Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/170 |
Resumo: | ResumoEste artigo trata dos processos envolvidos no ensino-aprendizagem dos diversos gêneros discursivos presentes na sociedade e retratados na escola. Por meio de algumas reflexões, elencamos, neste artigo, algumas metodologias para o aprimoramento do ensino de tais gêneros discursivos nas práticas escolares. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Práticas escriturais; Gêneros textuais.Portuguese writing and teaching: some considerations about the process of authorshipAbstract This article discusses the teaching/learning processes of the several discursive genres that are present in the society and reflected at school. Through some considerations, we listed in this article some methodologies for improving the teaching of these discursive genres in schools. Key words: Portuguese teaching; Writing practice; Discursive genres. |
id |
UNICID_98589ff76f08f45438a3e5476bd12c7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/170 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoriaEnsino de Língua Portuguesapráticas escrituraisgêneros textuaisResumoEste artigo trata dos processos envolvidos no ensino-aprendizagem dos diversos gêneros discursivos presentes na sociedade e retratados na escola. Por meio de algumas reflexões, elencamos, neste artigo, algumas metodologias para o aprimoramento do ensino de tais gêneros discursivos nas práticas escolares. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Práticas escriturais; Gêneros textuais.Portuguese writing and teaching: some considerations about the process of authorshipAbstract This article discusses the teaching/learning processes of the several discursive genres that are present in the society and reflected at school. Through some considerations, we listed in this article some methodologies for improving the teaching of these discursive genres in schools. Key words: Portuguese teaching; Writing practice; Discursive genres.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/17010.26843/v3.n1.2010.170.p104 - 112Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 104 - 1121982-863210.26843/ae.v3.n1.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/170/426Copyright (c) 2017 Luiz Antonio Ferreira, Angelo Alecsandro Dal Colinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Luiz AntonioCol, Angelo Alecsandro Dal2018-07-04T10:00:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/170Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:00:51Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria |
title |
Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria |
spellingShingle |
Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria Ferreira, Luiz Antonio Ensino de Língua Portuguesa práticas escriturais gêneros textuais |
title_short |
Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria |
title_full |
Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria |
title_fullStr |
Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria |
title_full_unstemmed |
Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria |
title_sort |
Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria |
author |
Ferreira, Luiz Antonio |
author_facet |
Ferreira, Luiz Antonio Col, Angelo Alecsandro Dal |
author_role |
author |
author2 |
Col, Angelo Alecsandro Dal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Luiz Antonio Col, Angelo Alecsandro Dal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Portuguesa práticas escriturais gêneros textuais |
topic |
Ensino de Língua Portuguesa práticas escriturais gêneros textuais |
description |
ResumoEste artigo trata dos processos envolvidos no ensino-aprendizagem dos diversos gêneros discursivos presentes na sociedade e retratados na escola. Por meio de algumas reflexões, elencamos, neste artigo, algumas metodologias para o aprimoramento do ensino de tais gêneros discursivos nas práticas escolares. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Práticas escriturais; Gêneros textuais.Portuguese writing and teaching: some considerations about the process of authorshipAbstract This article discusses the teaching/learning processes of the several discursive genres that are present in the society and reflected at school. Through some considerations, we listed in this article some methodologies for improving the teaching of these discursive genres in schools. Key words: Portuguese teaching; Writing practice; Discursive genres. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/170 10.26843/v3.n1.2010.170.p104 - 112 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/170 |
identifier_str_mv |
10.26843/v3.n1.2010.170.p104 - 112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/170/426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Luiz Antonio Ferreira, Angelo Alecsandro Dal Col info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Luiz Antonio Ferreira, Angelo Alecsandro Dal Col |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 104 - 112 1982-8632 10.26843/ae.v3.n1.2010 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141538775040 |