COMPREENSÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O PAPEL DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/212 |
Resumo: | A ludicidade no ambiente escolar permite a ampliação da aprendizagem dos estudantes. A forma com que o professor de Educação Física compreende a ludicidade no processo educativo é essencial ao desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas que visam à formação integral da criança. Com esse enfoque o presente estudo teve como objetivo analisar as compreensões dos docentes formadores de professores dos cursos de Educação Física do Município de Blumenau, sobre a importância da ludicidade nos processos de ensinar e aprender Educação Física no Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada em duas universidades do Município de Blumenau Santa Catarina, que possuem o curso de Educação Física Licenciatura. Os sujeitos desta pesquisa foram cinco professores dessas duas universidades. Os pesquisados compreendem a importância da ludicidade e a consideram como atividades lúdicas, uma forma pela qual quem participa adquire um conhecimento brincando, estando presente especialmente nos jogos e brincadeiras. Acerca da necessidade de haver disciplina ou estudos sobre Ludicidade no curso de Educação Física a maioria entende que deva haver estudos, debates, fóruns para refletir sobre o tema, entendendo-a como um processo transversal. Em síntese, os resultados apontam que os pesquisados não compreendem a ludicidade como um estado de espírito de quem a vivencia, que para além dos jogos e brincadeiras, pode se manifestar na forma de agir, de sentir, de fazer as coisas. |
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COMPREENSÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O PAPEL DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTALLudicidade. Educação Física. Formação de Professores.A ludicidade no ambiente escolar permite a ampliação da aprendizagem dos estudantes. A forma com que o professor de Educação Física compreende a ludicidade no processo educativo é essencial ao desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas que visam à formação integral da criança. Com esse enfoque o presente estudo teve como objetivo analisar as compreensões dos docentes formadores de professores dos cursos de Educação Física do Município de Blumenau, sobre a importância da ludicidade nos processos de ensinar e aprender Educação Física no Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada em duas universidades do Município de Blumenau Santa Catarina, que possuem o curso de Educação Física Licenciatura. Os sujeitos desta pesquisa foram cinco professores dessas duas universidades. Os pesquisados compreendem a importância da ludicidade e a consideram como atividades lúdicas, uma forma pela qual quem participa adquire um conhecimento brincando, estando presente especialmente nos jogos e brincadeiras. Acerca da necessidade de haver disciplina ou estudos sobre Ludicidade no curso de Educação Física a maioria entende que deva haver estudos, debates, fóruns para refletir sobre o tema, entendendo-a como um processo transversal. Em síntese, os resultados apontam que os pesquisados não compreendem a ludicidade como um estado de espírito de quem a vivencia, que para além dos jogos e brincadeiras, pode se manifestar na forma de agir, de sentir, de fazer as coisas.UNIFEBE2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/212Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 12 (2013)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/212/99Sobrinho, João Batista Melo AlencarRausch, Rita Buzziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:57:06Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/212Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:57:06Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
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