A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista @mbienteeducação |
Download full: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/70 |
Summary: | RESUMO Este artigo considera que a formação docente ocorre em dois níveis: formação da docência e a formação na docência. A formação da docência está relacionada à preparação dos profissionais para o exercício de sua atuação, no nosso caso, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e, mais especificamente, à formação deles para o ensino da Matemática. O outro momento, a forma- ção na docência, refere-se aos processos formativos, institucionalizados ou não, dos quais esses profissionais, depois de formados, participam no decorrer de sua atuação. Este artigo se insere no segundo caso e tem como pressuposto que a construção do conhecimento se faz de forma coletiva, superando a lógica que instaura o professor como sujeito individual, além de entender o espaço da escola como um local privilegiado para a constituição do sujeito coletivo. O objetivo foi investigar possíveis contribuições de um processo colaborativo de formação na docência a partir do conteúdo Números e Operações (NO) de professoras dos 4ºs e 5ºs anos do EF. O processo de intervenção deu-se a partir da produção dos alunos sobre o tema e observou-se que, ao empreenderem um processo reflexivo, as professoras se aprofundaram em seus saberes relativos ao tema NO, o que produziu mudanças na sua prática e na sua concepção sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.PALAVRAS-CHAVES: EDUCA |
id |
UNICID_1e813fc4ad3d31f34d488b7b90561084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/70 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de casoEducação MatemáticaAnos iniciais do Ensino FundamentalNúmeros e OperaçõesFormação Docente.RESUMO Este artigo considera que a formação docente ocorre em dois níveis: formação da docência e a formação na docência. A formação da docência está relacionada à preparação dos profissionais para o exercício de sua atuação, no nosso caso, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e, mais especificamente, à formação deles para o ensino da Matemática. O outro momento, a forma- ção na docência, refere-se aos processos formativos, institucionalizados ou não, dos quais esses profissionais, depois de formados, participam no decorrer de sua atuação. Este artigo se insere no segundo caso e tem como pressuposto que a construção do conhecimento se faz de forma coletiva, superando a lógica que instaura o professor como sujeito individual, além de entender o espaço da escola como um local privilegiado para a constituição do sujeito coletivo. O objetivo foi investigar possíveis contribuições de um processo colaborativo de formação na docência a partir do conteúdo Números e Operações (NO) de professoras dos 4ºs e 5ºs anos do EF. O processo de intervenção deu-se a partir da produção dos alunos sobre o tema e observou-se que, ao empreenderem um processo reflexivo, as professoras se aprofundaram em seus saberes relativos ao tema NO, o que produziu mudanças na sua prática e na sua concepção sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.PALAVRAS-CHAVES: EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/7010.26843/v11.n1.2018.70.p151 - 162Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 151 - 162Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 151 - 162Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 151 - 1621982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/70/449Copyright (c) 2018 Leila Pessôa da Costa; Maria Regina Pavanelloinfo:eu-repo/semantics/openAccessDa Costa, Leila PessôaPavanello, Regina Maria2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/70Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso |
title |
A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso |
spellingShingle |
A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso Da Costa, Leila Pessôa Educação Matemática Anos iniciais do Ensino Fundamental Números e Operações Formação Docente. |
title_short |
A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso |
title_full |
A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso |
title_fullStr |
A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso |
title_sort |
A Prática em sala de aula como eixo da Formação Docente: um estudo de caso |
author |
Da Costa, Leila Pessôa |
author_facet |
Da Costa, Leila Pessôa Pavanello, Regina Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pavanello, Regina Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Costa, Leila Pessôa Pavanello, Regina Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Anos iniciais do Ensino Fundamental Números e Operações Formação Docente. |
topic |
Educação Matemática Anos iniciais do Ensino Fundamental Números e Operações Formação Docente. |
description |
RESUMO Este artigo considera que a formação docente ocorre em dois níveis: formação da docência e a formação na docência. A formação da docência está relacionada à preparação dos profissionais para o exercício de sua atuação, no nosso caso, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e, mais especificamente, à formação deles para o ensino da Matemática. O outro momento, a forma- ção na docência, refere-se aos processos formativos, institucionalizados ou não, dos quais esses profissionais, depois de formados, participam no decorrer de sua atuação. Este artigo se insere no segundo caso e tem como pressuposto que a construção do conhecimento se faz de forma coletiva, superando a lógica que instaura o professor como sujeito individual, além de entender o espaço da escola como um local privilegiado para a constituição do sujeito coletivo. O objetivo foi investigar possíveis contribuições de um processo colaborativo de formação na docência a partir do conteúdo Números e Operações (NO) de professoras dos 4ºs e 5ºs anos do EF. O processo de intervenção deu-se a partir da produção dos alunos sobre o tema e observou-se que, ao empreenderem um processo reflexivo, as professoras se aprofundaram em seus saberes relativos ao tema NO, o que produziu mudanças na sua prática e na sua concepção sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.PALAVRAS-CHAVES: EDUCA |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/70 10.26843/v11.n1.2018.70.p151 - 162 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/70 |
identifier_str_mv |
10.26843/v11.n1.2018.70.p151 - 162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/70/449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Leila Pessôa da Costa; Maria Regina Pavanello info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Leila Pessôa da Costa; Maria Regina Pavanello |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 151 - 162 Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 151 - 162 Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 151 - 162 1982-8632 10.26843/ae.v11.n1.2018 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140383244288 |