Aceitação sensorial e determinação da composição centesimal de biscoitos adicionados de farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigo, Maurício
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bezerra, Raniere Mazile Vidal, Bereza, Sabrina Ferreira, Teixeira, Ângela Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5928
Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver quatro formulações de biscoitos, sendo uma sem adição de farinha de alfarroba (FP) e as demais acrescidas de 20% (F1), 30% (F2) e 40% (F3) de farinha de alfarrob,a em substituição parcial à farinha de trigo e avaliar sua aceitação sensorial e composição centesimal. Na análise sensorial, foram avaliados os atributos: aceitação global, aparência, aroma, sabor, textura e cor, por meio de escala hedônica de nove pontos. Todas as formulações de biscoitos receberam notas superiores a seis, sendo que as formulações com farinha de alfarroba apresentaram as melhores notas. As formulações com farinha de alfarroba apresentaram maior aceitação na cor (p<0,05), do que na FP. Para todos os outros atributos sensoriais investigados não houve diferença estatística significativa (p > 0,05) entre as formulações. A F1 apresentou maiores teores de fibra bruta e cinzas do que a FP. Pode-se concluir que a adição de até 40 % farinha de alfarroba em biscoitos resulta em produtos boa aceitação sensorial.
id UNICETO-1_21d4f36ccdcfffc86caf6735dbdea398
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/5928
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling Aceitação sensorial e determinação da composição centesimal de biscoitos adicionados de farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.)Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia e Alimentospanificação, sobremesa, aceitação sensorial.Desenvolvimento de novos produtosO objetivo deste trabalho foi desenvolver quatro formulações de biscoitos, sendo uma sem adição de farinha de alfarroba (FP) e as demais acrescidas de 20% (F1), 30% (F2) e 40% (F3) de farinha de alfarrob,a em substituição parcial à farinha de trigo e avaliar sua aceitação sensorial e composição centesimal. Na análise sensorial, foram avaliados os atributos: aceitação global, aparência, aroma, sabor, textura e cor, por meio de escala hedônica de nove pontos. Todas as formulações de biscoitos receberam notas superiores a seis, sendo que as formulações com farinha de alfarroba apresentaram as melhores notas. As formulações com farinha de alfarroba apresentaram maior aceitação na cor (p<0,05), do que na FP. Para todos os outros atributos sensoriais investigados não houve diferença estatística significativa (p > 0,05) entre as formulações. A F1 apresentou maiores teores de fibra bruta e cinzas do que a FP. Pode-se concluir que a adição de até 40 % farinha de alfarroba em biscoitos resulta em produtos boa aceitação sensorial.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRORigo, MaurícioBezerra, Raniere Mazile VidalBereza, Sabrina FerreiraTeixeira, Ângela Moraes2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5928AMBIÊNCIA; v. 15, n. 2 (2019): Ambiência; 333 - 3422175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5928/pdfDireitos autorais 2020 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-18T01:53:52Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/5928Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2020-08-18T01:53:52Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Aceitação sensorial e determinação da composição centesimal de biscoitos adicionados de farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.)
title Aceitação sensorial e determinação da composição centesimal de biscoitos adicionados de farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.)
spellingShingle Aceitação sensorial e determinação da composição centesimal de biscoitos adicionados de farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.)
Rigo, Maurício
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia e Alimentos
panificação, sobremesa, aceitação sensorial.
Desenvolvimento de novos produtos
title_short Aceitação sensorial e determinação da composição centesimal de biscoitos adicionados de farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.)
title_full Aceitação sensorial e determinação da composição centesimal de biscoitos adicionados de farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.)
title_fullStr Aceitação sensorial e determinação da composição centesimal de biscoitos adicionados de farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.)
title_full_unstemmed Aceitação sensorial e determinação da composição centesimal de biscoitos adicionados de farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.)
title_sort Aceitação sensorial e determinação da composição centesimal de biscoitos adicionados de farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.)
author Rigo, Maurício
author_facet Rigo, Maurício
Bezerra, Raniere Mazile Vidal
Bereza, Sabrina Ferreira
Teixeira, Ângela Moraes
author_role author
author2 Bezerra, Raniere Mazile Vidal
Bereza, Sabrina Ferreira
Teixeira, Ângela Moraes
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigo, Maurício
Bezerra, Raniere Mazile Vidal
Bereza, Sabrina Ferreira
Teixeira, Ângela Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia e Alimentos
panificação, sobremesa, aceitação sensorial.
Desenvolvimento de novos produtos
topic Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia e Alimentos
panificação, sobremesa, aceitação sensorial.
Desenvolvimento de novos produtos
description O objetivo deste trabalho foi desenvolver quatro formulações de biscoitos, sendo uma sem adição de farinha de alfarroba (FP) e as demais acrescidas de 20% (F1), 30% (F2) e 40% (F3) de farinha de alfarrob,a em substituição parcial à farinha de trigo e avaliar sua aceitação sensorial e composição centesimal. Na análise sensorial, foram avaliados os atributos: aceitação global, aparência, aroma, sabor, textura e cor, por meio de escala hedônica de nove pontos. Todas as formulações de biscoitos receberam notas superiores a seis, sendo que as formulações com farinha de alfarroba apresentaram as melhores notas. As formulações com farinha de alfarroba apresentaram maior aceitação na cor (p<0,05), do que na FP. Para todos os outros atributos sensoriais investigados não houve diferença estatística significativa (p > 0,05) entre as formulações. A F1 apresentou maiores teores de fibra bruta e cinzas do que a FP. Pode-se concluir que a adição de até 40 % farinha de alfarroba em biscoitos resulta em produtos boa aceitação sensorial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5928
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5928/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 AMBIÊNCIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 AMBIÊNCIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 15, n. 2 (2019): Ambiência; 333 - 342
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316924690497536