Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torales Campos, Marília Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4355
Resumo: Esta pesquisa se insere no âmbito dos estudos sobre as experiências, os saberes e as trajetórias de vida dos professores, abordados a partir da perspectiva qualitativo-biográfica. A temática educativo-ambiental constitui-se, em especial, como o condutor para a interpretação e análise dos dados que emergem dos relatos de histórias de vida. Em essência, esta investigação buscou compreender, por meio da análise dos depoimentos de quatro professoras de Educação Infantil que atuam no Brasil e na Espanha, observando como estruturam sua práxis em relação à Educação Ambiental e as características de sua ação e pensamento. A partir da perspectiva metodológica adotada, buscou-se apontar um modelo de organização dos relatos (auto)biográficos em Histórias de Vida, a fim de identificar as fontes de aquisição do saber docente relativo à temática ambiental e avaliar sua repercussão na ação profissional dos sujeitos, ressaltando a dialética existente entre suas trajetórias pessoais e respectiva ação profissional. Assim, esta pesquisa inscreve-se no âmbito dos estudos internacionais que se interessam pela temática educativo-ambiental, mais especificamente pelas investigações que direcionam seu foco sobre a práxis dos docentes, considerando a relevância de seu pensamento e de sua ação para os processos de mudança socioambiental. Trata-se de uma investigação sobre a problemática da inserção da Educação Ambiental no cenário educativo-escolar, abordada desde a óptica dos protagonistas do ensino, considerando que a visão dos professores aporta inúmeras contribuições para a compreensão de diversos fenômenos que ocorrem no interior das instituições escolares, à medida que cada um tem suas referências, seus conhecimentos e sua história.
id UNICETO-1_f01e6737d7bacb0e3561121d5a9e8de5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4355
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachersEducaçãoHistórias de Vida; Educação Ambiental; Práxis Docente.Educação AmbientalEsta pesquisa se insere no âmbito dos estudos sobre as experiências, os saberes e as trajetórias de vida dos professores, abordados a partir da perspectiva qualitativo-biográfica. A temática educativo-ambiental constitui-se, em especial, como o condutor para a interpretação e análise dos dados que emergem dos relatos de histórias de vida. Em essência, esta investigação buscou compreender, por meio da análise dos depoimentos de quatro professoras de Educação Infantil que atuam no Brasil e na Espanha, observando como estruturam sua práxis em relação à Educação Ambiental e as características de sua ação e pensamento. A partir da perspectiva metodológica adotada, buscou-se apontar um modelo de organização dos relatos (auto)biográficos em Histórias de Vida, a fim de identificar as fontes de aquisição do saber docente relativo à temática ambiental e avaliar sua repercussão na ação profissional dos sujeitos, ressaltando a dialética existente entre suas trajetórias pessoais e respectiva ação profissional. Assim, esta pesquisa inscreve-se no âmbito dos estudos internacionais que se interessam pela temática educativo-ambiental, mais especificamente pelas investigações que direcionam seu foco sobre a práxis dos docentes, considerando a relevância de seu pensamento e de sua ação para os processos de mudança socioambiental. Trata-se de uma investigação sobre a problemática da inserção da Educação Ambiental no cenário educativo-escolar, abordada desde a óptica dos protagonistas do ensino, considerando que a visão dos professores aporta inúmeras contribuições para a compreensão de diversos fenômenos que ocorrem no interior das instituições escolares, à medida que cada um tem suas referências, seus conhecimentos e sua história.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROTorales Campos, Marília Andrade2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4355AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 44-622175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4355/pdfDireitos autorais 2017 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T16:51:29Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4355Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2018-02-01T16:51:29Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers
title Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers
spellingShingle Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers
Torales Campos, Marília Andrade
Educação
Histórias de Vida; Educação Ambiental; Práxis Docente.
Educação Ambiental
title_short Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers
title_full Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers
title_fullStr Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers
title_full_unstemmed Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers
title_sort Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docenteEnvironmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers
author Torales Campos, Marília Andrade
author_facet Torales Campos, Marília Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Torales Campos, Marília Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Histórias de Vida; Educação Ambiental; Práxis Docente.
Educação Ambiental
topic Educação
Histórias de Vida; Educação Ambiental; Práxis Docente.
Educação Ambiental
description Esta pesquisa se insere no âmbito dos estudos sobre as experiências, os saberes e as trajetórias de vida dos professores, abordados a partir da perspectiva qualitativo-biográfica. A temática educativo-ambiental constitui-se, em especial, como o condutor para a interpretação e análise dos dados que emergem dos relatos de histórias de vida. Em essência, esta investigação buscou compreender, por meio da análise dos depoimentos de quatro professoras de Educação Infantil que atuam no Brasil e na Espanha, observando como estruturam sua práxis em relação à Educação Ambiental e as características de sua ação e pensamento. A partir da perspectiva metodológica adotada, buscou-se apontar um modelo de organização dos relatos (auto)biográficos em Histórias de Vida, a fim de identificar as fontes de aquisição do saber docente relativo à temática ambiental e avaliar sua repercussão na ação profissional dos sujeitos, ressaltando a dialética existente entre suas trajetórias pessoais e respectiva ação profissional. Assim, esta pesquisa inscreve-se no âmbito dos estudos internacionais que se interessam pela temática educativo-ambiental, mais especificamente pelas investigações que direcionam seu foco sobre a práxis dos docentes, considerando a relevância de seu pensamento e de sua ação para os processos de mudança socioambiental. Trata-se de uma investigação sobre a problemática da inserção da Educação Ambiental no cenário educativo-escolar, abordada desde a óptica dos protagonistas do ensino, considerando que a visão dos professores aporta inúmeras contribuições para a compreensão de diversos fenômenos que ocorrem no interior das instituições escolares, à medida que cada um tem suas referências, seus conhecimentos e sua história.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4355
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4355/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 44-62
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316924185083904