O ensino da álgebra no 8º ano do ensino fundamental: compreendendo algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos por meio da análise da resolução de exercícios
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/329 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo investigar quais são as reais dificuldades apresentadas por alunos do 8 º ano do Ensino Fundamental ao resolver exercícios algébricos. Buscou-se por meio de uma abordagem qualitativa, observar e analisar a natureza dos erros cometidos por 20 alunos do 8 º ano do Ensino Fundamental ao resolver alguns exercícios relacionados ao assunto. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa se pautaram na aplicação de 5 exercícios e observações. Para embasamento teórico foi escolhida a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel. A investigação mostrou que a não apropriação de determinados conhecimentos prévios em matemática prejudicou a resolução dos exercícios. As dificuldades dos alunos, de acordo com a pesquisa, está em exercícios que envolvem conhecimentos além dos algébricos. Espera-se que uma investigação com essas características possa evidenciar a relevância de alguns conhecimentos prévios importantes para o processo de aprendizagem significativa em álgebra e possa contribuir assim para ampliar a compreensão sobre o processo de ensino e aprendizagem do aluno. |
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2020-02-12T21:50:06Z20202020-02-12T21:50:06Z2019-04-04SOUZA, S. B. O ensino da álgebra no 8º ano do ensino fundamental: compreendendo algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos por meio da análise da resolução de exercícios. 97 f. Dissertalção (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/329Este estudo teve por objetivo investigar quais são as reais dificuldades apresentadas por alunos do 8 º ano do Ensino Fundamental ao resolver exercícios algébricos. Buscou-se por meio de uma abordagem qualitativa, observar e analisar a natureza dos erros cometidos por 20 alunos do 8 º ano do Ensino Fundamental ao resolver alguns exercícios relacionados ao assunto. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa se pautaram na aplicação de 5 exercícios e observações. Para embasamento teórico foi escolhida a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel. A investigação mostrou que a não apropriação de determinados conhecimentos prévios em matemática prejudicou a resolução dos exercícios. As dificuldades dos alunos, de acordo com a pesquisa, está em exercícios que envolvem conhecimentos além dos algébricos. Espera-se que uma investigação com essas características possa evidenciar a relevância de alguns conhecimentos prévios importantes para o processo de aprendizagem significativa em álgebra e possa contribuir assim para ampliar a compreensão sobre o processo de ensino e aprendizagem do aluno.This study aimed to investigate the real difficulties presented by elementary school students in solving algebraic exercises. It was sought through a qualitative approach, to observe and analyze the nature of the errors committed by 20 students of the 8th grade of Elementary School when solving some exercises related to the subject. The methodological procedures used in the research were based on the application of 5 exercises and observations. For theoretical background, David Paul Ausubel Theory of Significant Learning was chosen. The investigation showed that the non-appropriation of certain previous knowledge in mathematics impaired the resolution of the exercises. The students' difficulties, according to the research, lie in exercises involving knowledge beyond algebra. It is hoped that an investigation with these characteristics may highlight the relevance of some important prior knowledge to the process of meaningful learning in algebra and thus contribute to broaden the understanding of the student's teaching and learning process.porUniversidade Cruzeiro do SulMestrado em Ensino de Ciências e matemáticaCruzeiro do SulBrasilCampus LiberdadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOÁlgebraResolução de exercíciosErrosO ensino da álgebra no 8º ano do ensino fundamental: compreendendo algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos por meio da análise da resolução de exercíciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCalejon, Laura Marisa Carnielo22142436820http://lattes.cnpq.br/8421569181332041Calejon, Laura Marisa Carnielo22142436820http://lattes.cnpq.br/842156918133204129096882830http://lattes.cnpq.br/7607350889415348Souza, Sandra Brito deALVARENGA, D. 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