ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1654 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por finalidade o estudo da questão da doutrinação no ensino, sobretudo da disciplina de História, dado o fato de que qualquer educador que faça uso da sala de aula como ambiente de militância partidária, que elabore seu discurso ou faça suas escolhas temáticas buscando alguma espécie de adesão a causas que defende, está ferindo o princípio da escola como espaço democrático de transmissão de conhecimento e o propósito da educação como formadora de cidadãos capazes de pensar criticamente. No caso especifico da História, a questão da doutrinação é ainda mais contundente, dado que a disciplina fundamentalmente aborda os processos formativos das sociedades e, portanto, está inevitavelmente atrelada aos aspectos políticos da existência humana. Assim, a pesquisa tem efetuado, mediante a análise de produções bibliográficas, o levantamento de referenciais teórico-conceituais e históricos, que permitam uma leitura do problema da adoção de discurso doutrinário na atividade docente, enfocando aspectos como os conceitos de doutrinação e ideologia e sua evolução ao longo do tempo, a ligação destes conceitos com o processo educativo e a possibilidade de sua identificação nas práxis pedagógicas. A pesquisa também aborda a questão da ética no discurso pedagógico, e o uso do ensino de História pelo Estado no passado do país objetivando ajustar os indivíduos a uma determinada ideologia. |
id |
UNICESU-1_f723c2f5ace8ae9da6a8c264c1a524f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1654 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIAEducaçãoMilitânciaNeutralidadeSala de AulaEsta pesquisa tem por finalidade o estudo da questão da doutrinação no ensino, sobretudo da disciplina de História, dado o fato de que qualquer educador que faça uso da sala de aula como ambiente de militância partidária, que elabore seu discurso ou faça suas escolhas temáticas buscando alguma espécie de adesão a causas que defende, está ferindo o princípio da escola como espaço democrático de transmissão de conhecimento e o propósito da educação como formadora de cidadãos capazes de pensar criticamente. No caso especifico da História, a questão da doutrinação é ainda mais contundente, dado que a disciplina fundamentalmente aborda os processos formativos das sociedades e, portanto, está inevitavelmente atrelada aos aspectos políticos da existência humana. Assim, a pesquisa tem efetuado, mediante a análise de produções bibliográficas, o levantamento de referenciais teórico-conceituais e históricos, que permitam uma leitura do problema da adoção de discurso doutrinário na atividade docente, enfocando aspectos como os conceitos de doutrinação e ideologia e sua evolução ao longo do tempo, a ligação destes conceitos com o processo educativo e a possibilidade de sua identificação nas práxis pedagógicas. A pesquisa também aborda a questão da ética no discurso pedagógico, e o uso do ensino de História pelo Estado no passado do país objetivando ajustar os indivíduos a uma determinada ideologia.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T19:42:05Z2019-08-14T19:42:05Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1654porGABRIEL, Alessandro GolberiMEN, Kleber Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:28:03Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1654Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:28:03Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA |
title |
ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA GABRIEL, Alessandro Golberi Educação Militância Neutralidade Sala de Aula |
title_short |
ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA |
title_full |
ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA |
title_fullStr |
ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA |
title_sort |
ENSINO DE HISTÓRIA E DOUTRINAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE A QUESTÃO DO DISCURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA |
author |
GABRIEL, Alessandro Golberi |
author_facet |
GABRIEL, Alessandro Golberi MEN, Kleber Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
MEN, Kleber Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GABRIEL, Alessandro Golberi MEN, Kleber Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Militância Neutralidade Sala de Aula |
topic |
Educação Militância Neutralidade Sala de Aula |
description |
Esta pesquisa tem por finalidade o estudo da questão da doutrinação no ensino, sobretudo da disciplina de História, dado o fato de que qualquer educador que faça uso da sala de aula como ambiente de militância partidária, que elabore seu discurso ou faça suas escolhas temáticas buscando alguma espécie de adesão a causas que defende, está ferindo o princípio da escola como espaço democrático de transmissão de conhecimento e o propósito da educação como formadora de cidadãos capazes de pensar criticamente. No caso especifico da História, a questão da doutrinação é ainda mais contundente, dado que a disciplina fundamentalmente aborda os processos formativos das sociedades e, portanto, está inevitavelmente atrelada aos aspectos políticos da existência humana. Assim, a pesquisa tem efetuado, mediante a análise de produções bibliográficas, o levantamento de referenciais teórico-conceituais e históricos, que permitam uma leitura do problema da adoção de discurso doutrinário na atividade docente, enfocando aspectos como os conceitos de doutrinação e ideologia e sua evolução ao longo do tempo, a ligação destes conceitos com o processo educativo e a possibilidade de sua identificação nas práxis pedagógicas. A pesquisa também aborda a questão da ética no discurso pedagógico, e o uso do ensino de História pelo Estado no passado do país objetivando ajustar os indivíduos a uma determinada ideologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T19:42:05Z 2019-08-14T19:42:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1654 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098711090200576 |