História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi, Anieli Joana de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gregorio, Janine Marques da Costa, Rodriguês, Jeremias Stein
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209218
Resumo: Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/article/view/2178
id UFSC_c157c491d07af6199549b875236e2d84
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/209218
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de ProfessoresHistória da Educação MatemáticaInsubordinação criativaFormação de professoresDisponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/article/view/2178Uma formação de professores que busca abordar a história do ensino de Matemática, de modo a refletir sobre aspectos da profissão, a escola e a disciplina, teria uma maior possibilidade de formar um professor propenso a insubordinações criativas? Na tentativa de responder a essa pergunta, buscamos apresentar o campo da História da educação matemática como facilitador de tal postura na formação daqueles que ensinam matemática. Discussões foram feitas acerca da criação do campo de História da educação matemática, sua inserção em cursos de licenciatura e suas relações com a formação dos professores. Baseamo-nos principalmente em Valente (2003, 2010, 2013, 2014, 2017), quanto ao campo da História da educação matemática, Oliveira (2017), no que se refere à criação de disciplinas nesta área, e D’Ambrosio e Lopes (2014, 2015), para abordar a insubordinação criativa do educador matemático. Concluímos que a formação de professores reflexivos é profundamente beneficiada por estudos acerca da história do ensino de matemática, desnaturalizando práticas e modelos da educação escolar, possibilitando assim a efetivação de ações de insubordinação criativa por parte do professor. Deste modo, a criação da disciplina “História da educação matemática se constitui como incentivadora de insubordinações criativas na educação.International Journal for Research in Mathematics Education2020-06-29T14:25:04Z2020-06-29T14:25:04Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGODOI, A. J.; GREGORIO, J. M. C.; RODRIGUÊS, J. S.. História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores. RIPEM, v. 10, p. 29-43, 2020.2238-0345https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209218Godoi, Anieli Joana deGregorio, Janine Marques da CostaRodriguês, Jeremias Steinporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-29T14:25:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/209218Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-06-29T14:25:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores
title História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores
spellingShingle História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores
Godoi, Anieli Joana de
História da Educação Matemática
Insubordinação criativa
Formação de professores
title_short História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores
title_full História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores
title_fullStr História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores
title_full_unstemmed História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores
title_sort História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores
author Godoi, Anieli Joana de
author_facet Godoi, Anieli Joana de
Gregorio, Janine Marques da Costa
Rodriguês, Jeremias Stein
author_role author
author2 Gregorio, Janine Marques da Costa
Rodriguês, Jeremias Stein
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoi, Anieli Joana de
Gregorio, Janine Marques da Costa
Rodriguês, Jeremias Stein
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Insubordinação criativa
Formação de professores
topic História da Educação Matemática
Insubordinação criativa
Formação de professores
description Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/article/view/2178
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29T14:25:04Z
2020-06-29T14:25:04Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GODOI, A. J.; GREGORIO, J. M. C.; RODRIGUÊS, J. S.. História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores. RIPEM, v. 10, p. 29-43, 2020.
2238-0345
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209218
identifier_str_mv GODOI, A. J.; GREGORIO, J. M. C.; RODRIGUÊS, J. S.. História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores. RIPEM, v. 10, p. 29-43, 2020.
2238-0345
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv International Journal for Research in Mathematics Education
publisher.none.fl_str_mv International Journal for Research in Mathematics Education
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652380651126784