Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/554 |
Resumo: | ResumoEste trabalho pretende propiciar reflexões acerca de uma formação continuada colaborativa que envolve os complexos processos formativos/investigativos, implicando mudança nas políticas e práticas de formação de professores. Toma como referencial teórico-metodológico a pesquisa qualitativa, especificada na abordagem de narrativas. Aponta contextos formativos que envolvem o percurso de vida dos professores e a construção de suas identidades profissionais. As discussões encontram substrato na compreensão de que o desenvolvimento profissional da docência é complexo e dinâmico, entrelaçado à vida pessoal e às práticas docentes cotidianas desenvolvidas pelos professores, sendo este processo ressignificado a partir da reflexão/investigação.Palavras-chave: Formação de professores ; Abordagens de narrativas ;Desenvolvimento profissional da docência.AbstractThis article intends to provide reflections on a collaborative continued teacher education involving complex formative/investigative processes, which implies changes in policies and practices of teacher education. It takes qualitative research as theoretical-methodological referential specified on narrative approaches. It also points out education contexts that involves the life trajectory of teachers and the building of their own professional identity. The discussions are based on the understanding that the professional development of teaching is complex and dynamic, linked with teachers |
id |
UNICID_c88bc3730d270afd174809220ec256f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/554 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativasFormação de professoresAbordagens de narrativasDesenvolvimento profissional da docência.ResumoEste trabalho pretende propiciar reflexões acerca de uma formação continuada colaborativa que envolve os complexos processos formativos/investigativos, implicando mudança nas políticas e práticas de formação de professores. Toma como referencial teórico-metodológico a pesquisa qualitativa, especificada na abordagem de narrativas. Aponta contextos formativos que envolvem o percurso de vida dos professores e a construção de suas identidades profissionais. As discussões encontram substrato na compreensão de que o desenvolvimento profissional da docência é complexo e dinâmico, entrelaçado à vida pessoal e às práticas docentes cotidianas desenvolvidas pelos professores, sendo este processo ressignificado a partir da reflexão/investigação.Palavras-chave: Formação de professores ; Abordagens de narrativas ;Desenvolvimento profissional da docência.AbstractThis article intends to provide reflections on a collaborative continued teacher education involving complex formative/investigative processes, which implies changes in policies and practices of teacher education. It takes qualitative research as theoretical-methodological referential specified on narrative approaches. It also points out education contexts that involves the life trajectory of teachers and the building of their own professional identity. The discussions are based on the understanding that the professional development of teaching is complex and dynamic, linked with teachersUniversidade Cidade de São Paulo2018-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/55410.26843/v2.n2.2009.554.p49 - 65Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 2 (2009): ago/dez 2009; 49 - 651982-863210.26843/ae.v2.n2.2009reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/554/520Copyright (c) 2018 Lurdi Haas, Waldiney Jorge de Lisboa, Fábio Mariani, Filomena Arruda Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessHaas, Lurdide Lisboa, Waldiney JorgeMariani, FábioMonteiro, Filomena Arruda2018-07-04T10:51:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/554Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:51:46Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas |
title |
Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas |
spellingShingle |
Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas Haas, Lurdi Formação de professores Abordagens de narrativas Desenvolvimento profissional da docência. |
title_short |
Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas |
title_full |
Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas |
title_fullStr |
Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas |
title_full_unstemmed |
Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas |
title_sort |
Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas |
author |
Haas, Lurdi |
author_facet |
Haas, Lurdi de Lisboa, Waldiney Jorge Mariani, Fábio Monteiro, Filomena Arruda |
author_role |
author |
author2 |
de Lisboa, Waldiney Jorge Mariani, Fábio Monteiro, Filomena Arruda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haas, Lurdi de Lisboa, Waldiney Jorge Mariani, Fábio Monteiro, Filomena Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Abordagens de narrativas Desenvolvimento profissional da docência. |
topic |
Formação de professores Abordagens de narrativas Desenvolvimento profissional da docência. |
description |
ResumoEste trabalho pretende propiciar reflexões acerca de uma formação continuada colaborativa que envolve os complexos processos formativos/investigativos, implicando mudança nas políticas e práticas de formação de professores. Toma como referencial teórico-metodológico a pesquisa qualitativa, especificada na abordagem de narrativas. Aponta contextos formativos que envolvem o percurso de vida dos professores e a construção de suas identidades profissionais. As discussões encontram substrato na compreensão de que o desenvolvimento profissional da docência é complexo e dinâmico, entrelaçado à vida pessoal e às práticas docentes cotidianas desenvolvidas pelos professores, sendo este processo ressignificado a partir da reflexão/investigação.Palavras-chave: Formação de professores ; Abordagens de narrativas ;Desenvolvimento profissional da docência.AbstractThis article intends to provide reflections on a collaborative continued teacher education involving complex formative/investigative processes, which implies changes in policies and practices of teacher education. It takes qualitative research as theoretical-methodological referential specified on narrative approaches. It also points out education contexts that involves the life trajectory of teachers and the building of their own professional identity. The discussions are based on the understanding that the professional development of teaching is complex and dynamic, linked with teachers |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/554 10.26843/v2.n2.2009.554.p49 - 65 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/554 |
identifier_str_mv |
10.26843/v2.n2.2009.554.p49 - 65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/554/520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Lurdi Haas, Waldiney Jorge de Lisboa, Fábio Mariani, Filomena Arruda Monteiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Lurdi Haas, Waldiney Jorge de Lisboa, Fábio Mariani, Filomena Arruda Monteiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 2 (2009): ago/dez 2009; 49 - 65 1982-8632 10.26843/ae.v2.n2.2009 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141903679489 |