História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209218 |
Resumo: | Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/article/view/2178 |
id |
UFSC_c157c491d07af6199549b875236e2d84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/209218 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de ProfessoresHistória da Educação MatemáticaInsubordinação criativaFormação de professoresDisponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/article/view/2178Uma formação de professores que busca abordar a história do ensino de Matemática, de modo a refletir sobre aspectos da profissão, a escola e a disciplina, teria uma maior possibilidade de formar um professor propenso a insubordinações criativas? Na tentativa de responder a essa pergunta, buscamos apresentar o campo da História da educação matemática como facilitador de tal postura na formação daqueles que ensinam matemática. Discussões foram feitas acerca da criação do campo de História da educação matemática, sua inserção em cursos de licenciatura e suas relações com a formação dos professores. Baseamo-nos principalmente em Valente (2003, 2010, 2013, 2014, 2017), quanto ao campo da História da educação matemática, Oliveira (2017), no que se refere à criação de disciplinas nesta área, e D’Ambrosio e Lopes (2014, 2015), para abordar a insubordinação criativa do educador matemático. Concluímos que a formação de professores reflexivos é profundamente beneficiada por estudos acerca da história do ensino de matemática, desnaturalizando práticas e modelos da educação escolar, possibilitando assim a efetivação de ações de insubordinação criativa por parte do professor. Deste modo, a criação da disciplina “História da educação matemática se constitui como incentivadora de insubordinações criativas na educação.International Journal for Research in Mathematics Education2020-06-29T14:25:04Z2020-06-29T14:25:04Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGODOI, A. J.; GREGORIO, J. M. C.; RODRIGUÊS, J. S.. História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores. RIPEM, v. 10, p. 29-43, 2020.2238-0345https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209218Godoi, Anieli Joana deGregorio, Janine Marques da CostaRodriguês, Jeremias Steinporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-29T14:25:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/209218Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-06-29T14:25:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores |
title |
História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores |
spellingShingle |
História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores Godoi, Anieli Joana de História da Educação Matemática Insubordinação criativa Formação de professores |
title_short |
História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores |
title_full |
História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores |
title_fullStr |
História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores |
title_full_unstemmed |
História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores |
title_sort |
História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores |
author |
Godoi, Anieli Joana de |
author_facet |
Godoi, Anieli Joana de Gregorio, Janine Marques da Costa Rodriguês, Jeremias Stein |
author_role |
author |
author2 |
Gregorio, Janine Marques da Costa Rodriguês, Jeremias Stein |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoi, Anieli Joana de Gregorio, Janine Marques da Costa Rodriguês, Jeremias Stein |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Insubordinação criativa Formação de professores |
topic |
História da Educação Matemática Insubordinação criativa Formação de professores |
description |
Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/article/view/2178 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29T14:25:04Z 2020-06-29T14:25:04Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GODOI, A. J.; GREGORIO, J. M. C.; RODRIGUÊS, J. S.. História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores. RIPEM, v. 10, p. 29-43, 2020. 2238-0345 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209218 |
identifier_str_mv |
GODOI, A. J.; GREGORIO, J. M. C.; RODRIGUÊS, J. S.. História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores. RIPEM, v. 10, p. 29-43, 2020. 2238-0345 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
International Journal for Research in Mathematics Education |
publisher.none.fl_str_mv |
International Journal for Research in Mathematics Education |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652380651126784 |