Trajetórias profissionais de professoras coordenadoras pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Mirro Andreolo da Silva Costa de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sá, Maria Auxiliadora Ávila dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/43
Resumo: ResumoComo ocorre o processo de constituição profissional do Professor Coordenador Pedagógico? Foi nesse sentido que o presente artigo buscou na análise das proposições das profissionais entrevistadas o percurso que as levou a serem designadas como gestoras. A população da pesquisa foi composta por docentes designados junto à rede pública estadual de Municípios do Interior Paulista, onde está implementado o Programa Ensino Integral, proposto pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Por meio de um levantamento bibliográfico, a realização de entrevistas, a elaboração e a revisão de biogramas, foi possível refletir sobre as trajetórias profissionais e os incidentes críticos observados em meio às próprias trajetórias. Com o objetivo de compreender o processo de constituição profissional do Professor Coordenador Pedagógico que atua junto ao Programa de Ensino Integral, a pesquisa permitiu observar, dentre diferentes elementos de inferência, que as narrativas-biográficas permitiram uma discussão sobre a tomada da decisão de participar do processo de escolha do Coordenador Pedagógico nas escolas estaduais. Logo, segue-se confirmando, no contexto em que se realizou a pesquisa de natureza metodológica qualitativa, que os saberes docentes que mobilizam as práticas pedagógicas dos professores sofrem influencias das histórias de vida e são por estas (re)significadas, assim como o modo como cada professor compreende e atua na profissão é resultante da emergência das suas experiências.PALAVRAS-CHAVE: Formação docente ;Coordenador Pedagógico ;Narrativa biográfica. THE PROCESS OF PROFESSIONAL CONSTITUTION OF THE PEDAGOGICAL COORDINATORABSTRACT How is the process of professional constitution of the Pedagogical Coordinator? It was in this sense that the present article sought in the analysis of the proposals of professionals interviewed or path that led to being designated as managers. The research population was composed of teachers assigned to the state public network of Municipalities of Interior Paulista, where the Integral Education Program, implemented by the State of São Paulo
id UNICID_448098f6a6c7e90d8039f0da0e50095b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Trajetórias profissionais de professoras coordenadoras pedagógicasResumoComo ocorre o processo de constituição profissional do Professor Coordenador Pedagógico? Foi nesse sentido que o presente artigo buscou na análise das proposições das profissionais entrevistadas o percurso que as levou a serem designadas como gestoras. A população da pesquisa foi composta por docentes designados junto à rede pública estadual de Municípios do Interior Paulista, onde está implementado o Programa Ensino Integral, proposto pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Por meio de um levantamento bibliográfico, a realização de entrevistas, a elaboração e a revisão de biogramas, foi possível refletir sobre as trajetórias profissionais e os incidentes críticos observados em meio às próprias trajetórias. Com o objetivo de compreender o processo de constituição profissional do Professor Coordenador Pedagógico que atua junto ao Programa de Ensino Integral, a pesquisa permitiu observar, dentre diferentes elementos de inferência, que as narrativas-biográficas permitiram uma discussão sobre a tomada da decisão de participar do processo de escolha do Coordenador Pedagógico nas escolas estaduais. Logo, segue-se confirmando, no contexto em que se realizou a pesquisa de natureza metodológica qualitativa, que os saberes docentes que mobilizam as práticas pedagógicas dos professores sofrem influencias das histórias de vida e são por estas (re)significadas, assim como o modo como cada professor compreende e atua na profissão é resultante da emergência das suas experiências.PALAVRAS-CHAVE: Formação docente ;Coordenador Pedagógico ;Narrativa biográfica. THE PROCESS OF PROFESSIONAL CONSTITUTION OF THE PEDAGOGICAL COORDINATORABSTRACT How is the process of professional constitution of the Pedagogical Coordinator? It was in this sense that the present article sought in the analysis of the proposals of professionals interviewed or path that led to being designated as managers. The research population was composed of teachers assigned to the state public network of Municipalities of Interior Paulista, where the Integral Education Program, implemented by the State of São PauloUniversidade Cidade de São Paulo2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/4310.26843/v10.n1.2017.43.p117 - 145Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 1: Jan. / Jun. 2017; 117 - 1451982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/43/44Copyright (c) 2017 Mirro Andreolo da Silva Costa de Moraes, Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Mirro Andreolo da Silva Costa deSá, Maria Auxiliadora Ávila dos Santos2018-06-15T21:11:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-15T21:11:24Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias profissionais de professoras coordenadoras pedagógicas
title Trajetórias profissionais de professoras coordenadoras pedagógicas
spellingShingle Trajetórias profissionais de professoras coordenadoras pedagógicas
Moraes, Mirro Andreolo da Silva Costa de
title_short Trajetórias profissionais de professoras coordenadoras pedagógicas
title_full Trajetórias profissionais de professoras coordenadoras pedagógicas
title_fullStr Trajetórias profissionais de professoras coordenadoras pedagógicas
title_full_unstemmed Trajetórias profissionais de professoras coordenadoras pedagógicas
title_sort Trajetórias profissionais de professoras coordenadoras pedagógicas
author Moraes, Mirro Andreolo da Silva Costa de
author_facet Moraes, Mirro Andreolo da Silva Costa de
Sá, Maria Auxiliadora Ávila dos Santos
author_role author
author2 Sá, Maria Auxiliadora Ávila dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Mirro Andreolo da Silva Costa de
Sá, Maria Auxiliadora Ávila dos Santos
description ResumoComo ocorre o processo de constituição profissional do Professor Coordenador Pedagógico? Foi nesse sentido que o presente artigo buscou na análise das proposições das profissionais entrevistadas o percurso que as levou a serem designadas como gestoras. A população da pesquisa foi composta por docentes designados junto à rede pública estadual de Municípios do Interior Paulista, onde está implementado o Programa Ensino Integral, proposto pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Por meio de um levantamento bibliográfico, a realização de entrevistas, a elaboração e a revisão de biogramas, foi possível refletir sobre as trajetórias profissionais e os incidentes críticos observados em meio às próprias trajetórias. Com o objetivo de compreender o processo de constituição profissional do Professor Coordenador Pedagógico que atua junto ao Programa de Ensino Integral, a pesquisa permitiu observar, dentre diferentes elementos de inferência, que as narrativas-biográficas permitiram uma discussão sobre a tomada da decisão de participar do processo de escolha do Coordenador Pedagógico nas escolas estaduais. Logo, segue-se confirmando, no contexto em que se realizou a pesquisa de natureza metodológica qualitativa, que os saberes docentes que mobilizam as práticas pedagógicas dos professores sofrem influencias das histórias de vida e são por estas (re)significadas, assim como o modo como cada professor compreende e atua na profissão é resultante da emergência das suas experiências.PALAVRAS-CHAVE: Formação docente ;Coordenador Pedagógico ;Narrativa biográfica. THE PROCESS OF PROFESSIONAL CONSTITUTION OF THE PEDAGOGICAL COORDINATORABSTRACT How is the process of professional constitution of the Pedagogical Coordinator? It was in this sense that the present article sought in the analysis of the proposals of professionals interviewed or path that led to being designated as managers. The research population was composed of teachers assigned to the state public network of Municipalities of Interior Paulista, where the Integral Education Program, implemented by the State of São Paulo
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/43
10.26843/v10.n1.2017.43.p117 - 145
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/43
identifier_str_mv 10.26843/v10.n1.2017.43.p117 - 145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/43/44
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Mirro Andreolo da Silva Costa de Moraes, Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Mirro Andreolo da Silva Costa de Moraes, Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 1: Jan. / Jun. 2017; 117 - 145
1982-8632
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141030215680