Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo geral refletir sobre a gestão educacional e escolar como bases para a construção de leituras de mundo na formação de professores(as). Desse modo, empreendi uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, por meio de um levantamento das produções acadêmicas entre os anos de 2009 a 2019, com as palavras-chave: Educação, Gestão escolar e Formação de professores. Foram consultadas as plataformas de pesquisa: BDTD, Scielo e Google acadêmico. Como resultado encontrei 14 trabalhos. A partir de leitura dos títulos e resumos 3 trabalhos foram selecionados para a composição deste texto. Como resultados, pontuo que apesar de poucos trabalhos encontrados, os estudos analisados sinalizam a pertinência da aproximação da realidade da gestão educacional e escolar à formação inicial de professores, principalmente para a ampliação das leituras de mundo acerca das imbricações políticas na realidade escolar e na formação docente. Concluo esse estudo enfatizando a necessidade de discutirmos a formação inicial, etapa crucial para a compreensão do papel das licenciaturas, em especial da Pedagogia frente às demandas escolares postas na contemporaneidade. |
id |
UNICID_fefa3f46c5bd889097a36296bd6938c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/960 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as)Educação. Formação de professores. Gestão Escolar. EstágioEste texto tem como objetivo geral refletir sobre a gestão educacional e escolar como bases para a construção de leituras de mundo na formação de professores(as). Desse modo, empreendi uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, por meio de um levantamento das produções acadêmicas entre os anos de 2009 a 2019, com as palavras-chave: Educação, Gestão escolar e Formação de professores. Foram consultadas as plataformas de pesquisa: BDTD, Scielo e Google acadêmico. Como resultado encontrei 14 trabalhos. A partir de leitura dos títulos e resumos 3 trabalhos foram selecionados para a composição deste texto. Como resultados, pontuo que apesar de poucos trabalhos encontrados, os estudos analisados sinalizam a pertinência da aproximação da realidade da gestão educacional e escolar à formação inicial de professores, principalmente para a ampliação das leituras de mundo acerca das imbricações políticas na realidade escolar e na formação docente. Concluo esse estudo enfatizando a necessidade de discutirmos a formação inicial, etapa crucial para a compreensão do papel das licenciaturas, em especial da Pedagogia frente às demandas escolares postas na contemporaneidade. Universidade Cidade de São Paulo2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/96010.26843/v13.n3.2020.960.p208-229Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 208-229Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 208-229Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 208-2291982-863210.26843/ae.v13.n3.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960/782https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960/925Copyright (c) 2020 Pâmela Vicentini Faetiinfo:eu-repo/semantics/openAccessVicentini Faeti, Pâmela2023-07-22T22:22:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/960Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:22:50Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as) |
title |
Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as) |
spellingShingle |
Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as) Vicentini Faeti, Pâmela Educação. Formação de professores. Gestão Escolar. Estágio |
title_short |
Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as) |
title_full |
Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as) |
title_fullStr |
Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as) |
title_full_unstemmed |
Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as) |
title_sort |
Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as) |
author |
Vicentini Faeti, Pâmela |
author_facet |
Vicentini Faeti, Pâmela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicentini Faeti, Pâmela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Formação de professores. Gestão Escolar. Estágio |
topic |
Educação. Formação de professores. Gestão Escolar. Estágio |
description |
Este texto tem como objetivo geral refletir sobre a gestão educacional e escolar como bases para a construção de leituras de mundo na formação de professores(as). Desse modo, empreendi uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, por meio de um levantamento das produções acadêmicas entre os anos de 2009 a 2019, com as palavras-chave: Educação, Gestão escolar e Formação de professores. Foram consultadas as plataformas de pesquisa: BDTD, Scielo e Google acadêmico. Como resultado encontrei 14 trabalhos. A partir de leitura dos títulos e resumos 3 trabalhos foram selecionados para a composição deste texto. Como resultados, pontuo que apesar de poucos trabalhos encontrados, os estudos analisados sinalizam a pertinência da aproximação da realidade da gestão educacional e escolar à formação inicial de professores, principalmente para a ampliação das leituras de mundo acerca das imbricações políticas na realidade escolar e na formação docente. Concluo esse estudo enfatizando a necessidade de discutirmos a formação inicial, etapa crucial para a compreensão do papel das licenciaturas, em especial da Pedagogia frente às demandas escolares postas na contemporaneidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960 10.26843/v13.n3.2020.960.p208-229 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960 |
identifier_str_mv |
10.26843/v13.n3.2020.960.p208-229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960/782 https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960/925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pâmela Vicentini Faeti info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pâmela Vicentini Faeti |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 208-229 Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 208-229 Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 208-229 1982-8632 10.26843/ae.v13.n3.2020 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140482859008 |