A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/71 |
Resumo: | Este artigo discute a dialogicidade apresentada nos trabalhos de Paulo Freire e suas relações dentro da escola, por meio da aplicação de projetos de investigação, objetivando identificar sua contribuição ao processo de ensino/aprendizagem, tendo como base a concepção da fenomenologia. A metodologia aplicada no desenvolvimento dos projetos de investigação foi norteada pelos momentos pedagógicos, que são divididos em problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Foram analisadas algumas experiências em sala de aula, na disciplina de matemática, envolvendo o ensino fundamental, séries iniciais e finais, trabalhando com outras áreas do conhecimento, com destaque a biologia, pelo projeto de investigação denominado o bicho vai pegar. O estudo usa fenomenologia para compreender a maneira como lemos o mundo e trazemos seus referenciais para sala de aula. Para estabelecer a relação entre mundo e escola, a dialogicidade se apresentou como aparato fundamental para que o professor replaneje e conecte os temas trazidos com os conteúdos a serem trabalhados em cada disciplina. No caso das aulas de matemática, resultou na abertura de caminhos para a produção do conhecimento. O respeito pela leitura do mundo que o aluno faz, transformada em tema a ser trabalhado em sala de aula foi construído por meio da dialogicidade estabelecida entre o professor e o aluno, que relacionam os conteúdos das disciplinas e o tema em questão, afastando a rejeição dos alunos em relação às disciplinas. |
id |
UNIFEBE-1_413cd9c53dd00ea6dc3112e0cbb2e760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/71 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICAEducação. Fenomenologia. Ensino fundamental. Projeto de investigação.Este artigo discute a dialogicidade apresentada nos trabalhos de Paulo Freire e suas relações dentro da escola, por meio da aplicação de projetos de investigação, objetivando identificar sua contribuição ao processo de ensino/aprendizagem, tendo como base a concepção da fenomenologia. A metodologia aplicada no desenvolvimento dos projetos de investigação foi norteada pelos momentos pedagógicos, que são divididos em problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Foram analisadas algumas experiências em sala de aula, na disciplina de matemática, envolvendo o ensino fundamental, séries iniciais e finais, trabalhando com outras áreas do conhecimento, com destaque a biologia, pelo projeto de investigação denominado o bicho vai pegar. O estudo usa fenomenologia para compreender a maneira como lemos o mundo e trazemos seus referenciais para sala de aula. Para estabelecer a relação entre mundo e escola, a dialogicidade se apresentou como aparato fundamental para que o professor replaneje e conecte os temas trazidos com os conteúdos a serem trabalhados em cada disciplina. No caso das aulas de matemática, resultou na abertura de caminhos para a produção do conhecimento. O respeito pela leitura do mundo que o aluno faz, transformada em tema a ser trabalhado em sala de aula foi construído por meio da dialogicidade estabelecida entre o professor e o aluno, que relacionam os conteúdos das disciplinas e o tema em questão, afastando a rejeição dos alunos em relação às disciplinas.UNIFEBE2011-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/71Revista da UNIFEBE; v. 1: N.09 jan/jul (2011)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/71/60Lotério, Janilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:33:38Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/71Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:33:38Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA |
title |
A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA |
spellingShingle |
A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA Lotério, Janilson Educação. Fenomenologia. Ensino fundamental. Projeto de investigação. |
title_short |
A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA |
title_full |
A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA |
title_fullStr |
A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA |
title_sort |
A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA |
author |
Lotério, Janilson |
author_facet |
Lotério, Janilson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lotério, Janilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Fenomenologia. Ensino fundamental. Projeto de investigação. |
topic |
Educação. Fenomenologia. Ensino fundamental. Projeto de investigação. |
description |
Este artigo discute a dialogicidade apresentada nos trabalhos de Paulo Freire e suas relações dentro da escola, por meio da aplicação de projetos de investigação, objetivando identificar sua contribuição ao processo de ensino/aprendizagem, tendo como base a concepção da fenomenologia. A metodologia aplicada no desenvolvimento dos projetos de investigação foi norteada pelos momentos pedagógicos, que são divididos em problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Foram analisadas algumas experiências em sala de aula, na disciplina de matemática, envolvendo o ensino fundamental, séries iniciais e finais, trabalhando com outras áreas do conhecimento, com destaque a biologia, pelo projeto de investigação denominado o bicho vai pegar. O estudo usa fenomenologia para compreender a maneira como lemos o mundo e trazemos seus referenciais para sala de aula. Para estabelecer a relação entre mundo e escola, a dialogicidade se apresentou como aparato fundamental para que o professor replaneje e conecte os temas trazidos com os conteúdos a serem trabalhados em cada disciplina. No caso das aulas de matemática, resultou na abertura de caminhos para a produção do conhecimento. O respeito pela leitura do mundo que o aluno faz, transformada em tema a ser trabalhado em sala de aula foi construído por meio da dialogicidade estabelecida entre o professor e o aluno, que relacionam os conteúdos das disciplinas e o tema em questão, afastando a rejeição dos alunos em relação às disciplinas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/71 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/71/60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 1: N.09 jan/jul (2011) 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1809464891223834624 |