Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentini Faeti, Pâmela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960
Resumo: Este texto tem como objetivo geral refletir sobre a gestão educacional e escolar como bases para a construção de leituras de mundo na formação de professores(as). Desse modo, empreendi uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, por meio de um levantamento das produções acadêmicas entre os anos de 2009 a 2019, com as palavras-chave: Educação, Gestão escolar e Formação de professores. Foram consultadas as plataformas de pesquisa: BDTD, Scielo e Google acadêmico. Como resultado encontrei 14 trabalhos. A partir de leitura dos títulos e resumos 3 trabalhos foram selecionados para a composição deste texto. Como resultados, pontuo que apesar de poucos trabalhos encontrados, os estudos analisados sinalizam a pertinência da aproximação da realidade da gestão educacional e escolar à formação inicial de professores, principalmente para a ampliação das leituras de mundo acerca das imbricações políticas na realidade escolar e na formação docente. Concluo esse estudo enfatizando a necessidade de discutirmos a formação inicial, etapa crucial para a compreensão do papel das licenciaturas, em especial da Pedagogia frente às demandas escolares postas na contemporaneidade. 
id UNICID_fefa3f46c5bd889097a36296bd6938c3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/960
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as)Educação. Formação de professores. Gestão Escolar. EstágioEste texto tem como objetivo geral refletir sobre a gestão educacional e escolar como bases para a construção de leituras de mundo na formação de professores(as). Desse modo, empreendi uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, por meio de um levantamento das produções acadêmicas entre os anos de 2009 a 2019, com as palavras-chave: Educação, Gestão escolar e Formação de professores. Foram consultadas as plataformas de pesquisa: BDTD, Scielo e Google acadêmico. Como resultado encontrei 14 trabalhos. A partir de leitura dos títulos e resumos 3 trabalhos foram selecionados para a composição deste texto. Como resultados, pontuo que apesar de poucos trabalhos encontrados, os estudos analisados sinalizam a pertinência da aproximação da realidade da gestão educacional e escolar à formação inicial de professores, principalmente para a ampliação das leituras de mundo acerca das imbricações políticas na realidade escolar e na formação docente. Concluo esse estudo enfatizando a necessidade de discutirmos a formação inicial, etapa crucial para a compreensão do papel das licenciaturas, em especial da Pedagogia frente às demandas escolares postas na contemporaneidade. Universidade Cidade de São Paulo2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/96010.26843/v13.n3.2020.960.p208-229Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 208-229Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 208-229Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 208-2291982-863210.26843/ae.v13.n3.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960/782https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960/925Copyright (c) 2020 Pâmela Vicentini Faetiinfo:eu-repo/semantics/openAccessVicentini Faeti, Pâmela2023-07-22T22:22:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/960Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:22:50Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as)
title Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as)
spellingShingle Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as)
Vicentini Faeti, Pâmela
Educação. Formação de professores. Gestão Escolar. Estágio
title_short Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as)
title_full Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as)
title_fullStr Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as)
title_full_unstemmed Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as)
title_sort Gestão educacional e escolar: inquietações sobre a gestão e a formação de professores(as)
author Vicentini Faeti, Pâmela
author_facet Vicentini Faeti, Pâmela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentini Faeti, Pâmela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Formação de professores. Gestão Escolar. Estágio
topic Educação. Formação de professores. Gestão Escolar. Estágio
description Este texto tem como objetivo geral refletir sobre a gestão educacional e escolar como bases para a construção de leituras de mundo na formação de professores(as). Desse modo, empreendi uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, por meio de um levantamento das produções acadêmicas entre os anos de 2009 a 2019, com as palavras-chave: Educação, Gestão escolar e Formação de professores. Foram consultadas as plataformas de pesquisa: BDTD, Scielo e Google acadêmico. Como resultado encontrei 14 trabalhos. A partir de leitura dos títulos e resumos 3 trabalhos foram selecionados para a composição deste texto. Como resultados, pontuo que apesar de poucos trabalhos encontrados, os estudos analisados sinalizam a pertinência da aproximação da realidade da gestão educacional e escolar à formação inicial de professores, principalmente para a ampliação das leituras de mundo acerca das imbricações políticas na realidade escolar e na formação docente. Concluo esse estudo enfatizando a necessidade de discutirmos a formação inicial, etapa crucial para a compreensão do papel das licenciaturas, em especial da Pedagogia frente às demandas escolares postas na contemporaneidade. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960
10.26843/v13.n3.2020.960.p208-229
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960
identifier_str_mv 10.26843/v13.n3.2020.960.p208-229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960/782
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/960/925
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pâmela Vicentini Faeti
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pâmela Vicentini Faeti
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 208-229
Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 208-229
Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 208-229
1982-8632
10.26843/ae.v13.n3.2020
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140482859008