Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, André Vaz de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1897
Resumo: O estudo parte da premissa que as mídias sociais utilizadas no cotidiano das organizações, possui implicações em sua comunicação interna, levando a mudança na paisagem organizacional com efeitos sobre a prática social cotidiana, e consequentemente afetando e se ligando a prática estratégica organizacional. Argumenta-se que interação dos indivíduos com essa tecnologias, constitui-se práticas sociais, e essas práticas são sustentadas pela interação com as mídias sociais. Em face dessas assertivas, procurou-se no presente estudo analisar as implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais, como prática estratégica na comunicação de uma organização do setor bancário. Adotou-se como quadro teórico para análise do processo a teoria institucional representada pela perspectiva da midiatização de Hjarvard e da estratégia como prática social de Jarzabkowski, Balogun, Seidl. O delineamento do estudo foi descritivo-exploratório com enfoque indutivo, de abordagem qualitativa, com amplitude de análise longitudinal com uma aproximação longitudinal de 1 ano, realizando-se um estudo de caso sobre a utilização da mídia social na comunicação estratégica da organização, visando a mídia social fórum. Os resultados apontaram que a utilização de mídias sociais na comunicação estratégica da organização começa a influenciar a forma como se dá a comunicação entre os vários neveis hierárquicos. Os resultados mostraram ainda que, dada a finalidade para qual a mídia social foi implantada, a prática cotidiana o seu uso mostrou-se de forma variada. Diante desses resultados, concluiu-se que, a mídia social através das affordances influencia comportamento dos usuários, no sentido de essa nova forma interação implicam no descortinamento de um novo paradigma da comunicação da organização bancária Gama.
id UNICSUL-1_c614c85d7035dcb59039f5e48a10e468
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1897
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2021-04-22T22:13:27Z20172021-04-22T22:13:27Z2017https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1897O estudo parte da premissa que as mídias sociais utilizadas no cotidiano das organizações, possui implicações em sua comunicação interna, levando a mudança na paisagem organizacional com efeitos sobre a prática social cotidiana, e consequentemente afetando e se ligando a prática estratégica organizacional. Argumenta-se que interação dos indivíduos com essa tecnologias, constitui-se práticas sociais, e essas práticas são sustentadas pela interação com as mídias sociais. Em face dessas assertivas, procurou-se no presente estudo analisar as implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais, como prática estratégica na comunicação de uma organização do setor bancário. Adotou-se como quadro teórico para análise do processo a teoria institucional representada pela perspectiva da midiatização de Hjarvard e da estratégia como prática social de Jarzabkowski, Balogun, Seidl. O delineamento do estudo foi descritivo-exploratório com enfoque indutivo, de abordagem qualitativa, com amplitude de análise longitudinal com uma aproximação longitudinal de 1 ano, realizando-se um estudo de caso sobre a utilização da mídia social na comunicação estratégica da organização, visando a mídia social fórum. Os resultados apontaram que a utilização de mídias sociais na comunicação estratégica da organização começa a influenciar a forma como se dá a comunicação entre os vários neveis hierárquicos. Os resultados mostraram ainda que, dada a finalidade para qual a mídia social foi implantada, a prática cotidiana o seu uso mostrou-se de forma variada. Diante desses resultados, concluiu-se que, a mídia social através das affordances influencia comportamento dos usuários, no sentido de essa nova forma interação implicam no descortinamento de um novo paradigma da comunicação da organização bancária Gama.The study starts from the premise that the social media used in the daily life of organizations has implications in its internal communication, leading to a change in the organizational landscape with effects on daily social practice, and consequently affecting and linking the strategic organizational practice. It is argued that the interaction of individuals with this technology constitutes social practices, and these practices are sustained by interaction with social media. In view of these assertions, the present study sought to analyze the implications of the use of new social media technologies, as a strategic practice in the communication of an organization of the banking sector. The institutional theory represented by the perspective of Hjarvard medialization and the strategy as a social practice of Jarzabkowski, Balogun, Seidl, was adopted as theoretical framework for process analysis. The study was a descriptiveexploratory study with an inductive approach, with a qualitative approach, with longitudinal analysis amplitude with a longitudinal approximation of 1 year. A case study was carried out on the use of social media in the strategic communication of the organization, aiming to Social media forum. The results showed that the use of social media in the strategic communication of the organization begins to influence the way in which the communication between the hierarchical levels occurs. The results also showed that, given the purpose for which social media was implemented, the daily practice of its use was manifested in a varied way. Given these results, it was concluded that, social media through affordances influences users' behavior, in the sense of this new form interaction imply in the unfolding of a new communication paradigm of the banking organization Gama.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMídias sociaisComunicação estratégicaPráticas sociaisMidiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOliveira, Samir Adamoglu dehttp://lattes.cnpq.br/3766511422208153http://lattes.cnpq.br/3257636523884413Oliveira, André Vaz deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALANDRE VAZ DE OLIVEIRA.pdfANDRE VAZ DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1023481http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1897/4/ANDRE%20VAZ%20DE%20OLIVEIRA.pdfe4f05a4cfbba05789fcc3e44052d31b8MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1897/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/18972021-06-28 16:53:03.612oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-06-28T19:53:03Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária
title Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária
spellingShingle Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária
Oliveira, André Vaz de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Mídias sociais
Comunicação estratégica
Práticas sociais
title_short Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária
title_full Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária
title_fullStr Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária
title_full_unstemmed Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária
title_sort Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária
author Oliveira, André Vaz de
author_facet Oliveira, André Vaz de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Samir Adamoglu de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3766511422208153
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3257636523884413
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, André Vaz de
contributor_str_mv Oliveira, Samir Adamoglu de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Mídias sociais
Comunicação estratégica
Práticas sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias sociais
Comunicação estratégica
Práticas sociais
description O estudo parte da premissa que as mídias sociais utilizadas no cotidiano das organizações, possui implicações em sua comunicação interna, levando a mudança na paisagem organizacional com efeitos sobre a prática social cotidiana, e consequentemente afetando e se ligando a prática estratégica organizacional. Argumenta-se que interação dos indivíduos com essa tecnologias, constitui-se práticas sociais, e essas práticas são sustentadas pela interação com as mídias sociais. Em face dessas assertivas, procurou-se no presente estudo analisar as implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais, como prática estratégica na comunicação de uma organização do setor bancário. Adotou-se como quadro teórico para análise do processo a teoria institucional representada pela perspectiva da midiatização de Hjarvard e da estratégia como prática social de Jarzabkowski, Balogun, Seidl. O delineamento do estudo foi descritivo-exploratório com enfoque indutivo, de abordagem qualitativa, com amplitude de análise longitudinal com uma aproximação longitudinal de 1 ano, realizando-se um estudo de caso sobre a utilização da mídia social na comunicação estratégica da organização, visando a mídia social fórum. Os resultados apontaram que a utilização de mídias sociais na comunicação estratégica da organização começa a influenciar a forma como se dá a comunicação entre os vários neveis hierárquicos. Os resultados mostraram ainda que, dada a finalidade para qual a mídia social foi implantada, a prática cotidiana o seu uso mostrou-se de forma variada. Diante desses resultados, concluiu-se que, a mídia social através das affordances influencia comportamento dos usuários, no sentido de essa nova forma interação implicam no descortinamento de um novo paradigma da comunicação da organização bancária Gama.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2021-04-22T22:13:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-22T22:13:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1897
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Positivo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Positivo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1897/4/ANDRE%20VAZ%20DE%20OLIVEIRA.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1897/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e4f05a4cfbba05789fcc3e44052d31b8
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771149242138624