MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6870 |
Resumo: | Conhecer e entender o funcionamento e a morfologia do corpo humano não deve ser prioridade apenas de profissionais das áreas da saúde, afinal estudar anatomia é nos descobrirmos como ser vivo. A preparação anatômica com finalidade cientifica voltou a se intensificar nos últimos séculos sendo que as peças anatômicas se tornaram muito úteis para complementação da aula teórica. Devido à falta de peças anatômicas sentimos a necessidade de conhecer as técnicas de preparação desses materiais, para o desenvolvimento de modelos alternativos que possam ser empregados nas aulas práticas. Neste contexto foram desenvolvidos seis modelos didáticos com objetivo de ampliar o acervo do laboratório de Anatomia para proporcionar aos estudantes uma melhor visualização e entendimento das estruturas anatômicas. Os modelos didáticos foram produzidos através da técnica de osteotécnica sendo aplicada em um mamífero (morcego) e um anfíbio (sapo), da angiotécnica para repleção dos vasos e estruturas tubulares do pulmão e coração de suínos e, a preparação de articulações da pelve e ombro, com modelagem com massa de “biscuit” colorido. A utilização destes recursos didáticos foi avaliada como facilitador da aprendizagem, mostrando-se eficaz, no processo ensino-aprendizagem. |
id |
UNICESU-1_cd3bf5458a83b9d2beb6239d844593a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6870 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADOAnatomiaEnsino-aprendizagemModelos didáticosConhecer e entender o funcionamento e a morfologia do corpo humano não deve ser prioridade apenas de profissionais das áreas da saúde, afinal estudar anatomia é nos descobrirmos como ser vivo. A preparação anatômica com finalidade cientifica voltou a se intensificar nos últimos séculos sendo que as peças anatômicas se tornaram muito úteis para complementação da aula teórica. Devido à falta de peças anatômicas sentimos a necessidade de conhecer as técnicas de preparação desses materiais, para o desenvolvimento de modelos alternativos que possam ser empregados nas aulas práticas. Neste contexto foram desenvolvidos seis modelos didáticos com objetivo de ampliar o acervo do laboratório de Anatomia para proporcionar aos estudantes uma melhor visualização e entendimento das estruturas anatômicas. Os modelos didáticos foram produzidos através da técnica de osteotécnica sendo aplicada em um mamífero (morcego) e um anfíbio (sapo), da angiotécnica para repleção dos vasos e estruturas tubulares do pulmão e coração de suínos e, a preparação de articulações da pelve e ombro, com modelagem com massa de “biscuit” colorido. A utilização destes recursos didáticos foi avaliada como facilitador da aprendizagem, mostrando-se eficaz, no processo ensino-aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T13:36:33Z2007-10-232021-01-28T13:36:33Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6870porSALING, Simoni CristinaRAUBER, Izamara Maria FachimZIEMNICZAK, KalineBAUMGATNER, LucasAZEVEDO, Simone Garcia deRIBEIRO, Lucinéia Chaskoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:01:22Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6870Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-29T06:01:22Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO |
title |
MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO |
spellingShingle |
MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO SALING, Simoni Cristina Anatomia Ensino-aprendizagem Modelos didáticos |
title_short |
MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO |
title_full |
MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO |
title_fullStr |
MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO |
title_full_unstemmed |
MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO |
title_sort |
MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO |
author |
SALING, Simoni Cristina |
author_facet |
SALING, Simoni Cristina RAUBER, Izamara Maria Fachim ZIEMNICZAK, Kaline BAUMGATNER, Lucas AZEVEDO, Simone Garcia de RIBEIRO, Lucinéia Chasko |
author_role |
author |
author2 |
RAUBER, Izamara Maria Fachim ZIEMNICZAK, Kaline BAUMGATNER, Lucas AZEVEDO, Simone Garcia de RIBEIRO, Lucinéia Chasko |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SALING, Simoni Cristina RAUBER, Izamara Maria Fachim ZIEMNICZAK, Kaline BAUMGATNER, Lucas AZEVEDO, Simone Garcia de RIBEIRO, Lucinéia Chasko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia Ensino-aprendizagem Modelos didáticos |
topic |
Anatomia Ensino-aprendizagem Modelos didáticos |
description |
Conhecer e entender o funcionamento e a morfologia do corpo humano não deve ser prioridade apenas de profissionais das áreas da saúde, afinal estudar anatomia é nos descobrirmos como ser vivo. A preparação anatômica com finalidade cientifica voltou a se intensificar nos últimos séculos sendo que as peças anatômicas se tornaram muito úteis para complementação da aula teórica. Devido à falta de peças anatômicas sentimos a necessidade de conhecer as técnicas de preparação desses materiais, para o desenvolvimento de modelos alternativos que possam ser empregados nas aulas práticas. Neste contexto foram desenvolvidos seis modelos didáticos com objetivo de ampliar o acervo do laboratório de Anatomia para proporcionar aos estudantes uma melhor visualização e entendimento das estruturas anatômicas. Os modelos didáticos foram produzidos através da técnica de osteotécnica sendo aplicada em um mamífero (morcego) e um anfíbio (sapo), da angiotécnica para repleção dos vasos e estruturas tubulares do pulmão e coração de suínos e, a preparação de articulações da pelve e ombro, com modelagem com massa de “biscuit” colorido. A utilização destes recursos didáticos foi avaliada como facilitador da aprendizagem, mostrando-se eficaz, no processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-28T13:36:33Z 2021-01-28T13:36:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6870 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098696581054464 |