AVALIAÇÃO HIGIÊNICO- SANITÁRIA E FÍSICO- ESTRUTURAL DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE MARINGÁ- PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NAKANO, Loana Mayumi
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BONAN, Andréa Rosada
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6007
Resumo: No início do século XIX, com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil surgiu iniciativas do caráter da vigilância sanitária, que tem sua origem na denominação “polícia sanitária”. A vigilância sanitária é regulamentada pelo Sistema Único de Saúde “como um conjunto de ações competentes a eliminar, reduzir ou prevenir riscos a saúde e também de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens”. Com a promulgação da Lei nº 9.782 é criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que no âmbito do Ministério da Saúde é caracterizada como uma agência reguladora de independência administrativa; passo este muito importante para a saúde pública principalmente na área de alimentos que é onde o comércio varejista esta cada vez maior e com menor cuidado com a segurança. Para garantir a segurança dos alimentos oferecidos, é necessária a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Portanto este trabalho tem como principal objetivo fazer uma avaliação higiênico- sanitária e físico- estrutural de supermercados de médio e pequeno porte da cidade de Maringá, através de um check-list baseado na resolução nº 275 da ANVISA, para constatar o cumprimento da legislação em relação aos blocos: situação e condição da edificação, equipamentos e utensílios, funcionários nas áreas de manipulação/ venda, materiais/ produtos expostos e fluxo. Esta avaliação inicial permite levantar pontos críticos ou não conformes. Posteriormente será efetuada uma pontuação através da Ficha de Inspeção de Estabelecimentos da Área de Alimentos (FIEAA). A partir dos dados coletados pretende-se traçar ações corretivas para adequação de instalações e procedimentos que possam comprometer os alimentos e a saúde do consumidor.
id UNICESU-1_0ca4e1da91cae0a010a21d340c8c0aaa
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6007
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO HIGIÊNICO- SANITÁRIA E FÍSICO- ESTRUTURAL DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE MARINGÁ- PRAnálise de de perigos e pontos críticos de controleBoas práticas de fabricaçãoSupermercadosVigilância sanitáriaCNPQ:No início do século XIX, com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil surgiu iniciativas do caráter da vigilância sanitária, que tem sua origem na denominação “polícia sanitária”. A vigilância sanitária é regulamentada pelo Sistema Único de Saúde “como um conjunto de ações competentes a eliminar, reduzir ou prevenir riscos a saúde e também de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens”. Com a promulgação da Lei nº 9.782 é criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que no âmbito do Ministério da Saúde é caracterizada como uma agência reguladora de independência administrativa; passo este muito importante para a saúde pública principalmente na área de alimentos que é onde o comércio varejista esta cada vez maior e com menor cuidado com a segurança. Para garantir a segurança dos alimentos oferecidos, é necessária a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Portanto este trabalho tem como principal objetivo fazer uma avaliação higiênico- sanitária e físico- estrutural de supermercados de médio e pequeno porte da cidade de Maringá, através de um check-list baseado na resolução nº 275 da ANVISA, para constatar o cumprimento da legislação em relação aos blocos: situação e condição da edificação, equipamentos e utensílios, funcionários nas áreas de manipulação/ venda, materiais/ produtos expostos e fluxo. Esta avaliação inicial permite levantar pontos críticos ou não conformes. Posteriormente será efetuada uma pontuação através da Ficha de Inspeção de Estabelecimentos da Área de Alimentos (FIEAA). A partir dos dados coletados pretende-se traçar ações corretivas para adequação de instalações e procedimentos que possam comprometer os alimentos e a saúde do consumidor.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-29T11:22:59Z2020-09-29T11:22:59Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6007porNAKANO, Loana MayumiBONAN, Andréa Rosadainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-17T20:23:07Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6007Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T20:23:07Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO HIGIÊNICO- SANITÁRIA E FÍSICO- ESTRUTURAL DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE MARINGÁ- PR
title AVALIAÇÃO HIGIÊNICO- SANITÁRIA E FÍSICO- ESTRUTURAL DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE MARINGÁ- PR
spellingShingle AVALIAÇÃO HIGIÊNICO- SANITÁRIA E FÍSICO- ESTRUTURAL DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE MARINGÁ- PR
NAKANO, Loana Mayumi
Análise de de perigos e pontos críticos de controle
Boas práticas de fabricação
Supermercados
Vigilância sanitária
CNPQ:
title_short AVALIAÇÃO HIGIÊNICO- SANITÁRIA E FÍSICO- ESTRUTURAL DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE MARINGÁ- PR
title_full AVALIAÇÃO HIGIÊNICO- SANITÁRIA E FÍSICO- ESTRUTURAL DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE MARINGÁ- PR
title_fullStr AVALIAÇÃO HIGIÊNICO- SANITÁRIA E FÍSICO- ESTRUTURAL DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE MARINGÁ- PR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO HIGIÊNICO- SANITÁRIA E FÍSICO- ESTRUTURAL DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE MARINGÁ- PR
title_sort AVALIAÇÃO HIGIÊNICO- SANITÁRIA E FÍSICO- ESTRUTURAL DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE MARINGÁ- PR
author NAKANO, Loana Mayumi
author_facet NAKANO, Loana Mayumi
BONAN, Andréa Rosada
author_role author
author2 BONAN, Andréa Rosada
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NAKANO, Loana Mayumi
BONAN, Andréa Rosada
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de de perigos e pontos críticos de controle
Boas práticas de fabricação
Supermercados
Vigilância sanitária
CNPQ:
topic Análise de de perigos e pontos críticos de controle
Boas práticas de fabricação
Supermercados
Vigilância sanitária
CNPQ:
description No início do século XIX, com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil surgiu iniciativas do caráter da vigilância sanitária, que tem sua origem na denominação “polícia sanitária”. A vigilância sanitária é regulamentada pelo Sistema Único de Saúde “como um conjunto de ações competentes a eliminar, reduzir ou prevenir riscos a saúde e também de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens”. Com a promulgação da Lei nº 9.782 é criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que no âmbito do Ministério da Saúde é caracterizada como uma agência reguladora de independência administrativa; passo este muito importante para a saúde pública principalmente na área de alimentos que é onde o comércio varejista esta cada vez maior e com menor cuidado com a segurança. Para garantir a segurança dos alimentos oferecidos, é necessária a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Portanto este trabalho tem como principal objetivo fazer uma avaliação higiênico- sanitária e físico- estrutural de supermercados de médio e pequeno porte da cidade de Maringá, através de um check-list baseado na resolução nº 275 da ANVISA, para constatar o cumprimento da legislação em relação aos blocos: situação e condição da edificação, equipamentos e utensílios, funcionários nas áreas de manipulação/ venda, materiais/ produtos expostos e fluxo. Esta avaliação inicial permite levantar pontos críticos ou não conformes. Posteriormente será efetuada uma pontuação através da Ficha de Inspeção de Estabelecimentos da Área de Alimentos (FIEAA). A partir dos dados coletados pretende-se traçar ações corretivas para adequação de instalações e procedimentos que possam comprometer os alimentos e a saúde do consumidor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-09-29T11:22:59Z
2020-09-29T11:22:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6007
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098705044111360