O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Carlos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
DOI: 10.26843/v11.n1.2018.72.p136
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/72
Resumo: RESUMOO presente artigo é resultado das ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente, junto ao Curso de Licenciatura de Matemática, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O projeto visa subsidiar os professores de Matemá- tica, denominados de professores multiplicadores, e alunos da Educação Básica, em sala de aula, para uma melhor conscientização em relação à cultura e preservação da água, apresentando suas diferentes formas de uso, seus ciclos, sua importância para a vida e para a história dos povos, processos de filtragem e de reutilização utilizando modelos matemáticos. Outro fator importante a ser destacado em nosso projeto é que os discentes, membros do grupo, fazem parte do processo de elaboração e da aplicação das atividades na sala de aula com os professores multiplicadores. Desse modo atingimos o ponto crucial do projeto, a integração entre a pesquisa, o ensino e a extensão.PALAVRAS-CHAVE: MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCA
id UNICID_06606235da6646a91a835bc4f0fb4271
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/72
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
spelling O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJModelagem MatemáticaEducação MatemáticaLicenciatura em MatemáticaFormação Continuada do Professor de MatemáticaTutoriaRESUMOO presente artigo é resultado das ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente, junto ao Curso de Licenciatura de Matemática, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O projeto visa subsidiar os professores de Matemá- tica, denominados de professores multiplicadores, e alunos da Educação Básica, em sala de aula, para uma melhor conscientização em relação à cultura e preservação da água, apresentando suas diferentes formas de uso, seus ciclos, sua importância para a vida e para a história dos povos, processos de filtragem e de reutilização utilizando modelos matemáticos. Outro fator importante a ser destacado em nosso projeto é que os discentes, membros do grupo, fazem parte do processo de elaboração e da aplicação das atividades na sala de aula com os professores multiplicadores. Desse modo atingimos o ponto crucial do projeto, a integração entre a pesquisa, o ensino e a extensão.PALAVRAS-CHAVE: MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/7210.26843/v11.n1.2018.72.p136 - 142Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 136 - 142Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 136 - 142Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 136 - 1421982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/72/444Copyright (c) 2018 Pedro Carlos Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Pedro Carlos2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/72Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ
title O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ
spellingShingle O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ
O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ
Pereira, Pedro Carlos
Modelagem Matemática
Educação Matemática
Licenciatura em Matemática
Formação Continuada do Professor de Matemática
Tutoria
Pereira, Pedro Carlos
Modelagem Matemática
Educação Matemática
Licenciatura em Matemática
Formação Continuada do Professor de Matemática
Tutoria
title_short O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ
title_full O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ
title_fullStr O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ
O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ
title_full_unstemmed O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ
O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ
title_sort O Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - a sua relação com o Curso de Licenciatura de Matemática na UFRRJ
author Pereira, Pedro Carlos
author_facet Pereira, Pedro Carlos
Pereira, Pedro Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Pedro Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Educação Matemática
Licenciatura em Matemática
Formação Continuada do Professor de Matemática
Tutoria
topic Modelagem Matemática
Educação Matemática
Licenciatura em Matemática
Formação Continuada do Professor de Matemática
Tutoria
description RESUMOO presente artigo é resultado das ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do Programa de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente, junto ao Curso de Licenciatura de Matemática, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O projeto visa subsidiar os professores de Matemá- tica, denominados de professores multiplicadores, e alunos da Educação Básica, em sala de aula, para uma melhor conscientização em relação à cultura e preservação da água, apresentando suas diferentes formas de uso, seus ciclos, sua importância para a vida e para a história dos povos, processos de filtragem e de reutilização utilizando modelos matemáticos. Outro fator importante a ser destacado em nosso projeto é que os discentes, membros do grupo, fazem parte do processo de elaboração e da aplicação das atividades na sala de aula com os professores multiplicadores. Desse modo atingimos o ponto crucial do projeto, a integração entre a pesquisa, o ensino e a extensão.PALAVRAS-CHAVE: MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCA
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/72
10.26843/v11.n1.2018.72.p136 - 142
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/72
identifier_str_mv 10.26843/v11.n1.2018.72.p136 - 142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/72/444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pedro Carlos Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pedro Carlos Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 136 - 142
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 136 - 142
Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 136 - 142
1982-8632
10.26843/ae.v11.n1.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822180466908725248
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26843/v11.n1.2018.72.p136