Estágio obrigatório no curso de pedagogia: experiência pedagógica e interdisciplinaridade na modalidade EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/431 |
Resumo: | Este trabalho pretende relatar uma experiência vivenciada por docentes e discentes do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina. Apresenta o desenho histórico e curricular do estágio obrigatório desenvolvido na modalidade EaD (Educação a Distância), mediante as diretrizes curriculares para formação de professores, regulamentação, metodologia e avaliação. A relevância do estudo encontra-se nos desafios assumidos como instituição formadora, para repensar a estrutura, organização e desenvolvimento dos processos curriculares que envolvem o estágio obrigatório. As constatações que foram registradas sinalizam que a formação de professores desenvolve-se mediante um processo formativo, autônomo, cuja estrutura se constitui com identidade própria, uma condição relevante para se concretizar a profissionalização do professor. O enfrentamento e o desafio de um novo modelo curricular de estágio supervisionado impacta na reorganização da profissão, ao assumir um forte componente curricular, a prática docente. Imprimi na aprendizagem dos alunos o estudo de casos concretos, tendo como referência o trabalho escolar, que é tecido nas relações entre a teoria e prática. Paralelamente, o estudo evidenciou interdisciplinaridade e inovação da prática curricular do estágio obrigatório construída pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs). |
id |
UNIFEBE-1_01cf420cff27aef8c4dedc79ade4fb00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/431 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio obrigatório no curso de pedagogia: experiência pedagógica e interdisciplinaridade na modalidade EaDEstágio Supervisionado. Prática DocenteCurrículoEducação a DistânciaFormação de ProfessoresEste trabalho pretende relatar uma experiência vivenciada por docentes e discentes do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina. Apresenta o desenho histórico e curricular do estágio obrigatório desenvolvido na modalidade EaD (Educação a Distância), mediante as diretrizes curriculares para formação de professores, regulamentação, metodologia e avaliação. A relevância do estudo encontra-se nos desafios assumidos como instituição formadora, para repensar a estrutura, organização e desenvolvimento dos processos curriculares que envolvem o estágio obrigatório. As constatações que foram registradas sinalizam que a formação de professores desenvolve-se mediante um processo formativo, autônomo, cuja estrutura se constitui com identidade própria, uma condição relevante para se concretizar a profissionalização do professor. O enfrentamento e o desafio de um novo modelo curricular de estágio supervisionado impacta na reorganização da profissão, ao assumir um forte componente curricular, a prática docente. Imprimi na aprendizagem dos alunos o estudo de casos concretos, tendo como referência o trabalho escolar, que é tecido nas relações entre a teoria e prática. Paralelamente, o estudo evidenciou interdisciplinaridade e inovação da prática curricular do estágio obrigatório construída pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs).UNIFEBE2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/431Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 18 (2016); 35-462177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/431/220Copyright (c) 2016 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal Gonçalves, Heloisa HelenaPires, Clarice2017-01-03T02:24:28Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/431Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2017-01-03T02:24:28Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio obrigatório no curso de pedagogia: experiência pedagógica e interdisciplinaridade na modalidade EaD |
title |
Estágio obrigatório no curso de pedagogia: experiência pedagógica e interdisciplinaridade na modalidade EaD |
spellingShingle |
Estágio obrigatório no curso de pedagogia: experiência pedagógica e interdisciplinaridade na modalidade EaD Leal Gonçalves, Heloisa Helena Estágio Supervisionado. Prática Docente Currículo Educação a Distância Formação de Professores |
title_short |
Estágio obrigatório no curso de pedagogia: experiência pedagógica e interdisciplinaridade na modalidade EaD |
title_full |
Estágio obrigatório no curso de pedagogia: experiência pedagógica e interdisciplinaridade na modalidade EaD |
title_fullStr |
Estágio obrigatório no curso de pedagogia: experiência pedagógica e interdisciplinaridade na modalidade EaD |
title_full_unstemmed |
Estágio obrigatório no curso de pedagogia: experiência pedagógica e interdisciplinaridade na modalidade EaD |
title_sort |
Estágio obrigatório no curso de pedagogia: experiência pedagógica e interdisciplinaridade na modalidade EaD |
author |
Leal Gonçalves, Heloisa Helena |
author_facet |
Leal Gonçalves, Heloisa Helena Pires, Clarice |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Clarice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal Gonçalves, Heloisa Helena Pires, Clarice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado. Prática Docente Currículo Educação a Distância Formação de Professores |
topic |
Estágio Supervisionado. Prática Docente Currículo Educação a Distância Formação de Professores |
description |
Este trabalho pretende relatar uma experiência vivenciada por docentes e discentes do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina. Apresenta o desenho histórico e curricular do estágio obrigatório desenvolvido na modalidade EaD (Educação a Distância), mediante as diretrizes curriculares para formação de professores, regulamentação, metodologia e avaliação. A relevância do estudo encontra-se nos desafios assumidos como instituição formadora, para repensar a estrutura, organização e desenvolvimento dos processos curriculares que envolvem o estágio obrigatório. As constatações que foram registradas sinalizam que a formação de professores desenvolve-se mediante um processo formativo, autônomo, cuja estrutura se constitui com identidade própria, uma condição relevante para se concretizar a profissionalização do professor. O enfrentamento e o desafio de um novo modelo curricular de estágio supervisionado impacta na reorganização da profissão, ao assumir um forte componente curricular, a prática docente. Imprimi na aprendizagem dos alunos o estudo de casos concretos, tendo como referência o trabalho escolar, que é tecido nas relações entre a teoria e prática. Paralelamente, o estudo evidenciou interdisciplinaridade e inovação da prática curricular do estágio obrigatório construída pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/431 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/431/220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista da UNIFEBE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista da UNIFEBE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 18 (2016); 35-46 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1809464891652702208 |