do país objetivando ajustar os indivíduos a uma determinada ideologia.
description Esta pesquisa tem por finalidade o estudo da questão da doutrinação no ensino, sobretudo da disciplina de História, dado o fato de que qualquer educador que faça uso da sala de aula como ambiente de militância partidária, que elabore seu discurso ou faça suas escolhas temáticas buscando alguma espécie de adesão a causas que defende, está ferindo o princípio da escola como espaço democrático de transmissão de conhecimento e o propósito da educação como formadora de cidadãos capazes de pensar criticamente. No caso especifico da História, a questão da doutrinação é ainda mais contundente, dado que a disciplina fundamentalmente aborda os processos formativos das sociedades e, portanto, está inevitavelmente atrelada aos aspectos políticos da existência humana. Assim, a pesquisa tem efetuado, mediante a análise de produções bibliográficas, o levantamento de referenciais teórico-conceituais e históricos, que permitam uma leitura do problema da adoção de discurso doutrinário na atividade docente, enfocando aspectos como os conceitos de doutrinação e ideologia e sua evolução ao longo do tempo, a ligação destes conceitos com o processo educativo e a possibilidade de sua identificação nas práxis pedagógicas. A pesquisa também aborda a questão da ética no discurso pedagógico, e o uso do ensino de História pelo Estado no passado do país objetivando ajustar os indivíduos a uma determinada ideologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T19:42:05Z
2019-08-14T19:42:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1654
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1654
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948608929071104