Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostetto, Luciana Esmeralda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bernardes, Rosvita Kolb
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/710
Resumo: Este artigo apresenta dados de uma pesquisa interinstitucional que teve por objetivo mapear percursos de formação estética de licenciandos de Pedagogia e de Arte de duas universidades públicas brasileiras. Recorrendo à proposta inspiradora dos ateliês biográficos e aos princípios do ateliê de arte, metodologicamente centrou atenção na ação do rememorar por meio de diferentes linguagens expressivas (pintura, recorte-colagem, desenho, música, dança, entre outros), além da palavra. Um diário de memórias e miudezas foi proposto como suporte para abrigar narrativas textuais e imagéticas no decorrer dos encontros-ateliês. Na leitura dos diários, foram identificadas narrativas da infância que enunciam, entre encontros e desencontros, paisagens e percursos trilhados pelos licenciandos na jornada de fazer-se pessoa; no campo da sensibilidade, dão a conhecer rotas, em meio à natureza, à família e à escola, pelas quais as oportunidades de criação e os sentidos foram aguçados ou reprimidos.
id UNICID_126756f58d68a782f6db605820f6254e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/710
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arteNARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICASMEM? RIAS DE INF? NCIAFORMA? ? O EST? TICAFORMA? ? O DOCENTE.Este artigo apresenta dados de uma pesquisa interinstitucional que teve por objetivo mapear percursos de formação estética de licenciandos de Pedagogia e de Arte de duas universidades públicas brasileiras. Recorrendo à proposta inspiradora dos ateliês biográficos e aos princípios do ateliê de arte, metodologicamente centrou atenção na ação do rememorar por meio de diferentes linguagens expressivas (pintura, recorte-colagem, desenho, música, dança, entre outros), além da palavra. Um diário de memórias e miudezas foi proposto como suporte para abrigar narrativas textuais e imagéticas no decorrer dos encontros-ateliês. Na leitura dos diários, foram identificadas narrativas da infância que enunciam, entre encontros e desencontros, paisagens e percursos trilhados pelos licenciandos na jornada de fazer-se pessoa; no campo da sensibilidade, dão a conhecer rotas, em meio à natureza, à família e à escola, pelas quais as oportunidades de criação e os sentidos foram aguçados ou reprimidos.Universidade Cidade de São Paulo2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/71010.26843/v12.n2.2019.710.p164-180Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 2 (2019): Mai. / Ago. - 2019; 164-1801982-863210.26843/ae.v12.n2.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/710/669Copyright (c) 2019 Luciana Esmeralda Ostetto, Rosvita Kolb Bernardesinfo:eu-repo/semantics/openAccessOstetto, Luciana EsmeraldaBernardes, Rosvita Kolb2019-09-24T17:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/710Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:17:54Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte
title Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte
spellingShingle Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte
Ostetto, Luciana Esmeralda
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS
MEM? RIAS DE INF? NCIA
FORMA? ? O EST? TICA
FORMA? ? O DOCENTE.
title_short Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte
title_full Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte
title_fullStr Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte
title_full_unstemmed Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte
title_sort Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte
author Ostetto, Luciana Esmeralda
author_facet Ostetto, Luciana Esmeralda
Bernardes, Rosvita Kolb
author_role author
author2 Bernardes, Rosvita Kolb
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostetto, Luciana Esmeralda
Bernardes, Rosvita Kolb
dc.subject.por.fl_str_mv NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS
MEM? RIAS DE INF? NCIA
FORMA? ? O EST? TICA
FORMA? ? O DOCENTE.
topic NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS
MEM? RIAS DE INF? NCIA
FORMA? ? O EST? TICA
FORMA? ? O DOCENTE.
description Este artigo apresenta dados de uma pesquisa interinstitucional que teve por objetivo mapear percursos de formação estética de licenciandos de Pedagogia e de Arte de duas universidades públicas brasileiras. Recorrendo à proposta inspiradora dos ateliês biográficos e aos princípios do ateliê de arte, metodologicamente centrou atenção na ação do rememorar por meio de diferentes linguagens expressivas (pintura, recorte-colagem, desenho, música, dança, entre outros), além da palavra. Um diário de memórias e miudezas foi proposto como suporte para abrigar narrativas textuais e imagéticas no decorrer dos encontros-ateliês. Na leitura dos diários, foram identificadas narrativas da infância que enunciam, entre encontros e desencontros, paisagens e percursos trilhados pelos licenciandos na jornada de fazer-se pessoa; no campo da sensibilidade, dão a conhecer rotas, em meio à natureza, à família e à escola, pelas quais as oportunidades de criação e os sentidos foram aguçados ou reprimidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/710
10.26843/v12.n2.2019.710.p164-180
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/710
identifier_str_mv 10.26843/v12.n2.2019.710.p164-180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/710/669
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luciana Esmeralda Ostetto, Rosvita Kolb Bernardes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luciana Esmeralda Ostetto, Rosvita Kolb Bernardes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 2 (2019): Mai. / Ago. - 2019; 164-180
1982-8632
10.26843/ae.v12.n2.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142273826816