CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardelli Vieira, Carla de Cássia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Padilha, Carolina Klein, de Souza Domingues, Maria José Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/206
Resumo: Com os avanços das TICs e da difusão dos recursos tecnológicos móveis, além da necessidade de metodologias de ensino que tornem os estudantes cada vez mais ativos e envolvidos com o processo de aprendizagem, torna-se atual entender as características de um professor que atenda a essas questões. Assim, tem-se por objetivo identificar as características do professor atuante nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sob a ótica discente em uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo levantamento de campo. Para a coleta de dados foi utilizado questionário com 44 questões estruturado em cinco blocos, elaborado considerando o modelo de Lowman (2004), Pan et al. (2009) e Nogueira, Casa Nova e Carvalho (2012). A população é formada por 607 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sendo a amostra composta por 357 respondentes. Os resultados obtidos indicam que as características percebidas pelos alunos nos professores atuantes são: ter domínio do conteúdo, estimular intelectualmente o estudante, estar disponível para esclarecer dúvidas, ser prestativo em ajudar os alunos, motivar o estudante. Sobre a satisfação do aluno, constatou-se haver satisfação com o curso e com o professor avaliado e baixa perspectiva de desistência. Os resultados podem ser indicativos aos gestores da IES, em compreender os fatores percebidos pelos alunos como favoráveis ao seu processo de ensino-aprendizagem. Propõe-se aplicar a pesquisa nos demais cursos de graduação e realizar estudo sobre as características do aluno e da relação aluno-instituição, que  influenciam no processo de ensino-aprendizagem.
id UNIFEBE-1_b489245ee288dafb713c421e82eda9f1
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/206
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEISCaracterísticas do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Satisfação do aluno.Com os avanços das TICs e da difusão dos recursos tecnológicos móveis, além da necessidade de metodologias de ensino que tornem os estudantes cada vez mais ativos e envolvidos com o processo de aprendizagem, torna-se atual entender as características de um professor que atenda a essas questões. Assim, tem-se por objetivo identificar as características do professor atuante nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sob a ótica discente em uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo levantamento de campo. Para a coleta de dados foi utilizado questionário com 44 questões estruturado em cinco blocos, elaborado considerando o modelo de Lowman (2004), Pan et al. (2009) e Nogueira, Casa Nova e Carvalho (2012). A população é formada por 607 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sendo a amostra composta por 357 respondentes. Os resultados obtidos indicam que as características percebidas pelos alunos nos professores atuantes são: ter domínio do conteúdo, estimular intelectualmente o estudante, estar disponível para esclarecer dúvidas, ser prestativo em ajudar os alunos, motivar o estudante. Sobre a satisfação do aluno, constatou-se haver satisfação com o curso e com o professor avaliado e baixa perspectiva de desistência. Os resultados podem ser indicativos aos gestores da IES, em compreender os fatores percebidos pelos alunos como favoráveis ao seu processo de ensino-aprendizagem. Propõe-se aplicar a pesquisa nos demais cursos de graduação e realizar estudo sobre as características do aluno e da relação aluno-instituição, que  influenciam no processo de ensino-aprendizagem.UNIFEBE2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/206Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 12 (2013)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/206/93Nardelli Vieira, Carla de CássiaPadilha, Carolina Kleinde Souza Domingues, Maria José Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:57:06Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/206Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:57:06Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
spellingShingle CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Nardelli Vieira, Carla de Cássia
Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Satisfação do aluno.
title_short CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_fullStr CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_sort CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
author Nardelli Vieira, Carla de Cássia
author_facet Nardelli Vieira, Carla de Cássia
Padilha, Carolina Klein
de Souza Domingues, Maria José Carvalho
author_role author
author2 Padilha, Carolina Klein
de Souza Domingues, Maria José Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardelli Vieira, Carla de Cássia
Padilha, Carolina Klein
de Souza Domingues, Maria José Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Satisfação do aluno.
topic Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Satisfação do aluno.
description Com os avanços das TICs e da difusão dos recursos tecnológicos móveis, além da necessidade de metodologias de ensino que tornem os estudantes cada vez mais ativos e envolvidos com o processo de aprendizagem, torna-se atual entender as características de um professor que atenda a essas questões. Assim, tem-se por objetivo identificar as características do professor atuante nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sob a ótica discente em uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo levantamento de campo. Para a coleta de dados foi utilizado questionário com 44 questões estruturado em cinco blocos, elaborado considerando o modelo de Lowman (2004), Pan et al. (2009) e Nogueira, Casa Nova e Carvalho (2012). A população é formada por 607 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sendo a amostra composta por 357 respondentes. Os resultados obtidos indicam que as características percebidas pelos alunos nos professores atuantes são: ter domínio do conteúdo, estimular intelectualmente o estudante, estar disponível para esclarecer dúvidas, ser prestativo em ajudar os alunos, motivar o estudante. Sobre a satisfação do aluno, constatou-se haver satisfação com o curso e com o professor avaliado e baixa perspectiva de desistência. Os resultados podem ser indicativos aos gestores da IES, em compreender os fatores percebidos pelos alunos como favoráveis ao seu processo de ensino-aprendizagem. Propõe-se aplicar a pesquisa nos demais cursos de graduação e realizar estudo sobre as características do aluno e da relação aluno-instituição, que  influenciam no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/206
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/206/93
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 12 (2013)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891268923392