Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/710 |
Resumo: | Este artigo apresenta dados de uma pesquisa interinstitucional que teve por objetivo mapear percursos de formação estética de licenciandos de Pedagogia e de Arte de duas universidades públicas brasileiras. Recorrendo à proposta inspiradora dos ateliês biográficos e aos princípios do ateliê de arte, metodologicamente centrou atenção na ação do rememorar por meio de diferentes linguagens expressivas (pintura, recorte-colagem, desenho, música, dança, entre outros), além da palavra. Um diário de memórias e miudezas foi proposto como suporte para abrigar narrativas textuais e imagéticas no decorrer dos encontros-ateliês. Na leitura dos diários, foram identificadas narrativas da infância que enunciam, entre encontros e desencontros, paisagens e percursos trilhados pelos licenciandos na jornada de fazer-se pessoa; no campo da sensibilidade, dão a conhecer rotas, em meio à natureza, à família e à escola, pelas quais as oportunidades de criação e os sentidos foram aguçados ou reprimidos. |
id |
UNICID_126756f58d68a782f6db605820f6254e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/710 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arteNARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICASMEM? RIAS DE INF? NCIAFORMA? ? O EST? TICAFORMA? ? O DOCENTE.Este artigo apresenta dados de uma pesquisa interinstitucional que teve por objetivo mapear percursos de formação estética de licenciandos de Pedagogia e de Arte de duas universidades públicas brasileiras. Recorrendo à proposta inspiradora dos ateliês biográficos e aos princípios do ateliê de arte, metodologicamente centrou atenção na ação do rememorar por meio de diferentes linguagens expressivas (pintura, recorte-colagem, desenho, música, dança, entre outros), além da palavra. Um diário de memórias e miudezas foi proposto como suporte para abrigar narrativas textuais e imagéticas no decorrer dos encontros-ateliês. Na leitura dos diários, foram identificadas narrativas da infância que enunciam, entre encontros e desencontros, paisagens e percursos trilhados pelos licenciandos na jornada de fazer-se pessoa; no campo da sensibilidade, dão a conhecer rotas, em meio à natureza, à família e à escola, pelas quais as oportunidades de criação e os sentidos foram aguçados ou reprimidos.Universidade Cidade de São Paulo2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/71010.26843/v12.n2.2019.710.p164-180Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 2 (2019): Mai. / Ago. - 2019; 164-1801982-863210.26843/ae.v12.n2.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/710/669Copyright (c) 2019 Luciana Esmeralda Ostetto, Rosvita Kolb Bernardesinfo:eu-repo/semantics/openAccessOstetto, Luciana EsmeraldaBernardes, Rosvita Kolb2019-09-24T17:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/710Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:17:54Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte |
title |
Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte |
spellingShingle |
Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte Ostetto, Luciana Esmeralda NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS MEM? RIAS DE INF? NCIA FORMA? ? O EST? TICA FORMA? ? O DOCENTE. |
title_short |
Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte |
title_full |
Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte |
title_fullStr |
Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte |
title_full_unstemmed |
Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte |
title_sort |
Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte |
author |
Ostetto, Luciana Esmeralda |
author_facet |
Ostetto, Luciana Esmeralda Bernardes, Rosvita Kolb |
author_role |
author |
author2 |
Bernardes, Rosvita Kolb |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ostetto, Luciana Esmeralda Bernardes, Rosvita Kolb |
dc.subject.por.fl_str_mv |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS MEM? RIAS DE INF? NCIA FORMA? ? O EST? TICA FORMA? ? O DOCENTE. |
topic |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS MEM? RIAS DE INF? NCIA FORMA? ? O EST? TICA FORMA? ? O DOCENTE. |
description |
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa interinstitucional que teve por objetivo mapear percursos de formação estética de licenciandos de Pedagogia e de Arte de duas universidades públicas brasileiras. Recorrendo à proposta inspiradora dos ateliês biográficos e aos princípios do ateliê de arte, metodologicamente centrou atenção na ação do rememorar por meio de diferentes linguagens expressivas (pintura, recorte-colagem, desenho, música, dança, entre outros), além da palavra. Um diário de memórias e miudezas foi proposto como suporte para abrigar narrativas textuais e imagéticas no decorrer dos encontros-ateliês. Na leitura dos diários, foram identificadas narrativas da infância que enunciam, entre encontros e desencontros, paisagens e percursos trilhados pelos licenciandos na jornada de fazer-se pessoa; no campo da sensibilidade, dão a conhecer rotas, em meio à natureza, à família e à escola, pelas quais as oportunidades de criação e os sentidos foram aguçados ou reprimidos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/710 10.26843/v12.n2.2019.710.p164-180 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/710 |
identifier_str_mv |
10.26843/v12.n2.2019.710.p164-180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/710/669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciana Esmeralda Ostetto, Rosvita Kolb Bernardes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciana Esmeralda Ostetto, Rosvita Kolb Bernardes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 2 (2019): Mai. / Ago. - 2019; 164-180 1982-8632 10.26843/ae.v12.n2.2019 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315142273826816 |