A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso

Bibliographic Details
Main Author: Da Costa, Leila Pessôa
Publication Date: 2018
Other Authors: Pavanello, Regina Maria
Format: Article
Language: por
Source: Revista @mbienteeducação
Download full: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/70
Summary: RESUMO Este artigo considera que a formação docente ocorre em dois níveis: formação da docência e a formação na docência. A formação da docência está relacionada à preparação dos profissionais para o exercício de sua atuação, no nosso caso, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e, mais especificamente, à formação deles para o ensino da Matemática. O outro momento, a forma- ção na docência, refere-se aos processos formativos, institucionalizados ou não, dos quais esses profissionais, depois de formados, participam no decorrer de sua atuação. Este artigo se insere no segundo caso e tem como pressuposto que a construção do conhecimento se faz de forma coletiva, superando a lógica que instaura o professor como sujeito individual, além de entender o espaço da escola como um local privilegiado para a constituição do sujeito coletivo. O objetivo foi investigar possíveis contribuições de um processo colaborativo de formação na docência a partir do conteúdo Números e Operações (NO) de professoras dos 4ºs e 5ºs anos do EF. O processo de intervenção deu-se a partir da produção dos alunos sobre o tema e observou-se que, ao empreenderem um processo reflexivo, as professoras se aprofundaram em seus saberes relativos ao tema NO, o que produziu mudanças na sua prática e na sua concepção sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.PALAVRAS-CHAVES: EDUCA
id UNICID_1e813fc4ad3d31f34d488b7b90561084
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/70
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de casoEducação MatemáticaAnos iniciais do Ensino FundamentalNúmeros e OperaçõesFormação Docente.RESUMO Este artigo considera que a formação docente ocorre em dois níveis: formação da docência e a formação na docência. A formação da docência está relacionada à preparação dos profissionais para o exercício de sua atuação, no nosso caso, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e, mais especificamente, à formação deles para o ensino da Matemática. O outro momento, a forma- ção na docência, refere-se aos processos formativos, institucionalizados ou não, dos quais esses profissionais, depois de formados, participam no decorrer de sua atuação. Este artigo se insere no segundo caso e tem como pressuposto que a construção do conhecimento se faz de forma coletiva, superando a lógica que instaura o professor como sujeito individual, além de entender o espaço da escola como um local privilegiado para a constituição do sujeito coletivo. O objetivo foi investigar possíveis contribuições de um processo colaborativo de formação na docência a partir do conteúdo Números e Operações (NO) de professoras dos 4ºs e 5ºs anos do EF. O processo de intervenção deu-se a partir da produção dos alunos sobre o tema e observou-se que, ao empreenderem um processo reflexivo, as professoras se aprofundaram em seus saberes relativos ao tema NO, o que produziu mudanças na sua prática e na sua concepção sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.PALAVRAS-CHAVES: EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/7010.26843/v11.n1.2018.70.p151 - 162Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 151 - 162Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 151 - 162Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 151 - 1621982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/70/449Copyright (c) 2018 Leila Pessôa da Costa; Maria Regina Pavanelloinfo:eu-repo/semantics/openAccessDa Costa, Leila PessôaPavanello, Regina Maria2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/70Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso
title A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso
spellingShingle A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso
Da Costa, Leila Pessôa
Educação Matemática
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Números e Operações
Formação Docente.
title_short A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso
title_full A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso
title_fullStr A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso
title_full_unstemmed A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso
title_sort A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso
author Da Costa, Leila Pessôa
author_facet Da Costa, Leila Pessôa
Pavanello, Regina Maria
author_role author
author2 Pavanello, Regina Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Costa, Leila Pessôa
Pavanello, Regina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Números e Operações
Formação Docente.
topic Educação Matemática
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Números e Operações
Formação Docente.
description RESUMO Este artigo considera que a formação docente ocorre em dois níveis: formação da docência e a formação na docência. A formação da docência está relacionada à preparação dos profissionais para o exercício de sua atuação, no nosso caso, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e, mais especificamente, à formação deles para o ensino da Matemática. O outro momento, a forma- ção na docência, refere-se aos processos formativos, institucionalizados ou não, dos quais esses profissionais, depois de formados, participam no decorrer de sua atuação. Este artigo se insere no segundo caso e tem como pressuposto que a construção do conhecimento se faz de forma coletiva, superando a lógica que instaura o professor como sujeito individual, além de entender o espaço da escola como um local privilegiado para a constituição do sujeito coletivo. O objetivo foi investigar possíveis contribuições de um processo colaborativo de formação na docência a partir do conteúdo Números e Operações (NO) de professoras dos 4ºs e 5ºs anos do EF. O processo de intervenção deu-se a partir da produção dos alunos sobre o tema e observou-se que, ao empreenderem um processo reflexivo, as professoras se aprofundaram em seus saberes relativos ao tema NO, o que produziu mudanças na sua prática e na sua concepção sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.PALAVRAS-CHAVES: EDUCA
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/70
10.26843/v11.n1.2018.70.p151 - 162
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/70
identifier_str_mv 10.26843/v11.n1.2018.70.p151 - 162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/70/449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Leila Pessôa da Costa; Maria Regina Pavanello
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Leila Pessôa da Costa; Maria Regina Pavanello
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 151 - 162
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 151 - 162
Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 151 - 162
1982-8632
10.26843/ae.v11.n1.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140383244288