O livro didático como objeto da história da educação brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/865 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta reflexões sobre o livro didático com ênfase na sua importância como suporte mais recorrente ao trabalho docente e, em muitos casos, o único suporte disponível a professores e estudantes. Propõe uma discussão sobre o conceito de livro didático e suas implicações históricas. Na sequência, destaca o Programa Nacional do Livro Didático, sua história e sua abrangência. Para tanto, realizamos uma breve descrição do histórico do LD, através de consultas aos portais do MEC e do FNDE. Utilizamos as definições de Antônio Gomes Batista, Maria José Coracini, Marisa Lajolo e Regina Zilberman para entender não apenas a definição de livro didático, mas também o seu objeto e os seus precursores ou antecedentes. Além dos autores citados, foram citados como referência neste trabalho Cassiano (2013), Kleiman (2008) e Munakata (2007). |
id |
UNICID_de3c20c57a686d39fd24aba89dce5792 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/865 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
O livro didático como objeto da história da educação brasileiraLivro didáticoEducaçãoPrograma Nacional do Livro Didático.O presente trabalho apresenta reflexões sobre o livro didático com ênfase na sua importância como suporte mais recorrente ao trabalho docente e, em muitos casos, o único suporte disponível a professores e estudantes. Propõe uma discussão sobre o conceito de livro didático e suas implicações históricas. Na sequência, destaca o Programa Nacional do Livro Didático, sua história e sua abrangência. Para tanto, realizamos uma breve descrição do histórico do LD, através de consultas aos portais do MEC e do FNDE. Utilizamos as definições de Antônio Gomes Batista, Maria José Coracini, Marisa Lajolo e Regina Zilberman para entender não apenas a definição de livro didático, mas também o seu objeto e os seus precursores ou antecedentes. Além dos autores citados, foram citados como referência neste trabalho Cassiano (2013), Kleiman (2008) e Munakata (2007). Universidade Cidade de São Paulo2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/86510.26843/v13.n1.2020.865.p92-105Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 92-105Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 92-105Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 92-1051982-863210.26843/ae.v13.n1.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/865/729Copyright (c) 2019 Oton Magno Santana dos Santos, Natanael Bomfiminfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana dos Santos, Oton MagnoBomfim, Natanael2023-07-22T22:24:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/865Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:24:26Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático como objeto da história da educação brasileira |
title |
O livro didático como objeto da história da educação brasileira |
spellingShingle |
O livro didático como objeto da história da educação brasileira Santana dos Santos, Oton Magno Livro didático Educação Programa Nacional do Livro Didático. |
title_short |
O livro didático como objeto da história da educação brasileira |
title_full |
O livro didático como objeto da história da educação brasileira |
title_fullStr |
O livro didático como objeto da história da educação brasileira |
title_full_unstemmed |
O livro didático como objeto da história da educação brasileira |
title_sort |
O livro didático como objeto da história da educação brasileira |
author |
Santana dos Santos, Oton Magno |
author_facet |
Santana dos Santos, Oton Magno Bomfim, Natanael |
author_role |
author |
author2 |
Bomfim, Natanael |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana dos Santos, Oton Magno Bomfim, Natanael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Educação Programa Nacional do Livro Didático. |
topic |
Livro didático Educação Programa Nacional do Livro Didático. |
description |
O presente trabalho apresenta reflexões sobre o livro didático com ênfase na sua importância como suporte mais recorrente ao trabalho docente e, em muitos casos, o único suporte disponível a professores e estudantes. Propõe uma discussão sobre o conceito de livro didático e suas implicações históricas. Na sequência, destaca o Programa Nacional do Livro Didático, sua história e sua abrangência. Para tanto, realizamos uma breve descrição do histórico do LD, através de consultas aos portais do MEC e do FNDE. Utilizamos as definições de Antônio Gomes Batista, Maria José Coracini, Marisa Lajolo e Regina Zilberman para entender não apenas a definição de livro didático, mas também o seu objeto e os seus precursores ou antecedentes. Além dos autores citados, foram citados como referência neste trabalho Cassiano (2013), Kleiman (2008) e Munakata (2007). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/865 10.26843/v13.n1.2020.865.p92-105 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/865 |
identifier_str_mv |
10.26843/v13.n1.2020.865.p92-105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/865/729 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Oton Magno Santana dos Santos, Natanael Bomfim info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Oton Magno Santana dos Santos, Natanael Bomfim |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 92-105 Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 92-105 Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 92-105 1982-8632 10.26843/ae.v13.n1.2020 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140468178944 |