QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/377 |
Resumo: | Este trabalho relata os resultados de pesquisa que teve como principal objetivo identificar o ideário pedagógico presentes nos trabalhos da Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, período 2016-2010. Trata-se de um estudo de casos, com base na dialética, desenvolvido como um trabalho cooperativo de pesquisadores associado a Redecentro – Rede de pesquisadores sobre professores da Região Centro-Oeste/Brasil. A abordagem é a qualitativa, a partir da qual sistematizamos a análise por meio de duas categorias: método e ideário pedagógico, com foco na qualidade da educação proposta. Os resultados mostram que a ideologia presente na produção acadêmica define um conceito de qualidade neoliberal, portanto, mercadológico; o ideário pedagógico identificado sustenta a mesma ideologia referendada pela sociedade do conhecimento, cuja ideologia mascara a realidade afirmando que a educação é para todos, como direito dos povos. Entretanto, o ideário pedagógico ao mostrar-se neoliberal distancia-se do processo de emancipação humana. Desse modo, desvelar essa condição ideológica que perpassa a sociedade do conhecimento e a produção acadêmica, pode ajudar a rever o ideário pedagógico e a qualidade delegada à educação, com vista a uma qualidade social, portanto contra hegemônica. |
id |
UNIFEBE-1_abd09bc7c5a579ddff9eb920971917b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/377 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIROEducaçãoIdeário PedagógicoQualidadeIdeologia.produção do conhecimentoEste trabalho relata os resultados de pesquisa que teve como principal objetivo identificar o ideário pedagógico presentes nos trabalhos da Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, período 2016-2010. Trata-se de um estudo de casos, com base na dialética, desenvolvido como um trabalho cooperativo de pesquisadores associado a Redecentro – Rede de pesquisadores sobre professores da Região Centro-Oeste/Brasil. A abordagem é a qualitativa, a partir da qual sistematizamos a análise por meio de duas categorias: método e ideário pedagógico, com foco na qualidade da educação proposta. Os resultados mostram que a ideologia presente na produção acadêmica define um conceito de qualidade neoliberal, portanto, mercadológico; o ideário pedagógico identificado sustenta a mesma ideologia referendada pela sociedade do conhecimento, cuja ideologia mascara a realidade afirmando que a educação é para todos, como direito dos povos. Entretanto, o ideário pedagógico ao mostrar-se neoliberal distancia-se do processo de emancipação humana. Desse modo, desvelar essa condição ideológica que perpassa a sociedade do conhecimento e a produção acadêmica, pode ajudar a rever o ideário pedagógico e a qualidade delegada à educação, com vista a uma qualidade social, portanto contra hegemônica.UNIFEBE2016-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/377Revista da UNIFEBE; v. 1, n. 15 (2015); 123-1282177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/377/168Magalhães, Solange Martins OliveiraSoares, Jackeline ImpérioMagalhães, Amanda OliveiraFélix, Maíra dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:46:58Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/377Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:46:58Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO |
title |
QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO |
spellingShingle |
QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO Magalhães, Solange Martins Oliveira Educação Ideário Pedagógico Qualidade Ideologia. produção do conhecimento |
title_short |
QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO |
title_full |
QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO |
title_fullStr |
QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO |
title_sort |
QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO |
author |
Magalhães, Solange Martins Oliveira |
author_facet |
Magalhães, Solange Martins Oliveira Soares, Jackeline Império Magalhães, Amanda Oliveira Félix, Maíra dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Jackeline Império Magalhães, Amanda Oliveira Félix, Maíra dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Solange Martins Oliveira Soares, Jackeline Império Magalhães, Amanda Oliveira Félix, Maíra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ideário Pedagógico Qualidade Ideologia. produção do conhecimento |
topic |
Educação Ideário Pedagógico Qualidade Ideologia. produção do conhecimento |
description |
Este trabalho relata os resultados de pesquisa que teve como principal objetivo identificar o ideário pedagógico presentes nos trabalhos da Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, período 2016-2010. Trata-se de um estudo de casos, com base na dialética, desenvolvido como um trabalho cooperativo de pesquisadores associado a Redecentro – Rede de pesquisadores sobre professores da Região Centro-Oeste/Brasil. A abordagem é a qualitativa, a partir da qual sistematizamos a análise por meio de duas categorias: método e ideário pedagógico, com foco na qualidade da educação proposta. Os resultados mostram que a ideologia presente na produção acadêmica define um conceito de qualidade neoliberal, portanto, mercadológico; o ideário pedagógico identificado sustenta a mesma ideologia referendada pela sociedade do conhecimento, cuja ideologia mascara a realidade afirmando que a educação é para todos, como direito dos povos. Entretanto, o ideário pedagógico ao mostrar-se neoliberal distancia-se do processo de emancipação humana. Desse modo, desvelar essa condição ideológica que perpassa a sociedade do conhecimento e a produção acadêmica, pode ajudar a rever o ideário pedagógico e a qualidade delegada à educação, com vista a uma qualidade social, portanto contra hegemônica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/377 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/377/168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 1, n. 15 (2015); 123-128 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1809464891625439232 |