Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40367 |
Resumo: | A rotina do estudante universitário é marcada por muitas demandas que podem acarretar dificuldades e adoecimento emocional. Diante este cenário esse trabalho tem como objetivo geral, realizar um levantamento sobre as principais contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental. O método utilizado neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica exploratória que objetivou construir uma revisão narrativa. Para tanto, foram realizadas buscas de dissertações, teses e artigos indexados nas seguintes bases de dados eletrônicas disponíveis online: Scientific Electronic Library Online (SciELO); Latin American and Caribbean Health Science Literature (Lilacs) e Scholar Google. Foram utilizadas as seguintes categorias de descritores para a pesquisa: “treinamento de habilidades socioemocionais”; “socio-emotional skills training” e “entrenamiento de habilidades socioemocionales”. Todos estes termos foram associados ao descritor “saúde mental” em português, inglês e espanhol. Quanto aos resultados, foram encontrados e analisados 8 estudos que demonstraram contribuições significativas de programas de treinamento de habilidades socioemocionais na saúde mental de diferentes grupos sociodemográficos. Concluiu-se que a utilização de programas de treinamento de habilidades socioemocionais em universitários pode ser uma eficiente alternativa a ser adotada por instituições de ensino superior como forma de promoção de saúde mental de seus estudantes e prevenção do adoecimento. |
id |
UNIFEI_0107dbebdbc4c927954aed2dfbf74787 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40367 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantesEmotional difficulties of university students: reflections on the contributions of socio-emotional skills training programs for students' mental healthDificultades emocionales de estudiantes universitarios: reflexiones sobre las contribuciones de los programas de formación en habilidades socioemocionales para la salud mental de los estudiantesHabilidades socioemocionalesProgramas de entrenamientoEstudiantes universitariosSalud mental.Socio-emotional skillsTraining programsUniversity studentsMental health.Habilidades socioemocionaisProgramas de treinamentoUniversitáriosSaúde mental.A rotina do estudante universitário é marcada por muitas demandas que podem acarretar dificuldades e adoecimento emocional. Diante este cenário esse trabalho tem como objetivo geral, realizar um levantamento sobre as principais contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental. O método utilizado neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica exploratória que objetivou construir uma revisão narrativa. Para tanto, foram realizadas buscas de dissertações, teses e artigos indexados nas seguintes bases de dados eletrônicas disponíveis online: Scientific Electronic Library Online (SciELO); Latin American and Caribbean Health Science Literature (Lilacs) e Scholar Google. Foram utilizadas as seguintes categorias de descritores para a pesquisa: “treinamento de habilidades socioemocionais”; “socio-emotional skills training” e “entrenamiento de habilidades socioemocionales”. Todos estes termos foram associados ao descritor “saúde mental” em português, inglês e espanhol. Quanto aos resultados, foram encontrados e analisados 8 estudos que demonstraram contribuições significativas de programas de treinamento de habilidades socioemocionais na saúde mental de diferentes grupos sociodemográficos. Concluiu-se que a utilização de programas de treinamento de habilidades socioemocionais em universitários pode ser uma eficiente alternativa a ser adotada por instituições de ensino superior como forma de promoção de saúde mental de seus estudantes e prevenção do adoecimento.The university student's routine is marked by many demands, from difficulties to emotional illness. Given this scenario, this work aims to conduct a survey on the main contributions of socio-emotional skills training programs for mental health. The method used in this study was exploratory bibliographical research that aimed to build a narrative review. For this purpose, searches were carried out for articles, theses, and dissertations indexed in the following electronic databases available online: Scientific Electronic Library Online (SciELO); Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (Lilacs), and Google Scholar. The following categories of descriptors were used for the research: “treinamento de habilidades socioemocionais”; “socio-emotional skills training” and “socio-emotional skills training”. All these terms were associated with the descriptor “mental health” in Portuguese, English, and Spanish. As for the results, 8 studies were found and analyzed that presented contributions of training programs for socio-emotional skills in the mental health of different sociodemographic groups. It is concluded that the use of socio-emotional skills training programs for university students can be an efficient alternative that can be adopted by higher education institutions as a way of promoting the mental health of their students and preventing illness.La rutina del estudiante universitario está marcada por muchas exigencias que pueden llevar desde dificultades hasta enfermedades emocionales. Ante este escenario, este trabajo tiene como objetivo general realizar un relevamiento sobre las principales contribuciones de los programas de formación en habilidades socioemocionales para la salud mental. El método utilizado en este estudio fue una investigación bibliográfica exploratoria que tuvo como objetivo construir una revisión narrativa. Para ello, se realizaron búsquedas de artículos, tesis y disertaciones indexadas en las siguientes bases de datos electrónicas disponibles en línea: Scientific Electronic Library Online (SciELO); Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (Lilacs) y Scholar Google. Para la investigación se utilizaron las siguientes categorías de descriptores: “entrenamiento en habilidades socioemocionales”; “entrenamiento en habilidades socioemocionales” y “entrenamiento en habilidades socioemocionales”. Todos estos términos fueron asociados al descriptor “salud mental” en portugués, inglés y español. En cuanto a los resultados, se encontraron y analizaron 8 estudios que demostraron aportes significativos de los programas de entrenamiento en habilidades socioemocionales en la salud mental de diferentes grupos sociodemográficos. Se concluyó que el uso de programas de formación en habilidades socioemocionales para estudiantes universitarios puede ser una alternativa eficiente que puede ser adoptada por las instituciones de educación superior como una forma de promover la salud mental de sus estudiantes y prevenir enfermedades.Research, Society and Development2023-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4036710.33448/rsd-v12i2.40367Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e28812240367Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e28812240367Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e288122403672525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40367/32968Copyright (c) 2023 Rodrigo Rodrigues de Souza; Luiz Carlos Victorino Souza Juniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rodrigo Rodrigues de Souza Junior, Luiz Carlos Victorino 2023-02-14T20:07:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40367Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-02-14T20:07:52Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes Emotional difficulties of university students: reflections on the contributions of socio-emotional skills training programs for students' mental health Dificultades emocionales de estudiantes universitarios: reflexiones sobre las contribuciones de los programas de formación en habilidades socioemocionales para la salud mental de los estudiantes |
title |
Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes |
spellingShingle |
Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes Souza, Rodrigo Rodrigues de Habilidades socioemocionales Programas de entrenamiento Estudiantes universitarios Salud mental. Socio-emotional skills Training programs University students Mental health. Habilidades socioemocionais Programas de treinamento Universitários Saúde mental. |
title_short |
Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes |
title_full |
Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes |
title_fullStr |
Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes |
title_sort |
Dificuldades emocionais de universitários: reflexões sobre as contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental dos estudantes |
author |
Souza, Rodrigo Rodrigues de |
author_facet |
Souza, Rodrigo Rodrigues de Souza Junior, Luiz Carlos Victorino |
author_role |
author |
author2 |
Souza Junior, Luiz Carlos Victorino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rodrigo Rodrigues de Souza Junior, Luiz Carlos Victorino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades socioemocionales Programas de entrenamiento Estudiantes universitarios Salud mental. Socio-emotional skills Training programs University students Mental health. Habilidades socioemocionais Programas de treinamento Universitários Saúde mental. |
topic |
Habilidades socioemocionales Programas de entrenamiento Estudiantes universitarios Salud mental. Socio-emotional skills Training programs University students Mental health. Habilidades socioemocionais Programas de treinamento Universitários Saúde mental. |
description |
A rotina do estudante universitário é marcada por muitas demandas que podem acarretar dificuldades e adoecimento emocional. Diante este cenário esse trabalho tem como objetivo geral, realizar um levantamento sobre as principais contribuições de programas de treinamento de habilidades socioemocionais para saúde mental. O método utilizado neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica exploratória que objetivou construir uma revisão narrativa. Para tanto, foram realizadas buscas de dissertações, teses e artigos indexados nas seguintes bases de dados eletrônicas disponíveis online: Scientific Electronic Library Online (SciELO); Latin American and Caribbean Health Science Literature (Lilacs) e Scholar Google. Foram utilizadas as seguintes categorias de descritores para a pesquisa: “treinamento de habilidades socioemocionais”; “socio-emotional skills training” e “entrenamiento de habilidades socioemocionales”. Todos estes termos foram associados ao descritor “saúde mental” em português, inglês e espanhol. Quanto aos resultados, foram encontrados e analisados 8 estudos que demonstraram contribuições significativas de programas de treinamento de habilidades socioemocionais na saúde mental de diferentes grupos sociodemográficos. Concluiu-se que a utilização de programas de treinamento de habilidades socioemocionais em universitários pode ser uma eficiente alternativa a ser adotada por instituições de ensino superior como forma de promoção de saúde mental de seus estudantes e prevenção do adoecimento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40367 10.33448/rsd-v12i2.40367 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40367 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i2.40367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40367/32968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rodrigo Rodrigues de Souza; Luiz Carlos Victorino Souza Junior https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rodrigo Rodrigues de Souza; Luiz Carlos Victorino Souza Junior https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e28812240367 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e28812240367 Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e28812240367 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052618994876416 |