ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Tatiane Pires
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de, CAPPELLETTY, Sivoney Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7833
Resumo: A Educação Física escolar tem buscado transformar o pensamento que a sociedade tem sobre ela, que não a reconhece como integrante ativa e importante do processo educacional. Neste sentido, seus pesquisadores e estudiosos têm se dedicado a apontar situações e ações que possam contribuir na mudança desse entendimento. E como destaque, podemos citar os trabalhos de Oliveira (2004) que propõe um processo de organização e sistematização dos conhecimentos da Educação Física Escolar, trabalho este adotado por alguns municípios através de suas Secretarias de Educação. Especificamente é o caso de Sarandi-PR, que adotou este trabalho a partir do ano de 2004 em suas escolas. Assim, este estudo de característica descritiva, teve por objetivo analisar como está se desenvolvendo o processo de implantação da Educação Física escolar no Ensino Fundamental de 1º à 4º série. A população estudada é a envolvida no processo de implantação, ou seja, a Secretaria de Educação, os profissionais da área contratados, num total de treze professores e as dez escolas envolvidas através de suas coordenações. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas junto ao Secretário de Educação, Professores e Coordenadores das Escolas. As análises foram realizadas utilizando-se a análise de conteúdo das entrevistas. Como aspectos conclusivos podem afirmar que o processo, apesar de lento, tem se constituído como efetivo dentro das escolas e que está havendo um reconhecimento generalizado por parte dos envolvidos com a necessidade da atuação de profissionais especializados para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, assim como que é possível e viável a sistematização dos conhecimentos do Componente curricular Educação Física.
id UNICESU-1_8088dcff3497af9b4e55c705f6a968cc
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7833
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIEEducação física escolarCurriculoEducação físicaA Educação Física escolar tem buscado transformar o pensamento que a sociedade tem sobre ela, que não a reconhece como integrante ativa e importante do processo educacional. Neste sentido, seus pesquisadores e estudiosos têm se dedicado a apontar situações e ações que possam contribuir na mudança desse entendimento. E como destaque, podemos citar os trabalhos de Oliveira (2004) que propõe um processo de organização e sistematização dos conhecimentos da Educação Física Escolar, trabalho este adotado por alguns municípios através de suas Secretarias de Educação. Especificamente é o caso de Sarandi-PR, que adotou este trabalho a partir do ano de 2004 em suas escolas. Assim, este estudo de característica descritiva, teve por objetivo analisar como está se desenvolvendo o processo de implantação da Educação Física escolar no Ensino Fundamental de 1º à 4º série. A população estudada é a envolvida no processo de implantação, ou seja, a Secretaria de Educação, os profissionais da área contratados, num total de treze professores e as dez escolas envolvidas através de suas coordenações. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas junto ao Secretário de Educação, Professores e Coordenadores das Escolas. As análises foram realizadas utilizando-se a análise de conteúdo das entrevistas. Como aspectos conclusivos podem afirmar que o processo, apesar de lento, tem se constituído como efetivo dentro das escolas e que está havendo um reconhecimento generalizado por parte dos envolvidos com a necessidade da atuação de profissionais especializados para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, assim como que é possível e viável a sistematização dos conhecimentos do Componente curricular Educação Física.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-18T14:49:41Z2021-02-18T14:49:41Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7833porMARTINS, Tatiane PiresOLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli deCAPPELLETTY, Sivoney Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-19T06:02:12Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7833Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-19T06:02:12Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE
title ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE
spellingShingle ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE
MARTINS, Tatiane Pires
Educação física escolar
Curriculo
Educação física
title_short ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE
title_full ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE
title_fullStr ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE
title_full_unstemmed ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE
title_sort ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE
author MARTINS, Tatiane Pires
author_facet MARTINS, Tatiane Pires
OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de
CAPPELLETTY, Sivoney Gomes de
author_role author
author2 OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de
CAPPELLETTY, Sivoney Gomes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Tatiane Pires
OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de
CAPPELLETTY, Sivoney Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Curriculo
Educação física
topic Educação física escolar
Curriculo
Educação física
description A Educação Física escolar tem buscado transformar o pensamento que a sociedade tem sobre ela, que não a reconhece como integrante ativa e importante do processo educacional. Neste sentido, seus pesquisadores e estudiosos têm se dedicado a apontar situações e ações que possam contribuir na mudança desse entendimento. E como destaque, podemos citar os trabalhos de Oliveira (2004) que propõe um processo de organização e sistematização dos conhecimentos da Educação Física Escolar, trabalho este adotado por alguns municípios através de suas Secretarias de Educação. Especificamente é o caso de Sarandi-PR, que adotou este trabalho a partir do ano de 2004 em suas escolas. Assim, este estudo de característica descritiva, teve por objetivo analisar como está se desenvolvendo o processo de implantação da Educação Física escolar no Ensino Fundamental de 1º à 4º série. A população estudada é a envolvida no processo de implantação, ou seja, a Secretaria de Educação, os profissionais da área contratados, num total de treze professores e as dez escolas envolvidas através de suas coordenações. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas junto ao Secretário de Educação, Professores e Coordenadores das Escolas. As análises foram realizadas utilizando-se a análise de conteúdo das entrevistas. Como aspectos conclusivos podem afirmar que o processo, apesar de lento, tem se constituído como efetivo dentro das escolas e que está havendo um reconhecimento generalizado por parte dos envolvidos com a necessidade da atuação de profissionais especializados para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, assim como que é possível e viável a sistematização dos conhecimentos do Componente curricular Educação Física.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2021-02-18T14:49:41Z
2021-02-18T14:49:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7833
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098714834665472