BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGNANI, Eliana Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1542
Resumo: O artigo revela a educação lúdica defendida nas brinquedotecas em extensão, principalmente sobre a importância da classificação de jogos, que tem sido desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, de Francisco Beltrão e de Cascavel. Existem diferentes brinquedotecas - na saúde, na educação e no serviço social -, que atendem vários objetivos, mas todas elas promovem atividades lúdicas a seus frequentadores. A metodologia adotada (expositiva/dialogada e vivência) baseia-se em autores como Friedmann (1996), Garon (1998), Michelet (1996), Piaget (2010) e na pesquisa-ação de Ludk/André (1986). Até o momento foram cumpridas as etapas (2009/2010, 2013/2014): a) implantação da brinquedoteca Brincarbem, na Associação Marrecas do Bem-Estar ao Menor - AMARBEM e da brinquedoteca Aquarela, na UNIOESTE, onde acadêmicos da Pedagogia realizaram atividades de extensão, b) visitas e curso sobre funcionamento das brinquedotecas, c) reprogramação dos espaços lúdicos e classificação de materiais, d) solicitação de jogos de acordo com a faixa etária atendida. Em Francisco Beltrão, todas essas fases foram realizadas e brinquedotecas implantadas, assim como prevê o Plano Municipal de Educação (2007-2017) e o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Em relação a Cascavel, os cursos de formação receberam destaque (2016/2017), pois o Plano Municipal de Educação (2015-2025), tem como meta a implantação de brinquedotecas em todos os CMEIs. Compreendemos que, as brinquedotecas em extensão, contribuem para a implantação/sustentação de brinquedotecas de qualidade em diversos setores da sociedade. Entretanto, para que os cidadãos se beneficiem desses ambientes faz-se necessário a revisão e o acompanhamento das políticas públicas/lúdicas.
id UNICESU-1_7948065b539f155322efc12fc24e68ca
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1542
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAAmbiente lúdicoClassificação de jogosDireitos e deveresO artigo revela a educação lúdica defendida nas brinquedotecas em extensão, principalmente sobre a importância da classificação de jogos, que tem sido desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, de Francisco Beltrão e de Cascavel. Existem diferentes brinquedotecas - na saúde, na educação e no serviço social -, que atendem vários objetivos, mas todas elas promovem atividades lúdicas a seus frequentadores. A metodologia adotada (expositiva/dialogada e vivência) baseia-se em autores como Friedmann (1996), Garon (1998), Michelet (1996), Piaget (2010) e na pesquisa-ação de Ludk/André (1986). Até o momento foram cumpridas as etapas (2009/2010, 2013/2014): a) implantação da brinquedoteca Brincarbem, na Associação Marrecas do Bem-Estar ao Menor - AMARBEM e da brinquedoteca Aquarela, na UNIOESTE, onde acadêmicos da Pedagogia realizaram atividades de extensão, b) visitas e curso sobre funcionamento das brinquedotecas, c) reprogramação dos espaços lúdicos e classificação de materiais, d) solicitação de jogos de acordo com a faixa etária atendida. Em Francisco Beltrão, todas essas fases foram realizadas e brinquedotecas implantadas, assim como prevê o Plano Municipal de Educação (2007-2017) e o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Em relação a Cascavel, os cursos de formação receberam destaque (2016/2017), pois o Plano Municipal de Educação (2015-2025), tem como meta a implantação de brinquedotecas em todos os CMEIs. Compreendemos que, as brinquedotecas em extensão, contribuem para a implantação/sustentação de brinquedotecas de qualidade em diversos setores da sociedade. Entretanto, para que os cidadãos se beneficiem desses ambientes faz-se necessário a revisão e o acompanhamento das políticas públicas/lúdicas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-13T20:00:58Z2019-08-13T20:00:58Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1542porMAGNANI, Eliana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:25:57Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1542Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:25:57Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
title BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
spellingShingle BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
MAGNANI, Eliana Maria
Ambiente lúdico
Classificação de jogos
Direitos e deveres
title_short BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
title_full BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
title_fullStr BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
title_full_unstemmed BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
title_sort BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
author MAGNANI, Eliana Maria
author_facet MAGNANI, Eliana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGNANI, Eliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente lúdico
Classificação de jogos
Direitos e deveres
topic Ambiente lúdico
Classificação de jogos
Direitos e deveres
description O artigo revela a educação lúdica defendida nas brinquedotecas em extensão, principalmente sobre a importância da classificação de jogos, que tem sido desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, de Francisco Beltrão e de Cascavel. Existem diferentes brinquedotecas - na saúde, na educação e no serviço social -, que atendem vários objetivos, mas todas elas promovem atividades lúdicas a seus frequentadores. A metodologia adotada (expositiva/dialogada e vivência) baseia-se em autores como Friedmann (1996), Garon (1998), Michelet (1996), Piaget (2010) e na pesquisa-ação de Ludk/André (1986). Até o momento foram cumpridas as etapas (2009/2010, 2013/2014): a) implantação da brinquedoteca Brincarbem, na Associação Marrecas do Bem-Estar ao Menor - AMARBEM e da brinquedoteca Aquarela, na UNIOESTE, onde acadêmicos da Pedagogia realizaram atividades de extensão, b) visitas e curso sobre funcionamento das brinquedotecas, c) reprogramação dos espaços lúdicos e classificação de materiais, d) solicitação de jogos de acordo com a faixa etária atendida. Em Francisco Beltrão, todas essas fases foram realizadas e brinquedotecas implantadas, assim como prevê o Plano Municipal de Educação (2007-2017) e o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Em relação a Cascavel, os cursos de formação receberam destaque (2016/2017), pois o Plano Municipal de Educação (2015-2025), tem como meta a implantação de brinquedotecas em todos os CMEIs. Compreendemos que, as brinquedotecas em extensão, contribuem para a implantação/sustentação de brinquedotecas de qualidade em diversos setores da sociedade. Entretanto, para que os cidadãos se beneficiem desses ambientes faz-se necessário a revisão e o acompanhamento das políticas públicas/lúdicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T20:00:58Z
2019-08-13T20:00:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1542
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098719571083264