Filosofia, educação e formação humana: a busca dos sentidos do fazer educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favacho Braga, Lélio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Joaquim Severino, Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estação Científica (UNIFAP)
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1321
Resumo: A imersão no fazer educativo, sobretudo neste século XXI é sem dúvida uma práxis desafiadora na formação humana. Então, é de relevância uma reflexão sobre os múltiplos saberes dos sentidos desta práxis, levando em consideração a contribuição decisiva da filosofia para a construção do pensamento crítico. Neste sentido, o presente texto tem como objetivo, refletir sobre a busca dos sentidos do fazer educativo, assinalando também as dificuldades que se apresentam aos alunos na escola brasileira atual no que diz respeito ao processo formativo. O modo pelo qual as teorias lhes são apresentadas, quase nunca esclarece a significação que essas podem possuir com a realidade concreta da criatura humana. Por vezes, os alunos são motivados a memorizar fórmulas e regras que em si mesmas têm pouco ou nenhum sentido relacionado ao seu cotidiano. Na conclusão é assinalado que tal prática torna o processo de aquisição de conhecimento entediante e descontextualizado, clamando pela função primordial da escola: de geradora da reeducação do homem numa perspectiva humanizada, ética, crítica e cidadã. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, tendo como alicerce uma análise e discussão crítica e argumentativa dos pressupostos acima descritos
id UNIFAP-2_5584650f96d6e9d056bb35d2929e2810
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1321
network_acronym_str UNIFAP-2
network_name_str Estação Científica (UNIFAP)
repository_id_str
spelling Filosofia, educação e formação humana: a busca dos sentidos do fazer educativoA imersão no fazer educativo, sobretudo neste século XXI é sem dúvida uma práxis desafiadora na formação humana. Então, é de relevância uma reflexão sobre os múltiplos saberes dos sentidos desta práxis, levando em consideração a contribuição decisiva da filosofia para a construção do pensamento crítico. Neste sentido, o presente texto tem como objetivo, refletir sobre a busca dos sentidos do fazer educativo, assinalando também as dificuldades que se apresentam aos alunos na escola brasileira atual no que diz respeito ao processo formativo. O modo pelo qual as teorias lhes são apresentadas, quase nunca esclarece a significação que essas podem possuir com a realidade concreta da criatura humana. Por vezes, os alunos são motivados a memorizar fórmulas e regras que em si mesmas têm pouco ou nenhum sentido relacionado ao seu cotidiano. Na conclusão é assinalado que tal prática torna o processo de aquisição de conhecimento entediante e descontextualizado, clamando pela função primordial da escola: de geradora da reeducação do homem numa perspectiva humanizada, ética, crítica e cidadã. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, tendo como alicerce uma análise e discussão crítica e argumentativa dos pressupostos acima descritosUniversidade Federal do AmapáSecretaria de Estado de Educação do Pará/SEDUC-PAFavacho Braga, LélioJoaquim Severino, Antônio2015-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1321Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 2 (2014); 65-73Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 2 (2014); 65-732179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1321/leliov4n2.pdfDireitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T14:37:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1321Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-02-03T14:37:21Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia, educação e formação humana: a busca dos sentidos do fazer educativo
title Filosofia, educação e formação humana: a busca dos sentidos do fazer educativo
spellingShingle Filosofia, educação e formação humana: a busca dos sentidos do fazer educativo
Favacho Braga, Lélio
title_short Filosofia, educação e formação humana: a busca dos sentidos do fazer educativo
title_full Filosofia, educação e formação humana: a busca dos sentidos do fazer educativo
title_fullStr Filosofia, educação e formação humana: a busca dos sentidos do fazer educativo
title_full_unstemmed Filosofia, educação e formação humana: a busca dos sentidos do fazer educativo
title_sort Filosofia, educação e formação humana: a busca dos sentidos do fazer educativo
author Favacho Braga, Lélio
author_facet Favacho Braga, Lélio
Joaquim Severino, Antônio
author_role author
author2 Joaquim Severino, Antônio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Secretaria de Estado de Educação do Pará/SEDUC-PA
dc.contributor.author.fl_str_mv Favacho Braga, Lélio
Joaquim Severino, Antônio
description A imersão no fazer educativo, sobretudo neste século XXI é sem dúvida uma práxis desafiadora na formação humana. Então, é de relevância uma reflexão sobre os múltiplos saberes dos sentidos desta práxis, levando em consideração a contribuição decisiva da filosofia para a construção do pensamento crítico. Neste sentido, o presente texto tem como objetivo, refletir sobre a busca dos sentidos do fazer educativo, assinalando também as dificuldades que se apresentam aos alunos na escola brasileira atual no que diz respeito ao processo formativo. O modo pelo qual as teorias lhes são apresentadas, quase nunca esclarece a significação que essas podem possuir com a realidade concreta da criatura humana. Por vezes, os alunos são motivados a memorizar fórmulas e regras que em si mesmas têm pouco ou nenhum sentido relacionado ao seu cotidiano. Na conclusão é assinalado que tal prática torna o processo de aquisição de conhecimento entediante e descontextualizado, clamando pela função primordial da escola: de geradora da reeducação do homem numa perspectiva humanizada, ética, crítica e cidadã. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, tendo como alicerce uma análise e discussão crítica e argumentativa dos pressupostos acima descritos
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1321
url https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1321/leliov4n2.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 2 (2014); 65-73
Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 2 (2014); 65-73
2179-1902
reponame:Estação Científica (UNIFAP)
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Estação Científica (UNIFAP)
collection Estação Científica (UNIFAP)
repository.name.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218201702793216