O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
DOI: | 10.26843/v11.n1.2018.72.p136 |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/72 |
Resumo: | RESUMOO presente artigo é resultado das ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente, junto ao Curso de Licenciatura de Matemática, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O projeto visa subsidiar os professores de Matemá- tica, denominados de professores multiplicadores, e alunos da Educação Básica, em sala de aula, para uma melhor conscientização em relação à cultura e preservação da água, apresentando suas diferentes formas de uso, seus ciclos, sua importância para a vida e para a história dos povos, processos de filtragem e de reutilização utilizando modelos matemáticos. Outro fator importante a ser destacado em nosso projeto é que os discentes, membros do grupo, fazem parte do processo de elaboração e da aplicação das atividades na sala de aula com os professores multiplicadores. Desse modo atingimos o ponto crucial do projeto, a integração entre a pesquisa, o ensino e a extensão.PALAVRAS-CHAVE: MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCA |
id |
UNICID_06606235da6646a91a835bc4f0fb4271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/72 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
spelling |
O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJModelagem MatemáticaEducação MatemáticaLicenciatura em MatemáticaFormação Continuada do Professor de MatemáticaTutoriaRESUMOO presente artigo é resultado das ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente, junto ao Curso de Licenciatura de Matemática, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O projeto visa subsidiar os professores de Matemá- tica, denominados de professores multiplicadores, e alunos da Educação Básica, em sala de aula, para uma melhor conscientização em relação à cultura e preservação da água, apresentando suas diferentes formas de uso, seus ciclos, sua importância para a vida e para a história dos povos, processos de filtragem e de reutilização utilizando modelos matemáticos. Outro fator importante a ser destacado em nosso projeto é que os discentes, membros do grupo, fazem parte do processo de elaboração e da aplicação das atividades na sala de aula com os professores multiplicadores. Desse modo atingimos o ponto crucial do projeto, a integração entre a pesquisa, o ensino e a extensão.PALAVRAS-CHAVE: MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/7210.26843/v11.n1.2018.72.p136 - 142Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 136 - 142Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 136 - 142Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 136 - 1421982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/72/444Copyright (c) 2018 Pedro Carlos Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Pedro Carlos2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/72Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ |
title |
O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ |
spellingShingle |
O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ Pereira, Pedro Carlos Modelagem Matemática Educação Matemática Licenciatura em Matemática Formação Continuada do Professor de Matemática Tutoria Pereira, Pedro Carlos Modelagem Matemática Educação Matemática Licenciatura em Matemática Formação Continuada do Professor de Matemática Tutoria |
title_short |
O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ |
title_full |
O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ |
title_fullStr |
O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ |
title_full_unstemmed |
O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ |
title_sort |
O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ |
author |
Pereira, Pedro Carlos |
author_facet |
Pereira, Pedro Carlos Pereira, Pedro Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Pedro Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática Educação Matemática Licenciatura em Matemática Formação Continuada do Professor de Matemática Tutoria |
topic |
Modelagem Matemática Educação Matemática Licenciatura em Matemática Formação Continuada do Professor de Matemática Tutoria |
description |
RESUMOO presente artigo é resultado das ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente, junto ao Curso de Licenciatura de Matemática, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O projeto visa subsidiar os professores de Matemá- tica, denominados de professores multiplicadores, e alunos da Educação Básica, em sala de aula, para uma melhor conscientização em relação à cultura e preservação da água, apresentando suas diferentes formas de uso, seus ciclos, sua importância para a vida e para a história dos povos, processos de filtragem e de reutilização utilizando modelos matemáticos. Outro fator importante a ser destacado em nosso projeto é que os discentes, membros do grupo, fazem parte do processo de elaboração e da aplicação das atividades na sala de aula com os professores multiplicadores. Desse modo atingimos o ponto crucial do projeto, a integração entre a pesquisa, o ensino e a extensão.PALAVRAS-CHAVE: MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCA |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/72 10.26843/v11.n1.2018.72.p136 - 142 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/72 |
identifier_str_mv |
10.26843/v11.n1.2018.72.p136 - 142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/72/444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pedro Carlos Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pedro Carlos Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 136 - 142 Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 136 - 142 Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 136 - 142 1982-8632 10.26843/ae.v11.n1.2018 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822180466908725248 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26843/v11.n1.2018.72.p136 |