ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7833 |
Resumo: | A Educação Física escolar tem buscado transformar o pensamento que a sociedade tem sobre ela, que não a reconhece como integrante ativa e importante do processo educacional. Neste sentido, seus pesquisadores e estudiosos têm se dedicado a apontar situações e ações que possam contribuir na mudança desse entendimento. E como destaque, podemos citar os trabalhos de Oliveira (2004) que propõe um processo de organização e sistematização dos conhecimentos da Educação Física Escolar, trabalho este adotado por alguns municípios através de suas Secretarias de Educação. Especificamente é o caso de Sarandi-PR, que adotou este trabalho a partir do ano de 2004 em suas escolas. Assim, este estudo de característica descritiva, teve por objetivo analisar como está se desenvolvendo o processo de implantação da Educação Física escolar no Ensino Fundamental de 1º à 4º série. A população estudada é a envolvida no processo de implantação, ou seja, a Secretaria de Educação, os profissionais da área contratados, num total de treze professores e as dez escolas envolvidas através de suas coordenações. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas junto ao Secretário de Educação, Professores e Coordenadores das Escolas. As análises foram realizadas utilizando-se a análise de conteúdo das entrevistas. Como aspectos conclusivos podem afirmar que o processo, apesar de lento, tem se constituído como efetivo dentro das escolas e que está havendo um reconhecimento generalizado por parte dos envolvidos com a necessidade da atuação de profissionais especializados para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, assim como que é possível e viável a sistematização dos conhecimentos do Componente curricular Educação Física. |
id |
UNICESU-1_8088dcff3497af9b4e55c705f6a968cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7833 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIEEducação física escolarCurriculoEducação físicaA Educação Física escolar tem buscado transformar o pensamento que a sociedade tem sobre ela, que não a reconhece como integrante ativa e importante do processo educacional. Neste sentido, seus pesquisadores e estudiosos têm se dedicado a apontar situações e ações que possam contribuir na mudança desse entendimento. E como destaque, podemos citar os trabalhos de Oliveira (2004) que propõe um processo de organização e sistematização dos conhecimentos da Educação Física Escolar, trabalho este adotado por alguns municípios através de suas Secretarias de Educação. Especificamente é o caso de Sarandi-PR, que adotou este trabalho a partir do ano de 2004 em suas escolas. Assim, este estudo de característica descritiva, teve por objetivo analisar como está se desenvolvendo o processo de implantação da Educação Física escolar no Ensino Fundamental de 1º à 4º série. A população estudada é a envolvida no processo de implantação, ou seja, a Secretaria de Educação, os profissionais da área contratados, num total de treze professores e as dez escolas envolvidas através de suas coordenações. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas junto ao Secretário de Educação, Professores e Coordenadores das Escolas. As análises foram realizadas utilizando-se a análise de conteúdo das entrevistas. Como aspectos conclusivos podem afirmar que o processo, apesar de lento, tem se constituído como efetivo dentro das escolas e que está havendo um reconhecimento generalizado por parte dos envolvidos com a necessidade da atuação de profissionais especializados para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, assim como que é possível e viável a sistematização dos conhecimentos do Componente curricular Educação Física.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-18T14:49:41Z2021-02-18T14:49:41Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7833porMARTINS, Tatiane PiresOLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli deCAPPELLETTY, Sivoney Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-19T06:02:12Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7833Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-19T06:02:12Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE |
title |
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE |
spellingShingle |
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE MARTINS, Tatiane Pires Educação física escolar Curriculo Educação física |
title_short |
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE |
title_full |
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE |
title_fullStr |
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE |
title_sort |
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE |
author |
MARTINS, Tatiane Pires |
author_facet |
MARTINS, Tatiane Pires OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de CAPPELLETTY, Sivoney Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de CAPPELLETTY, Sivoney Gomes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, Tatiane Pires OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de CAPPELLETTY, Sivoney Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Curriculo Educação física |
topic |
Educação física escolar Curriculo Educação física |
description |
A Educação Física escolar tem buscado transformar o pensamento que a sociedade tem sobre ela, que não a reconhece como integrante ativa e importante do processo educacional. Neste sentido, seus pesquisadores e estudiosos têm se dedicado a apontar situações e ações que possam contribuir na mudança desse entendimento. E como destaque, podemos citar os trabalhos de Oliveira (2004) que propõe um processo de organização e sistematização dos conhecimentos da Educação Física Escolar, trabalho este adotado por alguns municípios através de suas Secretarias de Educação. Especificamente é o caso de Sarandi-PR, que adotou este trabalho a partir do ano de 2004 em suas escolas. Assim, este estudo de característica descritiva, teve por objetivo analisar como está se desenvolvendo o processo de implantação da Educação Física escolar no Ensino Fundamental de 1º à 4º série. A população estudada é a envolvida no processo de implantação, ou seja, a Secretaria de Educação, os profissionais da área contratados, num total de treze professores e as dez escolas envolvidas através de suas coordenações. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas junto ao Secretário de Educação, Professores e Coordenadores das Escolas. As análises foram realizadas utilizando-se a análise de conteúdo das entrevistas. Como aspectos conclusivos podem afirmar que o processo, apesar de lento, tem se constituído como efetivo dentro das escolas e que está havendo um reconhecimento generalizado por parte dos envolvidos com a necessidade da atuação de profissionais especializados para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, assim como que é possível e viável a sistematização dos conhecimentos do Componente curricular Educação Física. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2021-02-18T14:49:41Z 2021-02-18T14:49:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7833 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098714834665472 |