Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Ambrosio, Beatriz Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lopes, Celi Espasandin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564
Resumo: Neste artigo apresenta-se o conceito de insubordinação criativa com o objetivo de analisar as contribuições que atitudes decorrentes dessa perspectiva podem trazer aos fazeres dos educadores matemáticos. Para isso, colocam-se em pauta discussões a respeito da complexidade educativa, da autonomia profissional, da prática reflexiva e do trabalho colaborativo. Pretende-se suscitar reflexões sobre a questão: Por que considerar a insubordinação criativa para redimensionar as práticas dos educadores matemáticos? Diante desta intenção, busca-se dialogar com teóricos da Educação e da Educação Matemática que se expressam de forma crítica e comprometida com a democracia, a justiça social, a ética e a solidariedade. Assim, justifica-se a necessidade de a comunidade reinventar as práticas da Educação Matemática. Palavras-chave: Insubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação Matemática
id UNESP-14_d8f0ce9ad7a7ca751ada9d324190426b
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8564
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemáticoInsubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação Matemática.Neste artigo apresenta-se o conceito de insubordinação criativa com o objetivo de analisar as contribuições que atitudes decorrentes dessa perspectiva podem trazer aos fazeres dos educadores matemáticos. Para isso, colocam-se em pauta discussões a respeito da complexidade educativa, da autonomia profissional, da prática reflexiva e do trabalho colaborativo. Pretende-se suscitar reflexões sobre a questão: Por que considerar a insubordinação criativa para redimensionar as práticas dos educadores matemáticos? Diante desta intenção, busca-se dialogar com teóricos da Educação e da Educação Matemática que se expressam de forma crítica e comprometida com a democracia, a justiça social, a ética e a solidariedade. Assim, justifica-se a necessidade de a comunidade reinventar as práticas da Educação Matemática. Palavras-chave: Insubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação MatemáticaUNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReflexão e posicionamento.application/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 01-171980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564/6584https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564/9983D'Ambrosio, Beatriz SilvaLopes, Celi Espasandininfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:44Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8564Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:44Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático
title Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático
spellingShingle Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático
D'Ambrosio, Beatriz Silva
Insubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação Matemática.
title_short Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático
title_full Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático
title_fullStr Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático
title_full_unstemmed Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático
title_sort Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático
author D'Ambrosio, Beatriz Silva
author_facet D'Ambrosio, Beatriz Silva
Lopes, Celi Espasandin
author_role author
author2 Lopes, Celi Espasandin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Ambrosio, Beatriz Silva
Lopes, Celi Espasandin
dc.subject.por.fl_str_mv Insubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação Matemática.
topic Insubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação Matemática.
description Neste artigo apresenta-se o conceito de insubordinação criativa com o objetivo de analisar as contribuições que atitudes decorrentes dessa perspectiva podem trazer aos fazeres dos educadores matemáticos. Para isso, colocam-se em pauta discussões a respeito da complexidade educativa, da autonomia profissional, da prática reflexiva e do trabalho colaborativo. Pretende-se suscitar reflexões sobre a questão: Por que considerar a insubordinação criativa para redimensionar as práticas dos educadores matemáticos? Diante desta intenção, busca-se dialogar com teóricos da Educação e da Educação Matemática que se expressam de forma crítica e comprometida com a democracia, a justiça social, a ética e a solidariedade. Assim, justifica-se a necessidade de a comunidade reinventar as práticas da Educação Matemática. Palavras-chave: Insubordinação. Criatividade. Professor. Pesquisador. Educação Matemática
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reflexão e posicionamento.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564/6584
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564/9983
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 01-17
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875099295744