Motivação de atendentes em escolas de idiomas de micro e pequeno porte no distrito federal
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1119 |
Resumo: | Este artigo teve por objetivo geral realizar uma abordagem crítica sobre as técnicas de motivação utilizadas por micro e pequenas escolas de idiomas no Distrito Federal (DF) em seus atendentes e sua eficácia, evidenciando a individualidade do sujeito que trabalha seja no aspecto cultural, na história de vida, necessidades, interesses e formação profissional que se construíram ao longo deste processo, fazendo com que cada um seja motivado de forma individual. A importância da motivação no modelo de gestão atual está na necessidade em que as empresas considerarem os colaboradores como pessoas que possuem necessidades pessoais e profissionais, de forma a valorizar este sujeito que trabalha, mantendo-o motivado, retendo-o na organização com foco na visão do alcance de melhores resultados. Durante a construção do artigo, foram utilizados conceitos teóricos como embasamento para a realização da pesquisa. Foi aplicado um questionário de quatro questões que estavam direcionados aos gestores das escolas pesquisadas e o Inventário da Motivação e do Significado do Trabalho para os atendentes. O resultado da pesquisa apresenta que os gestores utilizam formas de motivação baseadas em suas percepções pessoais e profissionais, sem embasamento nas teorias apresentadas no artigo, motivando seus atendes de forma generalizada. Enquanto o resultado da aplicação do Inventário da Motivação e do Significado do Trabalho (IMST) demonstrou que cada atendente possui uma forma individual de ser motivado. |
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Durante a construção do artigo, foram utilizados conceitos teóricos como embasamento para a realização da pesquisa. Foi aplicado um questionário de quatro questões que estavam direcionados aos gestores das escolas pesquisadas e o Inventário da Motivação e do Significado do Trabalho para os atendentes. O resultado da pesquisa apresenta que os gestores utilizam formas de motivação baseadas em suas percepções pessoais e profissionais, sem embasamento nas teorias apresentadas no artigo, motivando seus atendes de forma generalizada. Enquanto o resultado da aplicação do Inventário da Motivação e do Significado do Trabalho (IMST) demonstrou que cada atendente possui uma forma individual de ser motivado.This article had as a general objective a critical approach of the technics of motivation used by micro and small size language schools in Federal District (FD) on its receptionists, and its efficiency, emphasizing the individuality of the subject that works is in the cultural aspect, life story, necessities, interests and professional qualification that were built throughout the process, making each one motivated in an individual way. The importance of motivation in the current management model is in the necessity that companies consider their employees people that have personal and professional needs, to value the worker, keeping them motivated, keeping them in the company with a focus on achieving better results. During the development of the article, were used theoretical concepts as basis to the realization of the research. Were used questionnaires of four questions, elaborated by the authors of this article, were also used questionnaires that was were targeted to the schools’ manager in the research, and also the Inventory of Motivation and Meaning of Work for the receptionists. The result of the research shows that managers use ways of motivation based on their personal and professional perceptions, not based on the theories showed in the article, motivating their receptionists in a general way. While the result of the Inventory of Motivation and Meaning of Work (IMMW) showed that each receptionist has an individual way of being motivated.porCentro de Ensino Unificado do Distrito FederalUDFBrasilCoordenação do Curso de Administração6.02.00.00-6 AdministraçãoMotivaçãoMotivação interna e externaEscolas de IdiomasMotivação de atendentes em escolas de idiomas de micro e pequeno porte no distrito federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisChagas, Paulo César3579946735766698http://lattes.cnpq.br/3579946735766698...Garonce, Ana Carolina BravoLeal, Juliana Ceia ToledoNunes, Luiz Felipe Gonçalves de CastroOliveira, Paulo Roberto EspinolaKOLLER, Sílvia H; COUTO, Maria Clara P. de Paula; VON HOHENDORFF, Jean. Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso, 2014. HOY, Wayne K; MISKEL Cecil G; TARTER C. John. Administração Educacional: teoria, pesquisa e prática. Porto Alegre: AMGH 2015. PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: método e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª.ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. SIQUEIRA, M. M. M. Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. SPECTOR, P. E. Psicologia nas organizações / Paul E. Spector; tradução 13 Cadernos em Ciências Sociais e Humanas Cristina Yamagami - O indivíduo e a organização. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2012. STEVENSON, William J. Estatística aplicada à administração; Tradução de Alfredo Alvces de Farias da obra BUSINESS STATISTICS: concepts and appications. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981. VERGARA, S. C. Gestão de pessoas – Processos motivacionais. 15 ed. São Paulo: Atlas, 2014. JOHANN, S. Comportamento Organizacional – teoria e prática. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Qualidade de vida e motivação nas organizações – Qualidade de vida no trabalho e fatores motivacionais dos colaboradores nas organizações. Disponível em: unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/gestão_foco/artigos/anos2013/setembro/qualidade_motivacao.pdf. Acesso em: 28 de outubro de 2017. Motivação de indivíduos e grupos de trabalho – Luciana Santana Pereira. Maringá 2012. Disponível em: .http://www.ead.cesumar.br/moodle2009/li B/ead/arquivosApostilas/1376.pdf. Acesso em: 28 de outubro de 2017. A relação da motivação para o trabalho com as metas do trabalhador. Alvaro Tamayo; Tatiane Paschoal. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415 -5552003000400003&script=sci_arttext&tlng=es. Acesso em: 23 de abril de 2018. Teoria da Autodeterminação: uma Análise da Motivação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rcf/v24n62/07.pdf .Acesso em: 03 de maio de 2018. Relação Anual de Informações Sociais –RAIS. Disponível em: .https://ces.ibge.gov.br/base-dedados/metadados/mte/relacao-anual-deinformacoes-sociais-rais.html .Acesso em:23 de maio de 2018. 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