Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/216 |
Resumo: | RESUMO Este trabalho tem por objetivo investigar e compreender o sentido da experiência estética nos processos pedagógicos de ensinar, aprender e formar por meio da Educação Matemática. O estudo é uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi a narrativa de si, abordando a vida pessoal, acadêmica e profissional do pesquisador, em diferentes espaços e tempos de formação, visando a análise da percepção, interpretação e compreensão dos fatos apresentados pelo pesquisador, sob o enfoque hermenêutico para sua análise à luz da Educação Estética. O estudo mostra que a experiência estética é um processo, que considera as emoções e sentimentos como um saber epistêmico, promove uma reflexão sobre as escolhas, sobre os saberes e as experiências do sujeito, o que faz surgir a autoria, a biografia educativa, resultando em novos conhecimentos, quando tomam consciência de que há mudanças nas relações e no entendimento da diversidade e das transformações, em que se possa (re)constituir suas identidades pessoais/profissionais e reinventar representações e práticas. Por fim, busca-se compreender a importância de experiências estéticas, para se refletir sobre os efeitos das mudanças na (re)constituição identitária e contribuir, assim, com a formação de professores. PALAVRAS-CHAVE: EDUCA |
id |
UNICID_d477d7872f8238cd7733d11adec1c3e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/216 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docenteEducação MatemáticaEducação EstéticaNarrativaRESUMO Este trabalho tem por objetivo investigar e compreender o sentido da experiência estética nos processos pedagógicos de ensinar, aprender e formar por meio da Educação Matemática. O estudo é uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi a narrativa de si, abordando a vida pessoal, acadêmica e profissional do pesquisador, em diferentes espaços e tempos de formação, visando a análise da percepção, interpretação e compreensão dos fatos apresentados pelo pesquisador, sob o enfoque hermenêutico para sua análise à luz da Educação Estética. O estudo mostra que a experiência estética é um processo, que considera as emoções e sentimentos como um saber epistêmico, promove uma reflexão sobre as escolhas, sobre os saberes e as experiências do sujeito, o que faz surgir a autoria, a biografia educativa, resultando em novos conhecimentos, quando tomam consciência de que há mudanças nas relações e no entendimento da diversidade e das transformações, em que se possa (re)constituir suas identidades pessoais/profissionais e reinventar representações e práticas. Por fim, busca-se compreender a importância de experiências estéticas, para se refletir sobre os efeitos das mudanças na (re)constituição identitária e contribuir, assim, com a formação de professores. PALAVRAS-CHAVE: EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/21610.26843/v11.n1.2018.216.p163 - 179Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 163 - 179Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 163 - 179Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 163 - 1791982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/216/445Copyright (c) 2018 Gilmar Afonso de Lucas, Margarete May Berkenbrock Rositoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas, Gilmar Afonso deRosito, Margarète May Berkenbrock2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/216Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente |
title |
Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente |
spellingShingle |
Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente Lucas, Gilmar Afonso de Educação Matemática Educação Estética Narrativa |
title_short |
Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente |
title_full |
Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente |
title_fullStr |
Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente |
title_full_unstemmed |
Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente |
title_sort |
Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente |
author |
Lucas, Gilmar Afonso de |
author_facet |
Lucas, Gilmar Afonso de Rosito, Margarète May Berkenbrock |
author_role |
author |
author2 |
Rosito, Margarète May Berkenbrock |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Gilmar Afonso de Rosito, Margarète May Berkenbrock |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Educação Estética Narrativa |
topic |
Educação Matemática Educação Estética Narrativa |
description |
RESUMO Este trabalho tem por objetivo investigar e compreender o sentido da experiência estética nos processos pedagógicos de ensinar, aprender e formar por meio da Educação Matemática. O estudo é uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi a narrativa de si, abordando a vida pessoal, acadêmica e profissional do pesquisador, em diferentes espaços e tempos de formação, visando a análise da percepção, interpretação e compreensão dos fatos apresentados pelo pesquisador, sob o enfoque hermenêutico para sua análise à luz da Educação Estética. O estudo mostra que a experiência estética é um processo, que considera as emoções e sentimentos como um saber epistêmico, promove uma reflexão sobre as escolhas, sobre os saberes e as experiências do sujeito, o que faz surgir a autoria, a biografia educativa, resultando em novos conhecimentos, quando tomam consciência de que há mudanças nas relações e no entendimento da diversidade e das transformações, em que se possa (re)constituir suas identidades pessoais/profissionais e reinventar representações e práticas. Por fim, busca-se compreender a importância de experiências estéticas, para se refletir sobre os efeitos das mudanças na (re)constituição identitária e contribuir, assim, com a formação de professores. PALAVRAS-CHAVE: EDUCA |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/216 10.26843/v11.n1.2018.216.p163 - 179 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/216 |
identifier_str_mv |
10.26843/v11.n1.2018.216.p163 - 179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/216/445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Gilmar Afonso de Lucas, Margarete May Berkenbrock Rosito info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Gilmar Afonso de Lucas, Margarete May Berkenbrock Rosito |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 163 - 179 Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 163 - 179 Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 163 - 179 1982-8632 10.26843/ae.v11.n1.2018 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140409458688 |