Estágio obrigatório no curso de pedagogia: experiência pedagógica e interdisciplinaridade na modalidade EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal Gonçalves, Heloisa Helena
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pires, Clarice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/431
Resumo: Este trabalho pretende relatar uma experiência vivenciada por docentes e discentes do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina. Apresenta o desenho histórico e curricular do estágio obrigatório desenvolvido na modalidade EaD (Educação a Distância), mediante as diretrizes curriculares para formação de professores, regulamentação, metodologia e avaliação. A relevância do estudo encontra-se nos desafios assumidos como instituição formadora, para repensar a estrutura, organização e desenvolvimento dos processos curriculares que envolvem o estágio obrigatório. As constatações que foram registradas sinalizam que a formação de professores desenvolve-se mediante um processo formativo, autônomo, cuja estrutura se constitui com identidade própria, uma condição relevante para se concretizar a profissionalização do professor. O enfrentamento e o desafio de um novo modelo curricular de estágio supervisionado impacta na reorganização da profissão, ao assumir um forte componente curricular, a prática docente. Imprimi na aprendizagem dos alunos o estudo de casos concretos, tendo como referência o trabalho escolar, que é tecido nas relações entre a teoria e prática. Paralelamente, o estudo evidenciou interdisciplinaridade e inovação da prática curricular do estágio obrigatório construída pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs).
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