Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Alvaro Martins Júnior
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/593
Resumo: O presente trabalho teve como intuito verificar de que maneira a gestão do conhecimento pode contribuir para fundamentar a proposta de uma hipermídia que promova a melhoria da aprendizagem dos alunos dos quintos anos da educação básica no Brasil. Esse objetivo demandou que se estabelecessem quatro grandes categorias de análise: gestão do conhecimento, hipermídia, currículo e educação básica. Para esse estudo as categorias foram organizadas em capítulos e de modo a verificar o que a teoria aborda foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Fez-se ainda uma pesquisa de campo para conhecer os hábitos digitais do público-alvo e também foi realizado um estudo de caso para verificar quais elementos da web serie Conexão 3.0 poderiam compor uma hipermídia. A pesquisa demonstrou que os alunos estão no ambiente digital e são acostumados a jogar, ação essencial na hipermídia. Este estudo contribuiu para propor os elementos iniciais para a construção de uma hipermídia tendo como foco a melhoria da aprendizagem de alunos que cursam o quinto ano da educação básica.
id UNICESU-1_95f1fd4b27fd8bb8360711ddc383be1f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/593
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das criançasGestão do conhecimentoEducação básicaHipermídiaConexão 3.0O presente trabalho teve como intuito verificar de que maneira a gestão do conhecimento pode contribuir para fundamentar a proposta de uma hipermídia que promova a melhoria da aprendizagem dos alunos dos quintos anos da educação básica no Brasil. Esse objetivo demandou que se estabelecessem quatro grandes categorias de análise: gestão do conhecimento, hipermídia, currículo e educação básica. Para esse estudo as categorias foram organizadas em capítulos e de modo a verificar o que a teoria aborda foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Fez-se ainda uma pesquisa de campo para conhecer os hábitos digitais do público-alvo e também foi realizado um estudo de caso para verificar quais elementos da web serie Conexão 3.0 poderiam compor uma hipermídia. A pesquisa demonstrou que os alunos estão no ambiente digital e são acostumados a jogar, ação essencial na hipermídia. Este estudo contribuiu para propor os elementos iniciais para a construção de uma hipermídia tendo como foco a melhoria da aprendizagem de alunos que cursam o quinto ano da educação básica.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deFernandes, Alvaro Martins Júnior2018-05-30T16:33:10Z2018-05-30T16:33:10Z2015-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:57Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/593Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:57Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças
title Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças
spellingShingle Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças
Fernandes, Alvaro Martins Júnior
Gestão do conhecimento
Educação básica
Hipermídia
Conexão 3.0
title_short Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças
title_full Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças
title_fullStr Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças
title_sort Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças
author Fernandes, Alvaro Martins Júnior
author_facet Fernandes, Alvaro Martins Júnior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Alvaro Martins Júnior
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Educação básica
Hipermídia
Conexão 3.0
topic Gestão do conhecimento
Educação básica
Hipermídia
Conexão 3.0
description O presente trabalho teve como intuito verificar de que maneira a gestão do conhecimento pode contribuir para fundamentar a proposta de uma hipermídia que promova a melhoria da aprendizagem dos alunos dos quintos anos da educação básica no Brasil. Esse objetivo demandou que se estabelecessem quatro grandes categorias de análise: gestão do conhecimento, hipermídia, currículo e educação básica. Para esse estudo as categorias foram organizadas em capítulos e de modo a verificar o que a teoria aborda foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Fez-se ainda uma pesquisa de campo para conhecer os hábitos digitais do público-alvo e também foi realizado um estudo de caso para verificar quais elementos da web serie Conexão 3.0 poderiam compor uma hipermídia. A pesquisa demonstrou que os alunos estão no ambiente digital e são acostumados a jogar, ação essencial na hipermídia. Este estudo contribuiu para propor os elementos iniciais para a construção de uma hipermídia tendo como foco a melhoria da aprendizagem de alunos que cursam o quinto ano da educação básica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-20
2018-05-30T16:33:10Z
2018-05-30T16:33:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/593
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098715642068992