Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ambiência (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4355 |
Resumo: | Esta pesquisa se insere no âmbito dos estudos sobre as experiências, os saberes e as trajetórias de vida dos professores, abordados a partir da perspectiva qualitativo-biográfica. A temática educativo-ambiental constitui-se, em especial, como o condutor para a interpretação e análise dos dados que emergem dos relatos de histórias de vida. Em essência, esta investigação buscou compreender, por meio da análise dos depoimentos de quatro professoras de Educação Infantil que atuam no Brasil e na Espanha, observando como estruturam sua práxis em relação à Educação Ambiental e as características de sua ação e pensamento. A partir da perspectiva metodológica adotada, buscou-se apontar um modelo de organização dos relatos (auto)biográficos em Histórias de Vida, a fim de identificar as fontes de aquisição do saber docente relativo à temática ambiental e avaliar sua repercussão na ação profissional dos sujeitos, ressaltando a dialética existente entre suas trajetórias pessoais e respectiva ação profissional. Assim, esta pesquisa inscreve-se no âmbito dos estudos internacionais que se interessam pela temática educativo-ambiental, mais especificamente pelas investigações que direcionam seu foco sobre a práxis dos docentes, considerando a relevância de seu pensamento e de sua ação para os processos de mudança socioambiental. Trata-se de uma investigação sobre a problemática da inserção da Educação Ambiental no cenário educativo-escolar, abordada desde a óptica dos protagonistas do ensino, considerando que a visão dos professores aporta inúmeras contribuições para a compreensão de diversos fenômenos que ocorrem no interior das instituições escolares, à medida que cada um tem suas referências, seus conhecimentos e sua história. |
id |
UNICETO-1_f01e6737d7bacb0e3561121d5a9e8de5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4355 |
network_acronym_str |
UNICETO-1 |
network_name_str |
Ambiência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachersEducaçãoHistórias de Vida; Educação Ambiental; Práxis Docente.Educação AmbientalEsta pesquisa se insere no âmbito dos estudos sobre as experiências, os saberes e as trajetórias de vida dos professores, abordados a partir da perspectiva qualitativo-biográfica. A temática educativo-ambiental constitui-se, em especial, como o condutor para a interpretação e análise dos dados que emergem dos relatos de histórias de vida. Em essência, esta investigação buscou compreender, por meio da análise dos depoimentos de quatro professoras de Educação Infantil que atuam no Brasil e na Espanha, observando como estruturam sua práxis em relação à Educação Ambiental e as características de sua ação e pensamento. A partir da perspectiva metodológica adotada, buscou-se apontar um modelo de organização dos relatos (auto)biográficos em Histórias de Vida, a fim de identificar as fontes de aquisição do saber docente relativo à temática ambiental e avaliar sua repercussão na ação profissional dos sujeitos, ressaltando a dialética existente entre suas trajetórias pessoais e respectiva ação profissional. Assim, esta pesquisa inscreve-se no âmbito dos estudos internacionais que se interessam pela temática educativo-ambiental, mais especificamente pelas investigações que direcionam seu foco sobre a práxis dos docentes, considerando a relevância de seu pensamento e de sua ação para os processos de mudança socioambiental. Trata-se de uma investigação sobre a problemática da inserção da Educação Ambiental no cenário educativo-escolar, abordada desde a óptica dos protagonistas do ensino, considerando que a visão dos professores aporta inúmeras contribuições para a compreensão de diversos fenômenos que ocorrem no interior das instituições escolares, à medida que cada um tem suas referências, seus conhecimentos e sua história.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROTorales Campos, Marília Andrade2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4355AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 44-622175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4355/pdfDireitos autorais 2017 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T16:51:29Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4355Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2018-02-01T16:51:29Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers |
title |
Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers |
spellingShingle |
Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers Torales Campos, Marília Andrade Educação Histórias de Vida; Educação Ambiental; Práxis Docente. Educação Ambiental |
title_short |
Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers |
title_full |
Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers |
title_fullStr |
Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers |
title_sort |
Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers |
author |
Torales Campos, Marília Andrade |
author_facet |
Torales Campos, Marília Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torales Campos, Marília Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Histórias de Vida; Educação Ambiental; Práxis Docente. Educação Ambiental |
topic |
Educação Histórias de Vida; Educação Ambiental; Práxis Docente. Educação Ambiental |
description |
Esta pesquisa se insere no âmbito dos estudos sobre as experiências, os saberes e as trajetórias de vida dos professores, abordados a partir da perspectiva qualitativo-biográfica. A temática educativo-ambiental constitui-se, em especial, como o condutor para a interpretação e análise dos dados que emergem dos relatos de histórias de vida. Em essência, esta investigação buscou compreender, por meio da análise dos depoimentos de quatro professoras de Educação Infantil que atuam no Brasil e na Espanha, observando como estruturam sua práxis em relação à Educação Ambiental e as características de sua ação e pensamento. A partir da perspectiva metodológica adotada, buscou-se apontar um modelo de organização dos relatos (auto)biográficos em Histórias de Vida, a fim de identificar as fontes de aquisição do saber docente relativo à temática ambiental e avaliar sua repercussão na ação profissional dos sujeitos, ressaltando a dialética existente entre suas trajetórias pessoais e respectiva ação profissional. Assim, esta pesquisa inscreve-se no âmbito dos estudos internacionais que se interessam pela temática educativo-ambiental, mais especificamente pelas investigações que direcionam seu foco sobre a práxis dos docentes, considerando a relevância de seu pensamento e de sua ação para os processos de mudança socioambiental. Trata-se de uma investigação sobre a problemática da inserção da Educação Ambiental no cenário educativo-escolar, abordada desde a óptica dos protagonistas do ensino, considerando que a visão dos professores aporta inúmeras contribuições para a compreensão de diversos fenômenos que ocorrem no interior das instituições escolares, à medida que cada um tem suas referências, seus conhecimentos e sua história. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4355 |
url |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4355/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 44-62 2175-9405 1808-0251 reponame:Ambiência (Online) instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNICENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNICENTRO |
institution |
UNICENTRO |
reponame_str |
Ambiência (Online) |
collection |
Ambiência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com |
_version_ |
1798316924185083904 |