Fundamentos pedagógicos e dimensões do processo educativo de ensino-aprendizagem: questões básicas da Escola Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Mary
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/174
Resumo: Resumo Este estudo tem como objetivo rever e exemplificar fundamentos e dimensões do processo educativo de ensino-aparendizagem. Essa revisão é justificada pela necessidade de lembrar e realçar a importância dos fundamentos para a contextualização da escola e suas práticas pedagógicas. A metodologia adotada na formulação deste trabalho caracteriza-se como uma revisão teórica, que não pretende esgotar, mas apenas exemplificar abordagens significativas de alguns dos elementos que constituem referências ao ato educativo de ensinar e aprender. Observa-se, também, nos tempos contemporâneos da era cibernética e do primado das tecnologias globalizadas da comunicação e informatização, a relevância de que não se percam ou esqueçam os fundamentos que auxiliam a compreender a própria natureza da educação em suas múltiplas dimensões, especialmente aquelas que expressam o seu comprometimento humano, existencial e sociopolítico. Ressalvando a amplitude e complexidade desses fundamentos, e reafirmando o propósito exemplificativo da revisão de aportes feita neste texto, abordam-se aspectos dos fatores sociológicos, psicológicos, biológicos e econômicos, que trazem subsídios relevantes à ação da Escola Básica, que tem no processo de ensino-aprendizagem um compromisso essencial dessa ação.Palavras-chave: Escola Básica; Fundamentos pedagógicos; Processo de ensino-aprendizagem.Pedagogical fundaments and dimensions of the educational process of teaching-learning: basic questions of Primary SchoolAbstract This study aims to review and exemplify fundaments and dimensions of the educational process of teaching-learning. This review is justified by the necessity of reminding and enhancing the importance of the fundaments for the contextualization of school and its pedagogical practices. The methodology adopted in the formulation of this paper is characterized as a theoretical review, which does not intend to be exhaustive, but only to exemplify significant approaches of some of the elements that refer to the educational teaching-learning process. It is also noticed that, in the contemporary times of the cybernetic era and beginning of the globalized communication and computerized technologies, the relevance of fundaments that help to understand the nature of education in its multiple dimensions does not go unnoticed, especially of those that express their human, existential and sociopolitical commitment. Stressing the wideness and complexity of these fundaments, and reaffirming the illustrative purposes of the review of the contributions made in this text, we have approached aspects of sociological, psychological, biological and economical factors that bring relevant subsides for the Primary School, which has an essential commitment in this teaching-learning process. Key words: Basic School; Pedagogical fundaments; Teaching-learning process.
id UNICID_8476e72a91266d4ec763e7cda4f72126
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/174
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Fundamentos pedagógicos e dimensões do processo educativo de ensino-aprendizagem: questões básicas da Escola BásicaEscola Básicafundamentos pedagógicosprocesso de ensino-aprendizagemResumo Este estudo tem como objetivo rever e exemplificar fundamentos e dimensões do processo educativo de ensino-aparendizagem. Essa revisão é justificada pela necessidade de lembrar e realçar a importância dos fundamentos para a contextualização da escola e suas práticas pedagógicas. A metodologia adotada na formulação deste trabalho caracteriza-se como uma revisão teórica, que não pretende esgotar, mas apenas exemplificar abordagens significativas de alguns dos elementos que constituem referências ao ato educativo de ensinar e aprender. Observa-se, também, nos tempos contemporâneos da era cibernética e do primado das tecnologias globalizadas da comunicação e informatização, a relevância de que não se percam ou esqueçam os fundamentos que auxiliam a compreender a própria natureza da educação em suas múltiplas dimensões, especialmente aquelas que expressam o seu comprometimento humano, existencial e sociopolítico. Ressalvando a amplitude e complexidade desses fundamentos, e reafirmando o propósito exemplificativo da revisão de aportes feita neste texto, abordam-se aspectos dos fatores sociológicos, psicológicos, biológicos e econômicos, que trazem subsídios relevantes à ação da Escola Básica, que tem no processo de ensino-aprendizagem um compromisso essencial dessa ação.Palavras-chave: Escola Básica; Fundamentos pedagógicos; Processo de ensino-aprendizagem.Pedagogical fundaments and dimensions of the educational process of teaching-learning: basic questions of Primary SchoolAbstract This study aims to review and exemplify fundaments and dimensions of the educational process of teaching-learning. This review is justified by the necessity of reminding and enhancing the importance of the fundaments for the contextualization of school and its pedagogical practices. The methodology adopted in the formulation of this paper is characterized as a theoretical review, which does not intend to be exhaustive, but only to exemplify significant approaches of some of the elements that refer to the educational teaching-learning process. It is also noticed that, in the contemporary times of the cybernetic era and beginning of the globalized communication and computerized technologies, the relevance of fundaments that help to understand the nature of education in its multiple dimensions does not go unnoticed, especially of those that express their human, existential and sociopolitical commitment. Stressing the wideness and complexity of these fundaments, and reaffirming the illustrative purposes of the review of the contributions made in this text, we have approached aspects of sociological, psychological, biological and economical factors that bring relevant subsides for the Primary School, which has an essential commitment in this teaching-learning process. Key words: Basic School; Pedagogical fundaments; Teaching-learning process.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/17410.26843/v3.n1.2010.174.p159 - 165Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 159 - 1651982-863210.26843/ae.v3.n1.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/174/430Copyright (c) 2017 Mary Rangelinfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Mary2018-07-04T10:08:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/174Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:08:58Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos pedagógicos e dimensões do processo educativo de ensino-aprendizagem: questões básicas da Escola Básica
title Fundamentos pedagógicos e dimensões do processo educativo de ensino-aprendizagem: questões básicas da Escola Básica
spellingShingle Fundamentos pedagógicos e dimensões do processo educativo de ensino-aprendizagem: questões básicas da Escola Básica
Rangel, Mary
Escola Básica
fundamentos pedagógicos
processo de ensino-aprendizagem
title_short Fundamentos pedagógicos e dimensões do processo educativo de ensino-aprendizagem: questões básicas da Escola Básica
title_full Fundamentos pedagógicos e dimensões do processo educativo de ensino-aprendizagem: questões básicas da Escola Básica
title_fullStr Fundamentos pedagógicos e dimensões do processo educativo de ensino-aprendizagem: questões básicas da Escola Básica
title_full_unstemmed Fundamentos pedagógicos e dimensões do processo educativo de ensino-aprendizagem: questões básicas da Escola Básica
title_sort Fundamentos pedagógicos e dimensões do processo educativo de ensino-aprendizagem: questões básicas da Escola Básica
author Rangel, Mary
author_facet Rangel, Mary
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Mary
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Básica
fundamentos pedagógicos
processo de ensino-aprendizagem
topic Escola Básica
fundamentos pedagógicos
processo de ensino-aprendizagem
description Resumo Este estudo tem como objetivo rever e exemplificar fundamentos e dimensões do processo educativo de ensino-aparendizagem. Essa revisão é justificada pela necessidade de lembrar e realçar a importância dos fundamentos para a contextualização da escola e suas práticas pedagógicas. A metodologia adotada na formulação deste trabalho caracteriza-se como uma revisão teórica, que não pretende esgotar, mas apenas exemplificar abordagens significativas de alguns dos elementos que constituem referências ao ato educativo de ensinar e aprender. Observa-se, também, nos tempos contemporâneos da era cibernética e do primado das tecnologias globalizadas da comunicação e informatização, a relevância de que não se percam ou esqueçam os fundamentos que auxiliam a compreender a própria natureza da educação em suas múltiplas dimensões, especialmente aquelas que expressam o seu comprometimento humano, existencial e sociopolítico. Ressalvando a amplitude e complexidade desses fundamentos, e reafirmando o propósito exemplificativo da revisão de aportes feita neste texto, abordam-se aspectos dos fatores sociológicos, psicológicos, biológicos e econômicos, que trazem subsídios relevantes à ação da Escola Básica, que tem no processo de ensino-aprendizagem um compromisso essencial dessa ação.Palavras-chave: Escola Básica; Fundamentos pedagógicos; Processo de ensino-aprendizagem.Pedagogical fundaments and dimensions of the educational process of teaching-learning: basic questions of Primary SchoolAbstract This study aims to review and exemplify fundaments and dimensions of the educational process of teaching-learning. This review is justified by the necessity of reminding and enhancing the importance of the fundaments for the contextualization of school and its pedagogical practices. The methodology adopted in the formulation of this paper is characterized as a theoretical review, which does not intend to be exhaustive, but only to exemplify significant approaches of some of the elements that refer to the educational teaching-learning process. It is also noticed that, in the contemporary times of the cybernetic era and beginning of the globalized communication and computerized technologies, the relevance of fundaments that help to understand the nature of education in its multiple dimensions does not go unnoticed, especially of those that express their human, existential and sociopolitical commitment. Stressing the wideness and complexity of these fundaments, and reaffirming the illustrative purposes of the review of the contributions made in this text, we have approached aspects of sociological, psychological, biological and economical factors that bring relevant subsides for the Primary School, which has an essential commitment in this teaching-learning process. Key words: Basic School; Pedagogical fundaments; Teaching-learning process.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/174
10.26843/v3.n1.2010.174.p159 - 165
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/174
identifier_str_mv 10.26843/v3.n1.2010.174.p159 - 165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/174/430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Mary Rangel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Mary Rangel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 159 - 165
1982-8632
10.26843/ae.v3.n1.2010
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141545066496