O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37161 |
Resumo: | Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial em decorrência da propagação do coronavírus SARS-CoV-2. Para diminuir a multiplicação da doença, o governo decretou medidas de restrição e isolamento social no Brasil. Com isso, muitas empresas e instituições públicas, tiveram de aderir ao teletrabalho. Esta pesquisa buscou analisar, por meio da perspectiva de servidores envolvidos com trabalho administrativo de apoio em uma instituição pública de ensino superior, como eles vivenciaram o teletrabalho. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e os dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas feitas com os servidores da instituição. Os resultados desta pesquisa indicaram que o trabalho remoto mudou a configuração das relações de trabalho entre as pessoas. Os entrevistados relataram que trabalhar em home office trouxe mais flexibilidade na realização do trabalho além de proporcionar mais conforto, uma vez que se trabalha de casa. Contudo, eles também apontam: maior nível de estresse, ansiedade, autocobrança e cansaço; acúmulo de funções; interferência da família na realização do trabalho além da falta de equipamento e local apropriado para trabalhar. Apesar do histórico positivo em relação à implementação do teletrabalho em alguns órgãos do governo, as instituições públicas ainda podem encontrar algumas dificuldades na implementação do modelo de teletrabalho, relacionadas principalmente à estrutura da instituição e à disposição de tecnologias eficazes que viabilizem a comunicação dos funcionários. |
id |
UNIFEI_011b0b206a9c9f514ef79c8c9e46ef79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37161 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superiorWhat has changed with work during the pandemic? Experiences with telework in a higher education institution ¿Qué ha cambiado en el trabajo durante la pandemia? Experiencias con teletrabajo en una institución de educación superior TeletrabajoTrabajoPandemiaEducación superior.TeleworkWorkPandemicHigher education.TeletrabalhoTrabalhoPandemiaEnsino superior.Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial em decorrência da propagação do coronavírus SARS-CoV-2. Para diminuir a multiplicação da doença, o governo decretou medidas de restrição e isolamento social no Brasil. Com isso, muitas empresas e instituições públicas, tiveram de aderir ao teletrabalho. Esta pesquisa buscou analisar, por meio da perspectiva de servidores envolvidos com trabalho administrativo de apoio em uma instituição pública de ensino superior, como eles vivenciaram o teletrabalho. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e os dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas feitas com os servidores da instituição. Os resultados desta pesquisa indicaram que o trabalho remoto mudou a configuração das relações de trabalho entre as pessoas. Os entrevistados relataram que trabalhar em home office trouxe mais flexibilidade na realização do trabalho além de proporcionar mais conforto, uma vez que se trabalha de casa. Contudo, eles também apontam: maior nível de estresse, ansiedade, autocobrança e cansaço; acúmulo de funções; interferência da família na realização do trabalho além da falta de equipamento e local apropriado para trabalhar. Apesar do histórico positivo em relação à implementação do teletrabalho em alguns órgãos do governo, as instituições públicas ainda podem encontrar algumas dificuldades na implementação do modelo de teletrabalho, relacionadas principalmente à estrutura da instituição e à disposição de tecnologias eficazes que viabilizem a comunicação dos funcionários. In March 2020, the World Health Organization (WHO) declared a global pandemic due to the spread of the coronavirus SARS-CoV-2. To reduce the multiplication of the disease, the government decreed measures of restriction and social isolation in Brazil. As a result, many companies and public institutions had to adopt telework. This research aimed at analyzing, through the perspective of public servants involved with administrative support work in a public institution of higher education, how they experienced telework. The research methodology was qualitative and the data were collected through semi-structured interviews with the institution's employees. The results indicated that remote work has changed the configuration of work relationships between people. The interviewees reported that working at home office brought more flexibility in the performance of their work, besides providing more comfort, since they could work from home. However, they also pointed out: higher levels of stress, anxiety, self-demand and fatigue; accumulation of functions; interference of the family in the work performance, besides the lack of equipment and appropriate place to work. Despite the positive history related to the implementation of telework in some government agencies, public institutions may still find some difficulties in implementing the model of teleworking, mainly due to the structure of the institution and the availability of effective technologies that enable the communication of employees. En marzo de 2020, la Organización Mundial de la Salud (OMS) declaró una pandemia mundial debido a la propagación del coronavirus SARS-CoV-2. Para reducir la multiplicación de la enfermedad, el gobierno decretó medidas de restricción y aislamiento social en Brasil. Así, muchas empresas e instituciones públicas tuvieron que adherirse al teletrabajo. Esta investigación buscó analizar, a través de la perspectiva de los servidores involucrados con el trabajo de apoyo administrativo en una institución pública de educación superior, cómo experimentaron el teletrabajo. La metodología de la investigación fue cualitativa y los datos se recogieron mediante entrevistas semiestructuradas con los servidores de la institución. Los resultados de esta investigación indican que el trabajo a distancia ha cambiado la configuración de las relaciones laborales entre las personas. Los entrevistados informaron de que trabajar en home office trajo más flexibilidad a la hora de realizar el trabajo, además de proporcionar más comodidad, ya que se trabaja desde casa. Sin embargo, también señalan: mayor nivel de estrés, ansiedad, autocarga y fatiga; acumulación de funciones; interferencia de la familia en el desempeño del trabajo además de la falta de equipamiento y lugar adecuado para trabajar. A pesar de los antecedentes positivos en cuanto a la implantación del teletrabajo en algunos organismos gubernamentales, las instituciones públicas aún pueden encontrar algunas dificultades en la implantación del modelo del teletrabajo, principalmente relacionadas con la estructura de la institución y la disponibilidad de tecnologías eficaces que permitan la comunicación de los empleados. Research, Society and Development2022-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3716110.33448/rsd-v11i15.37161Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e231111537161Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e231111537161Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2311115371612525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37161/30949Copyright (c) 2022 Victor Emanoel do Carmo Moreira; Débora Carneiro Zuinhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Victor Emanoel do CarmoZuin, Débora Carneiro 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37161Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:26.344653Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior What has changed with work during the pandemic? Experiences with telework in a higher education institution ¿Qué ha cambiado en el trabajo durante la pandemia? Experiencias con teletrabajo en una institución de educación superior |
title |
O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior |
spellingShingle |
O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior Moreira, Victor Emanoel do Carmo Teletrabajo Trabajo Pandemia Educación superior. Telework Work Pandemic Higher education. Teletrabalho Trabalho Pandemia Ensino superior. |
title_short |
O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior |
title_full |
O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior |
title_fullStr |
O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior |
title_full_unstemmed |
O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior |
title_sort |
O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior |
author |
Moreira, Victor Emanoel do Carmo |
author_facet |
Moreira, Victor Emanoel do Carmo Zuin, Débora Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Zuin, Débora Carneiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Victor Emanoel do Carmo Zuin, Débora Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teletrabajo Trabajo Pandemia Educación superior. Telework Work Pandemic Higher education. Teletrabalho Trabalho Pandemia Ensino superior. |
topic |
Teletrabajo Trabajo Pandemia Educación superior. Telework Work Pandemic Higher education. Teletrabalho Trabalho Pandemia Ensino superior. |
description |
Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial em decorrência da propagação do coronavírus SARS-CoV-2. Para diminuir a multiplicação da doença, o governo decretou medidas de restrição e isolamento social no Brasil. Com isso, muitas empresas e instituições públicas, tiveram de aderir ao teletrabalho. Esta pesquisa buscou analisar, por meio da perspectiva de servidores envolvidos com trabalho administrativo de apoio em uma instituição pública de ensino superior, como eles vivenciaram o teletrabalho. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e os dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas feitas com os servidores da instituição. Os resultados desta pesquisa indicaram que o trabalho remoto mudou a configuração das relações de trabalho entre as pessoas. Os entrevistados relataram que trabalhar em home office trouxe mais flexibilidade na realização do trabalho além de proporcionar mais conforto, uma vez que se trabalha de casa. Contudo, eles também apontam: maior nível de estresse, ansiedade, autocobrança e cansaço; acúmulo de funções; interferência da família na realização do trabalho além da falta de equipamento e local apropriado para trabalhar. Apesar do histórico positivo em relação à implementação do teletrabalho em alguns órgãos do governo, as instituições públicas ainda podem encontrar algumas dificuldades na implementação do modelo de teletrabalho, relacionadas principalmente à estrutura da instituição e à disposição de tecnologias eficazes que viabilizem a comunicação dos funcionários. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37161 10.33448/rsd-v11i15.37161 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37161 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.37161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37161/30949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Victor Emanoel do Carmo Moreira; Débora Carneiro Zuin https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Victor Emanoel do Carmo Moreira; Débora Carneiro Zuin https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e231111537161 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e231111537161 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e231111537161 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052728607768576 |