COMPREENSÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O PAPEL DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobrinho, João Batista Melo Alencar
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rausch, Rita Buzzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/212
Resumo: A ludicidade no ambiente escolar permite a ampliação da aprendizagem dos estudantes. A forma com que o professor de Educação Física compreende a ludicidade no processo educativo é essencial ao desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas que visam à formação integral da criança. Com esse enfoque o presente estudo teve como objetivo analisar as compreensões dos docentes formadores de professores dos cursos de Educação Física do Município de Blumenau, sobre a importância da ludicidade nos processos de ensinar e aprender Educação Física no Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada em duas universidades do Município de Blumenau Santa Catarina, que possuem o curso de Educação Física Licenciatura. Os sujeitos desta pesquisa foram cinco professores dessas duas universidades. Os pesquisados compreendem a importância da ludicidade e a consideram como atividades lúdicas, uma forma pela qual quem participa adquire um conhecimento brincando, estando presente especialmente nos jogos e brincadeiras. Acerca da necessidade de haver disciplina ou estudos sobre Ludicidade no curso de Educação Física a maioria entende que deva haver estudos, debates, fóruns para refletir sobre o tema, entendendo-a como um processo transversal. Em síntese, os resultados apontam que os pesquisados não compreendem a ludicidade como um estado de espírito de quem a vivencia, que para além dos jogos e brincadeiras, pode se manifestar na forma de agir, de sentir, de fazer as coisas.
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