Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rodrigo Rodrigues de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza Junior, Luiz Carlos Victorino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40367
Resumo: A rotina do estudante universitário é marcada por muitas demandas que podem acarretar dificuldades e adoecimento emocional. Diante este cenário esse trabalho tem como objetivo geral, realizar um levantamento sobre as principais contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental. O método utilizado neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica exploratória que objetivou construir uma revisão narrativa. Para tanto, foram realizadas buscas de dissertações, teses e artigos indexados nas seguintes bases de dados eletrônicas disponíveis online: Scientific Electronic Library Online (SciELO); Latin American and Caribbean Health Science Literature (Lilacs) e Scholar Google. Foram utilizadas as seguintes categorias de descritores para a pesquisa: “treinamento de habilidades socioemocionais”; “socio-emotional skills training” e “entrenamiento de habilidades socioemocionales”. Todos estes termos foram associados ao descritor “saúde mental” em português, inglês e espanhol. Quanto aos resultados, foram encontrados e analisados 8 estudos que demonstraram contribuições significativas de programas de treinamento de habilidades socioemocionais na saúde mental de diferentes grupos sociodemográficos. Concluiu-se que a utilização de programas de treinamento de habilidades socioemocionais em universitários pode ser uma eficiente alternativa a ser adotada por instituições de ensino superior como forma de promoção de saúde mental de seus estudantes e prevenção do adoecimento.
id UNIFEI_0107dbebdbc4c927954aed2dfbf74787
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40367
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantesEmotional difficulties of university students: reflections on the contributions of socio-emotional skills training programs for students' mental healthDificultades emocionales de estudiantes universitarios: reflexiones sobre las contribuciones de los programas de formación en habilidades socioemocionales para la salud mental de los estudiantesHabilidades socioemocionalesProgramas de entrenamientoEstudiantes universitariosSalud mental.Socio-emotional skillsTraining programsUniversity studentsMental health.Habilidades socioemocionaisProgramas de treinamentoUniversitáriosSaúde mental.A rotina do estudante universitário é marcada por muitas demandas que podem acarretar dificuldades e adoecimento emocional. Diante este cenário esse trabalho tem como objetivo geral, realizar um levantamento sobre as principais contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental. O método utilizado neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica exploratória que objetivou construir uma revisão narrativa. Para tanto, foram realizadas buscas de dissertações, teses e artigos indexados nas seguintes bases de dados eletrônicas disponíveis online: Scientific Electronic Library Online (SciELO); Latin American and Caribbean Health Science Literature (Lilacs) e Scholar Google. Foram utilizadas as seguintes categorias de descritores para a pesquisa: “treinamento de habilidades socioemocionais”; “socio-emotional skills training” e “entrenamiento de habilidades socioemocionales”. Todos estes termos foram associados ao descritor “saúde mental” em português, inglês e espanhol. Quanto aos resultados, foram encontrados e analisados 8 estudos que demonstraram contribuições significativas de programas de treinamento de habilidades socioemocionais na saúde mental de diferentes grupos sociodemográficos. Concluiu-se que a utilização de programas de treinamento de habilidades socioemocionais em universitários pode ser uma eficiente alternativa a ser adotada por instituições de ensino superior como forma de promoção de saúde mental de seus estudantes e prevenção do adoecimento.The university student's routine is marked by many demands, from difficulties to emotional illness. Given this scenario, this work aims to conduct a survey on the main contributions of socio-emotional skills training programs for mental health. The method used in this study was exploratory bibliographical research that aimed to build a narrative review. For this purpose, searches were carried out for articles, theses, and dissertations indexed in the following electronic databases available online: Scientific Electronic Library Online (SciELO); Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (Lilacs), and Google Scholar. The following categories of descriptors were used for the research: “treinamento de habilidades socioemocionais”; “socio-emotional skills training” and “socio-emotional skills training”. All these terms were associated with the descriptor “mental health” in Portuguese, English, and Spanish. As for the results, 8 studies were found and analyzed that presented contributions of training programs for socio-emotional skills in the mental health of different sociodemographic groups. It is concluded that the use of socio-emotional skills training programs for university students can be an efficient alternative that can be adopted by higher education institutions as a way of promoting the mental health of their students and preventing illness.La rutina del estudiante universitario está marcada por muchas exigencias que pueden llevar desde dificultades hasta enfermedades emocionales. Ante este escenario, este trabajo tiene como objetivo general realizar un relevamiento sobre las principales contribuciones de los programas de formación en habilidades socioemocionales para la salud mental. El método utilizado en este estudio fue una investigación bibliográfica exploratoria que tuvo como objetivo construir una revisión narrativa. Para ello, se realizaron búsquedas de artículos, tesis y disertaciones indexadas en las siguientes bases de datos electrónicas disponibles en línea: Scientific Electronic Library Online (SciELO); Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (Lilacs) y Scholar Google. Para la investigación se utilizaron las siguientes categorías de descriptores: “entrenamiento en habilidades socioemocionales”; “entrenamiento en habilidades socioemocionales” y “entrenamiento en habilidades socioemocionales”. Todos estos términos fueron asociados al descriptor “salud mental” en portugués, inglés y español. En cuanto a los resultados, se encontraron y analizaron 8 estudios que demostraron aportes significativos de los programas de entrenamiento en habilidades socioemocionales en la salud mental de diferentes grupos sociodemográficos. Se concluyó que el uso de programas de formación en habilidades socioemocionales para estudiantes universitarios puede ser una alternativa eficiente que puede ser adoptada por las instituciones de educación superior como una forma de promover la salud mental de sus estudiantes y prevenir enfermedades.Research, Society and Development2023-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4036710.33448/rsd-v12i2.40367Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e28812240367Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e28812240367Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e288122403672525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40367/32968Copyright (c) 2023 Rodrigo Rodrigues de Souza; Luiz Carlos Victorino Souza Juniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rodrigo Rodrigues de Souza Junior, Luiz Carlos Victorino 2023-02-14T20:07:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40367Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-02-14T20:07:52Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes
Emotional difficulties of university students: reflections on the contributions of socio-emotional skills training programs for students' mental health
Dificultades emocionales de estudiantes universitarios: reflexiones sobre las contribuciones de los programas de formación en habilidades socioemocionales para la salud mental de los estudiantes
title Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes
spellingShingle Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes
Souza, Rodrigo Rodrigues de
Habilidades socioemocionales
Programas de entrenamiento
Estudiantes universitarios
Salud mental.
Socio-emotional skills
Training programs
University students
Mental health.
Habilidades socioemocionais
Programas de treinamento
Universitários
Saúde mental.
title_short Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes
title_full Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes
title_fullStr Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes
title_full_unstemmed Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes
title_sort Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes
author Souza, Rodrigo Rodrigues de
author_facet Souza, Rodrigo Rodrigues de
Souza Junior, Luiz Carlos Victorino
author_role author
author2 Souza Junior, Luiz Carlos Victorino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rodrigo Rodrigues de
Souza Junior, Luiz Carlos Victorino
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades socioemocionales
Programas de entrenamiento
Estudiantes universitarios
Salud mental.
Socio-emotional skills
Training programs
University students
Mental health.
Habilidades socioemocionais
Programas de treinamento
Universitários
Saúde mental.
topic Habilidades socioemocionales
Programas de entrenamiento
Estudiantes universitarios
Salud mental.
Socio-emotional skills
Training programs
University students
Mental health.
Habilidades socioemocionais
Programas de treinamento
Universitários
Saúde mental.
description A rotina do estudante universitário é marcada por muitas demandas que podem acarretar dificuldades e adoecimento emocional. Diante este cenário esse trabalho tem como objetivo geral, realizar um levantamento sobre as principais contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental. O método utilizado neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica exploratória que objetivou construir uma revisão narrativa. Para tanto, foram realizadas buscas de dissertações, teses e artigos indexados nas seguintes bases de dados eletrônicas disponíveis online: Scientific Electronic Library Online (SciELO); Latin American and Caribbean Health Science Literature (Lilacs) e Scholar Google. Foram utilizadas as seguintes categorias de descritores para a pesquisa: “treinamento de habilidades socioemocionais”; “socio-emotional skills training” e “entrenamiento de habilidades socioemocionales”. Todos estes termos foram associados ao descritor “saúde mental” em português, inglês e espanhol. Quanto aos resultados, foram encontrados e analisados 8 estudos que demonstraram contribuições significativas de programas de treinamento de habilidades socioemocionais na saúde mental de diferentes grupos sociodemográficos. Concluiu-se que a utilização de programas de treinamento de habilidades socioemocionais em universitários pode ser uma eficiente alternativa a ser adotada por instituições de ensino superior como forma de promoção de saúde mental de seus estudantes e prevenção do adoecimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40367
10.33448/rsd-v12i2.40367
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40367
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i2.40367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40367/32968
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rodrigo Rodrigues de Souza; Luiz Carlos Victorino Souza Junior
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rodrigo Rodrigues de Souza; Luiz Carlos Victorino Souza Junior
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e28812240367
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e28812240367
Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e28812240367
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052618994876416