Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Gilmar Afonso de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rosito, Margarète May Berkenbrock
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/216
Resumo: RESUMO Este trabalho tem por objetivo investigar e compreender o sentido da experiência estética nos processos pedagógicos de ensinar, aprender e formar por meio da Educação Matemática. O estudo é uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi a narrativa de si, abordando a vida pessoal, acadêmica e profissional do pesquisador, em diferentes espaços e tempos de formação, visando a análise da percepção, interpretação e compreensão dos fatos apresentados pelo pesquisador, sob o enfoque hermenêutico para sua análise à luz da Educação Estética. O estudo mostra que a experiência estética é um processo, que considera as emoções e sentimentos como um saber epistêmico, promove uma reflexão sobre as escolhas, sobre os saberes e as experiências do sujeito, o que faz surgir a autoria, a biografia educativa, resultando em novos conhecimentos, quando tomam consciência de que há mudanças nas relações e no entendimento da diversidade e das transformações, em que se possa (re)constituir suas identidades pessoais/profissionais e reinventar representações e práticas. Por fim, busca-se compreender a importância de experiências estéticas, para se refletir sobre os efeitos das mudanças na (re)constituição identitária e contribuir, assim, com a formação de professores. PALAVRAS-CHAVE: EDUCA
id UNICID_d477d7872f8238cd7733d11adec1c3e0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/216
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docenteEducação MatemáticaEducação EstéticaNarrativaRESUMO Este trabalho tem por objetivo investigar e compreender o sentido da experiência estética nos processos pedagógicos de ensinar, aprender e formar por meio da Educação Matemática. O estudo é uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi a narrativa de si, abordando a vida pessoal, acadêmica e profissional do pesquisador, em diferentes espaços e tempos de formação, visando a análise da percepção, interpretação e compreensão dos fatos apresentados pelo pesquisador, sob o enfoque hermenêutico para sua análise à luz da Educação Estética. O estudo mostra que a experiência estética é um processo, que considera as emoções e sentimentos como um saber epistêmico, promove uma reflexão sobre as escolhas, sobre os saberes e as experiências do sujeito, o que faz surgir a autoria, a biografia educativa, resultando em novos conhecimentos, quando tomam consciência de que há mudanças nas relações e no entendimento da diversidade e das transformações, em que se possa (re)constituir suas identidades pessoais/profissionais e reinventar representações e práticas. Por fim, busca-se compreender a importância de experiências estéticas, para se refletir sobre os efeitos das mudanças na (re)constituição identitária e contribuir, assim, com a formação de professores. PALAVRAS-CHAVE: EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/21610.26843/v11.n1.2018.216.p163 - 179Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 163 - 179Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 163 - 179Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 163 - 1791982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/216/445Copyright (c) 2018 Gilmar Afonso de Lucas, Margarete May Berkenbrock Rositoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas, Gilmar Afonso deRosito, Margarète May Berkenbrock2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/216Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente
title Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente
spellingShingle Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente
Lucas, Gilmar Afonso de
Educação Matemática
Educação Estética
Narrativa
title_short Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente
title_full Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente
title_fullStr Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente
title_full_unstemmed Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente
title_sort Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente
author Lucas, Gilmar Afonso de
author_facet Lucas, Gilmar Afonso de
Rosito, Margarète May Berkenbrock
author_role author
author2 Rosito, Margarète May Berkenbrock
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Gilmar Afonso de
Rosito, Margarète May Berkenbrock
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Educação Estética
Narrativa
topic Educação Matemática
Educação Estética
Narrativa
description RESUMO Este trabalho tem por objetivo investigar e compreender o sentido da experiência estética nos processos pedagógicos de ensinar, aprender e formar por meio da Educação Matemática. O estudo é uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi a narrativa de si, abordando a vida pessoal, acadêmica e profissional do pesquisador, em diferentes espaços e tempos de formação, visando a análise da percepção, interpretação e compreensão dos fatos apresentados pelo pesquisador, sob o enfoque hermenêutico para sua análise à luz da Educação Estética. O estudo mostra que a experiência estética é um processo, que considera as emoções e sentimentos como um saber epistêmico, promove uma reflexão sobre as escolhas, sobre os saberes e as experiências do sujeito, o que faz surgir a autoria, a biografia educativa, resultando em novos conhecimentos, quando tomam consciência de que há mudanças nas relações e no entendimento da diversidade e das transformações, em que se possa (re)constituir suas identidades pessoais/profissionais e reinventar representações e práticas. Por fim, busca-se compreender a importância de experiências estéticas, para se refletir sobre os efeitos das mudanças na (re)constituição identitária e contribuir, assim, com a formação de professores. PALAVRAS-CHAVE: EDUCA
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/216
10.26843/v11.n1.2018.216.p163 - 179
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/216
identifier_str_mv 10.26843/v11.n1.2018.216.p163 - 179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/216/445
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Gilmar Afonso de Lucas, Margarete May Berkenbrock Rosito
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Gilmar Afonso de Lucas, Margarete May Berkenbrock Rosito
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 163 - 179
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 163 - 179
Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 163 - 179
1982-8632
10.26843/ae.v11.n1.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140409458688