Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se o conceito de insubordinação criativa com o objetivo de analisar as contribuições que atitudes decorrentes dessa perspectiva podem trazer aos fazeres dos educadores matemáticos. Para isso, colocam-se em pauta discussões a respeito da complexidade educativa, da autonomia profissional, da prática reflexiva e do trabalho colaborativo. Pretende-se suscitar reflexões sobre a questão: Por que considerar a insubordinação criativa para redimensionar as práticas dos educadores matemáticos? Diante desta intenção, busca-se dialogar com teóricos da Educação e da Educação Matemática que se expressam de forma crítica e comprometida com a democracia, a justiça social, a ética e a solidariedade. Assim, justifica-se a necessidade de a comunidade reinventar as práticas da Educação Matemática. Palavras-chave: Insubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação Matemática |
id |
UNESP-14_d8f0ce9ad7a7ca751ada9d324190426b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8564 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemáticoInsubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação Matemática.Neste artigo apresenta-se o conceito de insubordinação criativa com o objetivo de analisar as contribuições que atitudes decorrentes dessa perspectiva podem trazer aos fazeres dos educadores matemáticos. Para isso, colocam-se em pauta discussões a respeito da complexidade educativa, da autonomia profissional, da prática reflexiva e do trabalho colaborativo. Pretende-se suscitar reflexões sobre a questão: Por que considerar a insubordinação criativa para redimensionar as práticas dos educadores matemáticos? Diante desta intenção, busca-se dialogar com teóricos da Educação e da Educação Matemática que se expressam de forma crítica e comprometida com a democracia, a justiça social, a ética e a solidariedade. Assim, justifica-se a necessidade de a comunidade reinventar as práticas da Educação Matemática. Palavras-chave: Insubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação MatemáticaUNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReflexão e posicionamento.application/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 01-171980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564/6584https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564/9983D'Ambrosio, Beatriz SilvaLopes, Celi Espasandininfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:44Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8564Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:44Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático |
title |
Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático |
spellingShingle |
Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático D'Ambrosio, Beatriz Silva Insubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação Matemática. |
title_short |
Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático |
title_full |
Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático |
title_fullStr |
Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático |
title_full_unstemmed |
Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático |
title_sort |
Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático |
author |
D'Ambrosio, Beatriz Silva |
author_facet |
D'Ambrosio, Beatriz Silva Lopes, Celi Espasandin |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Celi Espasandin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Ambrosio, Beatriz Silva Lopes, Celi Espasandin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Insubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação Matemática. |
topic |
Insubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação Matemática. |
description |
Neste artigo apresenta-se o conceito de insubordinação criativa com o objetivo de analisar as contribuições que atitudes decorrentes dessa perspectiva podem trazer aos fazeres dos educadores matemáticos. Para isso, colocam-se em pauta discussões a respeito da complexidade educativa, da autonomia profissional, da prática reflexiva e do trabalho colaborativo. Pretende-se suscitar reflexões sobre a questão: Por que considerar a insubordinação criativa para redimensionar as práticas dos educadores matemáticos? Diante desta intenção, busca-se dialogar com teóricos da Educação e da Educação Matemática que se expressam de forma crítica e comprometida com a democracia, a justiça social, a ética e a solidariedade. Assim, justifica-se a necessidade de a comunidade reinventar as práticas da Educação Matemática. Palavras-chave: Insubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação Matemática |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Reflexão e posicionamento. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564/6584 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564/9983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 01-17 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875099295744 |