ANÁLISE DE ROTULAGEM DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES DO TIPO WHEY PROTEIN COMERCIALIZADOS EM MARINGÁ-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HERNANDES, Daniele Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: NOGUEIRA, Fernanda Caroline Vieira, FERRARI, Ariana, FELIPE, Daniele Fernanda
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9481
Resumo: Os suplementos alimentares proteicos denominados whey protein vêm sendo utilizados por um crescente número de pessoas. As informações presentes nos rótulos de tais produtos contribuem para a orientação do consumidor sobre o uso. Por outro lado, sabe-se que não conformidades em rótulos podem afetar a saúde dos indivíduos, efeito esse desconhecido por grande parte das pessoas que fazem uso destes produtos. O presente estudo teve como objetivo analisar a conformidade com as legislações vigentes dos rótulos de suplementos alimentares do tipo whey protein, comercializados em estabelecimentos da cidade de Maringá-PR. Será avaliado o grau de conformidade das informações de vinte suplementos alimentares do tipo whey protein, de marcas nacionais e importadas. A conformidade dos rótulos será avaliada por meio do preenchimento de um checklist, que será elaborado baseando-se nas seguintes legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que regulamentam a rotulagem dos alimentos: Resolução RDC Nº 243/2018; Instrução Normativa - IN nº 28/2018, Resolução RDC Nº 259/2002, Resolução RDC Nº 360/2003; Lei Nº 10.674/2003 e Resolução RDC Nº 26/2015. A partir dos resultados obtidos, foram avaliados 20 rótulos de diferentes marcas de whey protein, nos quais mostraram que todas as marcas possuem inconformidades nos rótulos. Podendo considerar dessa maneira a necessidade imprescindível da avaliação de rotulagem usando como base as legislações vigentes para aferição das informações, sendo que determinados produtos estavam ausente de dados necessários para visualização do consumidor, ressaltando que 40% das marcas analisadas estavam divergentes segundo a legislação brasileira vigente.
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