Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1897 |
Resumo: | O estudo parte da premissa que as mídias sociais utilizadas no cotidiano das organizações, possui implicações em sua comunicação interna, levando a mudança na paisagem organizacional com efeitos sobre a prática social cotidiana, e consequentemente afetando e se ligando a prática estratégica organizacional. Argumenta-se que interação dos indivíduos com essa tecnologias, constitui-se práticas sociais, e essas práticas são sustentadas pela interação com as mídias sociais. Em face dessas assertivas, procurou-se no presente estudo analisar as implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais, como prática estratégica na comunicação de uma organização do setor bancário. Adotou-se como quadro teórico para análise do processo a teoria institucional representada pela perspectiva da midiatização de Hjarvard e da estratégia como prática social de Jarzabkowski, Balogun, Seidl. O delineamento do estudo foi descritivo-exploratório com enfoque indutivo, de abordagem qualitativa, com amplitude de análise longitudinal com uma aproximação longitudinal de 1 ano, realizando-se um estudo de caso sobre a utilização da mídia social na comunicação estratégica da organização, visando a mídia social fórum. Os resultados apontaram que a utilização de mídias sociais na comunicação estratégica da organização começa a influenciar a forma como se dá a comunicação entre os vários neveis hierárquicos. Os resultados mostraram ainda que, dada a finalidade para qual a mídia social foi implantada, a prática cotidiana o seu uso mostrou-se de forma variada. Diante desses resultados, concluiu-se que, a mídia social através das affordances influencia comportamento dos usuários, no sentido de essa nova forma interação implicam no descortinamento de um novo paradigma da comunicação da organização bancária Gama. |
id |
UNICSUL-1_c614c85d7035dcb59039f5e48a10e468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1897 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-04-22T22:13:27Z20172021-04-22T22:13:27Z2017https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1897O estudo parte da premissa que as mídias sociais utilizadas no cotidiano das organizações, possui implicações em sua comunicação interna, levando a mudança na paisagem organizacional com efeitos sobre a prática social cotidiana, e consequentemente afetando e se ligando a prática estratégica organizacional. Argumenta-se que interação dos indivíduos com essa tecnologias, constitui-se práticas sociais, e essas práticas são sustentadas pela interação com as mídias sociais. Em face dessas assertivas, procurou-se no presente estudo analisar as implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais, como prática estratégica na comunicação de uma organização do setor bancário. Adotou-se como quadro teórico para análise do processo a teoria institucional representada pela perspectiva da midiatização de Hjarvard e da estratégia como prática social de Jarzabkowski, Balogun, Seidl. O delineamento do estudo foi descritivo-exploratório com enfoque indutivo, de abordagem qualitativa, com amplitude de análise longitudinal com uma aproximação longitudinal de 1 ano, realizando-se um estudo de caso sobre a utilização da mídia social na comunicação estratégica da organização, visando a mídia social fórum. Os resultados apontaram que a utilização de mídias sociais na comunicação estratégica da organização começa a influenciar a forma como se dá a comunicação entre os vários neveis hierárquicos. Os resultados mostraram ainda que, dada a finalidade para qual a mídia social foi implantada, a prática cotidiana o seu uso mostrou-se de forma variada. Diante desses resultados, concluiu-se que, a mídia social através das affordances influencia comportamento dos usuários, no sentido de essa nova forma interação implicam no descortinamento de um novo paradigma da comunicação da organização bancária Gama.The study starts from the premise that the social media used in the daily life of organizations has implications in its internal communication, leading to a change in the organizational landscape with effects on daily social practice, and consequently affecting and linking the strategic organizational practice. It is argued that the interaction of individuals with this technology constitutes social practices, and these practices are sustained by interaction with social media. In view of these assertions, the present study sought to analyze the implications of the use of new social media technologies, as a strategic practice in the communication of an organization of the banking sector. The institutional theory represented by the perspective of Hjarvard medialization and the strategy as a social practice of Jarzabkowski, Balogun, Seidl, was adopted as theoretical framework for process analysis. The study was a descriptiveexploratory study with an inductive approach, with a qualitative approach, with longitudinal analysis amplitude with a longitudinal approximation of 1 year. A case study was carried out on the use of social media in the strategic communication of the organization, aiming to Social media forum. The results showed that the use of social media in the strategic communication of the organization begins to influence the way in which the communication between the hierarchical levels occurs. The results also showed that, given the purpose for which social media was implemented, the daily practice of its use was manifested in a varied way. Given these results, it was concluded that, social media through affordances influences users' behavior, in the sense of this new form interaction imply in the unfolding of a new communication paradigm of the banking organization Gama.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMídias sociaisComunicação estratégicaPráticas sociaisMidiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOliveira, Samir Adamoglu dehttp://lattes.cnpq.br/3766511422208153http://lattes.cnpq.br/3257636523884413Oliveira, André Vaz deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALANDRE VAZ DE OLIVEIRA.pdfANDRE VAZ DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1023481http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1897/4/ANDRE%20VAZ%20DE%20OLIVEIRA.pdfe4f05a4cfbba05789fcc3e44052d31b8MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1897/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/18972021-06-28 16:53:03.612oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-06-28T19:53:03Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária |
title |
Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária |
spellingShingle |
Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária Oliveira, André Vaz de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Mídias sociais Comunicação estratégica Práticas sociais |
title_short |
Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária |
title_full |
Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária |
title_fullStr |
Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária |
title_full_unstemmed |
Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária |
title_sort |
Midiatização e organizações: uma análise das implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais como prática estratégica na comunicação de uma organização bancária |
author |
Oliveira, André Vaz de |
author_facet |
Oliveira, André Vaz de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Samir Adamoglu de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3766511422208153 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3257636523884413 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, André Vaz de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Samir Adamoglu de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Mídias sociais Comunicação estratégica Práticas sociais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias sociais Comunicação estratégica Práticas sociais |
description |
O estudo parte da premissa que as mídias sociais utilizadas no cotidiano das organizações, possui implicações em sua comunicação interna, levando a mudança na paisagem organizacional com efeitos sobre a prática social cotidiana, e consequentemente afetando e se ligando a prática estratégica organizacional. Argumenta-se que interação dos indivíduos com essa tecnologias, constitui-se práticas sociais, e essas práticas são sustentadas pela interação com as mídias sociais. Em face dessas assertivas, procurou-se no presente estudo analisar as implicações da utilização das novas tecnologias de mídias sociais, como prática estratégica na comunicação de uma organização do setor bancário. Adotou-se como quadro teórico para análise do processo a teoria institucional representada pela perspectiva da midiatização de Hjarvard e da estratégia como prática social de Jarzabkowski, Balogun, Seidl. O delineamento do estudo foi descritivo-exploratório com enfoque indutivo, de abordagem qualitativa, com amplitude de análise longitudinal com uma aproximação longitudinal de 1 ano, realizando-se um estudo de caso sobre a utilização da mídia social na comunicação estratégica da organização, visando a mídia social fórum. Os resultados apontaram que a utilização de mídias sociais na comunicação estratégica da organização começa a influenciar a forma como se dá a comunicação entre os vários neveis hierárquicos. Os resultados mostraram ainda que, dada a finalidade para qual a mídia social foi implantada, a prática cotidiana o seu uso mostrou-se de forma variada. Diante desses resultados, concluiu-se que, a mídia social através das affordances influencia comportamento dos usuários, no sentido de essa nova forma interação implicam no descortinamento de um novo paradigma da comunicação da organização bancária Gama. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2021-04-22T22:13:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-22T22:13:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1897 |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Positivo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Positivo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1897/4/ANDRE%20VAZ%20DE%20OLIVEIRA.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1897/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4f05a4cfbba05789fcc3e44052d31b8 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771149242138624 |