A contribuição da psicopedagogia para a inclusão do aluno com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1451 |
Resumo: | O estudo pesquisará a atuação do psicopedagogo para a inclusão do aluno com paralisia cerebral no ambiente socioeducacional, por meio do trabalho interdisciplinar. Os objetivos da pesquisa foram: analisar como a psicopedagogia contribuirá para a inclusão deste aluno e, compreender como as estratégias pedagógicas utilizadas pelo psicopedagogo servirão para a inserção do educando. A metodologia concentrou-se na pesquisa de campo, com intuito de interpretar a realidade que está sendo investigada, com características qualitativas. Quanto aos resultados, o estudo indicou que, para haver a inclusão do aluno com paralisia cerebral, uma equipe interdisciplinar precisa ser criada e, o psicopedagogo tem que compor permanentemente essa equipe dentro do ambiente escolar, visto que o trabalho com este aluno carece da colaboração dos profissionais da educação e da saúde. Logo, conclui-se que a contribuição do psicopedagogo para a inclusão do aluno com paralisia cerebral se efetivará mediante o redimensionamento das percepções dos profissionais, ao adotarem a concepção da educação inclusiva em suas ações pedagógicas, no sentido de acreditar no desenvolvimento das potencialidades desse educando, por meio do aprimoramento das estruturas cognitivas, afetivas e sociais, vislumbrando nessa perspectiva sua autonomia e independência |
id |
UNIFAP-2_36c21e73c4bcf2c64aa80f119356b07d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1451 |
network_acronym_str |
UNIFAP-2 |
network_name_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da psicopedagogia para a inclusão do aluno com paralisia cerebralO estudo pesquisará a atuação do psicopedagogo para a inclusão do aluno com paralisia cerebral no ambiente socioeducacional, por meio do trabalho interdisciplinar. Os objetivos da pesquisa foram: analisar como a psicopedagogia contribuirá para a inclusão deste aluno e, compreender como as estratégias pedagógicas utilizadas pelo psicopedagogo servirão para a inserção do educando. A metodologia concentrou-se na pesquisa de campo, com intuito de interpretar a realidade que está sendo investigada, com características qualitativas. Quanto aos resultados, o estudo indicou que, para haver a inclusão do aluno com paralisia cerebral, uma equipe interdisciplinar precisa ser criada e, o psicopedagogo tem que compor permanentemente essa equipe dentro do ambiente escolar, visto que o trabalho com este aluno carece da colaboração dos profissionais da educação e da saúde. Logo, conclui-se que a contribuição do psicopedagogo para a inclusão do aluno com paralisia cerebral se efetivará mediante o redimensionamento das percepções dos profissionais, ao adotarem a concepção da educação inclusiva em suas ações pedagógicas, no sentido de acreditar no desenvolvimento das potencialidades desse educando, por meio do aprimoramento das estruturas cognitivas, afetivas e sociais, vislumbrando nessa perspectiva sua autonomia e independênciaUniversidade Federal do AmapáBarroso de Almeida Júnior, Claudovil2015-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1451Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 2 (2014); 85-98Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 2 (2014); 85-982179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1451/claudovilv4n2.pdfDireitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T14:37:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1451Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-02-03T14:37:16Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da psicopedagogia para a inclusão do aluno com paralisia cerebral |
title |
A contribuição da psicopedagogia para a inclusão do aluno com paralisia cerebral |
spellingShingle |
A contribuição da psicopedagogia para a inclusão do aluno com paralisia cerebral Barroso de Almeida Júnior, Claudovil |
title_short |
A contribuição da psicopedagogia para a inclusão do aluno com paralisia cerebral |
title_full |
A contribuição da psicopedagogia para a inclusão do aluno com paralisia cerebral |
title_fullStr |
A contribuição da psicopedagogia para a inclusão do aluno com paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
A contribuição da psicopedagogia para a inclusão do aluno com paralisia cerebral |
title_sort |
A contribuição da psicopedagogia para a inclusão do aluno com paralisia cerebral |
author |
Barroso de Almeida Júnior, Claudovil |
author_facet |
Barroso de Almeida Júnior, Claudovil |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso de Almeida Júnior, Claudovil |
description |
O estudo pesquisará a atuação do psicopedagogo para a inclusão do aluno com paralisia cerebral no ambiente socioeducacional, por meio do trabalho interdisciplinar. Os objetivos da pesquisa foram: analisar como a psicopedagogia contribuirá para a inclusão deste aluno e, compreender como as estratégias pedagógicas utilizadas pelo psicopedagogo servirão para a inserção do educando. A metodologia concentrou-se na pesquisa de campo, com intuito de interpretar a realidade que está sendo investigada, com características qualitativas. Quanto aos resultados, o estudo indicou que, para haver a inclusão do aluno com paralisia cerebral, uma equipe interdisciplinar precisa ser criada e, o psicopedagogo tem que compor permanentemente essa equipe dentro do ambiente escolar, visto que o trabalho com este aluno carece da colaboração dos profissionais da educação e da saúde. Logo, conclui-se que a contribuição do psicopedagogo para a inclusão do aluno com paralisia cerebral se efetivará mediante o redimensionamento das percepções dos profissionais, ao adotarem a concepção da educação inclusiva em suas ações pedagógicas, no sentido de acreditar no desenvolvimento das potencialidades desse educando, por meio do aprimoramento das estruturas cognitivas, afetivas e sociais, vislumbrando nessa perspectiva sua autonomia e independência |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1451 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1451/claudovilv4n2.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 2 (2014); 85-98 Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 2 (2014); 85-98 2179-1902 reponame:Estação Científica (UNIFAP) instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
collection |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository.name.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218201974374400 |