Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trezzi, Clóvis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues Almeida da Rosa, Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/777
Resumo: O presente estudo procura compreender de que forma a organização do espaço o torna de fato um ambiente educativo na educação infantil, especialmente na etapa da creche. Para tanto, utilizou-se o método de investigação bibliográfica, que ajudou a compreender o processo de maturação, desenvolvimento e aprendizagem da criança a partir da organização do espaço educativo da creche. Discute-se nele a ideia de que o espaço educacional da creche, quando colocado em uma relação de diálogo com tudo o que compõe o fazer pedagógico da creche, é fundamental para a maturação, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. O estudo conclui que este espaço, aliado à dinâmica pedagógica, pode levar a experiências significativas ou frustrantes nessa fase da vida, uma vez que é neste período é muito importante no desenvolvimento da personalidade da criança.
id UNICID_056ef99b1314558bbc3f8c7c3a4292a5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/777
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criançaCrecheespaço pedagógicoaprendizagemdesenvolvimentoO presente estudo procura compreender de que forma a organização do espaço o torna de fato um ambiente educativo na educação infantil, especialmente na etapa da creche. Para tanto, utilizou-se o método de investigação bibliográfica, que ajudou a compreender o processo de maturação, desenvolvimento e aprendizagem da criança a partir da organização do espaço educativo da creche. Discute-se nele a ideia de que o espaço educacional da creche, quando colocado em uma relação de diálogo com tudo o que compõe o fazer pedagógico da creche, é fundamental para a maturação, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. O estudo conclui que este espaço, aliado à dinâmica pedagógica, pode levar a experiências significativas ou frustrantes nessa fase da vida, uma vez que é neste período é muito importante no desenvolvimento da personalidade da criança.Universidade Cidade de São Paulo2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/77710.26843/v13.n1.2020.777.p176-190Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 176-190Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 176-190Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 176-1901982-863210.26843/ae.v13.n1.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/777/734Copyright (c) 2019 Clóvis Trezzi, Gabriela Rodrigues Almeida da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessTrezzi, ClóvisRodrigues Almeida da Rosa, Gabriela2023-07-22T22:24:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/777Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:24:26Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança
title Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança
spellingShingle Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança
Trezzi, Clóvis
Creche
espaço pedagógico
aprendizagem
desenvolvimento
title_short Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança
title_full Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança
title_fullStr Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança
title_sort Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança
author Trezzi, Clóvis
author_facet Trezzi, Clóvis
Rodrigues Almeida da Rosa, Gabriela
author_role author
author2 Rodrigues Almeida da Rosa, Gabriela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trezzi, Clóvis
Rodrigues Almeida da Rosa, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
espaço pedagógico
aprendizagem
desenvolvimento
topic Creche
espaço pedagógico
aprendizagem
desenvolvimento
description O presente estudo procura compreender de que forma a organização do espaço o torna de fato um ambiente educativo na educação infantil, especialmente na etapa da creche. Para tanto, utilizou-se o método de investigação bibliográfica, que ajudou a compreender o processo de maturação, desenvolvimento e aprendizagem da criança a partir da organização do espaço educativo da creche. Discute-se nele a ideia de que o espaço educacional da creche, quando colocado em uma relação de diálogo com tudo o que compõe o fazer pedagógico da creche, é fundamental para a maturação, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. O estudo conclui que este espaço, aliado à dinâmica pedagógica, pode levar a experiências significativas ou frustrantes nessa fase da vida, uma vez que é neste período é muito importante no desenvolvimento da personalidade da criança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/777
10.26843/v13.n1.2020.777.p176-190
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/777
identifier_str_mv 10.26843/v13.n1.2020.777.p176-190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/777/734
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Clóvis Trezzi, Gabriela Rodrigues Almeida da Rosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Clóvis Trezzi, Gabriela Rodrigues Almeida da Rosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 176-190
Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 176-190
Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 176-190
1982-8632
10.26843/ae.v13.n1.2020
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140437770240