Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/593 |
Resumo: | O presente trabalho teve como intuito verificar de que maneira a gestão do conhecimento pode contribuir para fundamentar a proposta de uma hipermídia que promova a melhoria da aprendizagem dos alunos dos quintos anos da educação básica no Brasil. Esse objetivo demandou que se estabelecessem quatro grandes categorias de análise: gestão do conhecimento, hipermídia, currículo e educação básica. Para esse estudo as categorias foram organizadas em capítulos e de modo a verificar o que a teoria aborda foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Fez-se ainda uma pesquisa de campo para conhecer os hábitos digitais do público-alvo e também foi realizado um estudo de caso para verificar quais elementos da web serie Conexão 3.0 poderiam compor uma hipermídia. A pesquisa demonstrou que os alunos estão no ambiente digital e são acostumados a jogar, ação essencial na hipermídia. Este estudo contribuiu para propor os elementos iniciais para a construção de uma hipermídia tendo como foco a melhoria da aprendizagem de alunos que cursam o quinto ano da educação básica. |
id |
UNICESU-1_95f1fd4b27fd8bb8360711ddc383be1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/593 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das criançasGestão do conhecimentoEducação básicaHipermídiaConexão 3.0O presente trabalho teve como intuito verificar de que maneira a gestão do conhecimento pode contribuir para fundamentar a proposta de uma hipermídia que promova a melhoria da aprendizagem dos alunos dos quintos anos da educação básica no Brasil. Esse objetivo demandou que se estabelecessem quatro grandes categorias de análise: gestão do conhecimento, hipermídia, currículo e educação básica. Para esse estudo as categorias foram organizadas em capítulos e de modo a verificar o que a teoria aborda foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Fez-se ainda uma pesquisa de campo para conhecer os hábitos digitais do público-alvo e também foi realizado um estudo de caso para verificar quais elementos da web serie Conexão 3.0 poderiam compor uma hipermídia. A pesquisa demonstrou que os alunos estão no ambiente digital e são acostumados a jogar, ação essencial na hipermídia. Este estudo contribuiu para propor os elementos iniciais para a construção de uma hipermídia tendo como foco a melhoria da aprendizagem de alunos que cursam o quinto ano da educação básica.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deFernandes, Alvaro Martins Júnior2018-05-30T16:33:10Z2018-05-30T16:33:10Z2015-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:57Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/593Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:57Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças |
title |
Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças Fernandes, Alvaro Martins Júnior Gestão do conhecimento Educação básica Hipermídia Conexão 3.0 |
title_short |
Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças |
title_full |
Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças |
title_sort |
Gestão do conhecimento na educação básica brasileira: Conexão 3.0, a hipermidia das crianças |
author |
Fernandes, Alvaro Martins Júnior |
author_facet |
Fernandes, Alvaro Martins Júnior |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Alvaro Martins Júnior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Educação básica Hipermídia Conexão 3.0 |
topic |
Gestão do conhecimento Educação básica Hipermídia Conexão 3.0 |
description |
O presente trabalho teve como intuito verificar de que maneira a gestão do conhecimento pode contribuir para fundamentar a proposta de uma hipermídia que promova a melhoria da aprendizagem dos alunos dos quintos anos da educação básica no Brasil. Esse objetivo demandou que se estabelecessem quatro grandes categorias de análise: gestão do conhecimento, hipermídia, currículo e educação básica. Para esse estudo as categorias foram organizadas em capítulos e de modo a verificar o que a teoria aborda foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Fez-se ainda uma pesquisa de campo para conhecer os hábitos digitais do público-alvo e também foi realizado um estudo de caso para verificar quais elementos da web serie Conexão 3.0 poderiam compor uma hipermídia. A pesquisa demonstrou que os alunos estão no ambiente digital e são acostumados a jogar, ação essencial na hipermídia. Este estudo contribuiu para propor os elementos iniciais para a construção de uma hipermídia tendo como foco a melhoria da aprendizagem de alunos que cursam o quinto ano da educação básica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-20 2018-05-30T16:33:10Z 2018-05-30T16:33:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/593 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098715642068992 |