O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Victor Emanoel do Carmo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zuin, Débora Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37161
Resumo: Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial em decorrência da propagação do coronavírus SARS-CoV-2. Para diminuir a multiplicação da doença, o governo decretou medidas de restrição e isolamento social no Brasil. Com isso, muitas empresas e instituições públicas, tiveram de aderir ao teletrabalho. Esta pesquisa buscou analisar, por meio da perspectiva de servidores envolvidos com trabalho administrativo de apoio em uma instituição pública de ensino superior, como eles vivenciaram o teletrabalho. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e os dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas feitas com os servidores da instituição. Os resultados desta pesquisa indicaram que o trabalho remoto mudou a configuração das relações de trabalho entre as pessoas. Os entrevistados relataram que trabalhar em home office trouxe mais flexibilidade na realização do trabalho além de proporcionar mais conforto, uma vez que se trabalha de casa. Contudo, eles também apontam: maior nível de estresse, ansiedade, autocobrança e cansaço; acúmulo de funções; interferência da família na realização do trabalho além da falta de equipamento e local apropriado para trabalhar. Apesar do histórico positivo em relação à implementação do teletrabalho em alguns órgãos do governo, as instituições públicas ainda podem encontrar algumas dificuldades na implementação do modelo de teletrabalho, relacionadas principalmente à estrutura da instituição e à disposição de tecnologias eficazes que viabilizem a comunicação dos funcionários. 
id UNIFEI_011b0b206a9c9f514ef79c8c9e46ef79
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37161
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superiorWhat has changed with work during the pandemic? Experiences with telework in a higher education institution ¿Qué ha cambiado en el trabajo durante la pandemia? Experiencias con teletrabajo en una institución de educación superior TeletrabajoTrabajoPandemiaEducación superior.TeleworkWorkPandemicHigher education.TeletrabalhoTrabalhoPandemiaEnsino superior.Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial em decorrência da propagação do coronavírus SARS-CoV-2. Para diminuir a multiplicação da doença, o governo decretou medidas de restrição e isolamento social no Brasil. Com isso, muitas empresas e instituições públicas, tiveram de aderir ao teletrabalho. Esta pesquisa buscou analisar, por meio da perspectiva de servidores envolvidos com trabalho administrativo de apoio em uma instituição pública de ensino superior, como eles vivenciaram o teletrabalho. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e os dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas feitas com os servidores da instituição. Os resultados desta pesquisa indicaram que o trabalho remoto mudou a configuração das relações de trabalho entre as pessoas. Os entrevistados relataram que trabalhar em home office trouxe mais flexibilidade na realização do trabalho além de proporcionar mais conforto, uma vez que se trabalha de casa. Contudo, eles também apontam: maior nível de estresse, ansiedade, autocobrança e cansaço; acúmulo de funções; interferência da família na realização do trabalho além da falta de equipamento e local apropriado para trabalhar. Apesar do histórico positivo em relação à implementação do teletrabalho em alguns órgãos do governo, as instituições públicas ainda podem encontrar algumas dificuldades na implementação do modelo de teletrabalho, relacionadas principalmente à estrutura da instituição e à disposição de tecnologias eficazes que viabilizem a comunicação dos funcionários. In March 2020, the World Health Organization (WHO) declared a global pandemic due to the spread of the coronavirus SARS-CoV-2. To reduce the multiplication of the disease, the government decreed measures of restriction and social isolation in Brazil. As a result, many companies and public institutions had to adopt telework. This research aimed at analyzing, through the perspective of public servants involved with administrative support work in a public institution of higher education, how they experienced telework. The research methodology was qualitative and the data were collected through semi-structured interviews with the institution's employees. The results indicated that remote work has changed the configuration of work relationships between people. The interviewees reported that working at home office brought more flexibility in the performance of their work, besides providing more comfort, since they could work from home. However, they also pointed out: higher levels of stress, anxiety, self-demand and fatigue; accumulation of functions; interference of the family in the work performance, besides the lack of equipment and appropriate place to work. Despite the positive history related to the implementation of telework in some government agencies, public institutions may still find some difficulties in implementing the model of teleworking, mainly due to the structure of the institution and the availability of effective technologies that enable the communication of employees. En marzo de 2020, la Organización Mundial de la Salud (OMS) declaró una pandemia mundial debido a la propagación del coronavirus SARS-CoV-2. Para reducir la multiplicación de la enfermedad, el gobierno decretó medidas de restricción y aislamiento social en Brasil. Así, muchas empresas e instituciones públicas tuvieron que adherirse al teletrabajo. Esta investigación buscó analizar, a través de la perspectiva de los servidores involucrados con el trabajo de apoyo administrativo en una institución pública de educación superior, cómo experimentaron el teletrabajo. La metodología de la investigación fue cualitativa y los datos se recogieron mediante entrevistas semiestructuradas con los servidores de la institución. Los resultados de esta investigación indican que el trabajo a distancia ha cambiado la configuración de las relaciones laborales entre las personas. Los entrevistados informaron de que trabajar en home office trajo más flexibilidad a la hora de realizar el trabajo, además de proporcionar más comodidad, ya que se trabaja desde casa. Sin embargo, también señalan: mayor nivel de estrés, ansiedad, autocarga y fatiga; acumulación de funciones; interferencia de la familia en el desempeño del trabajo además de la falta de equipamiento y lugar adecuado para trabajar. A pesar de los antecedentes positivos en cuanto a la implantación del teletrabajo en algunos organismos gubernamentales, las instituciones públicas aún pueden encontrar algunas dificultades en la implantación del modelo del teletrabajo, principalmente relacionadas con la estructura de la institución y la disponibilidad de tecnologías eficaces que permitan la comunicación de los empleados. Research, Society and Development2022-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3716110.33448/rsd-v11i15.37161Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e231111537161Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e231111537161Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2311115371612525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37161/30949Copyright (c) 2022 Victor Emanoel do Carmo Moreira; Débora Carneiro Zuinhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Victor Emanoel do CarmoZuin, Débora Carneiro 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37161Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:26.344653Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior
What has changed with work during the pandemic? Experiences with telework in a higher education institution
¿Qué ha cambiado en el trabajo durante la pandemia? Experiencias con teletrabajo en una institución de educación superior
title O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior
spellingShingle O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior
Moreira, Victor Emanoel do Carmo
Teletrabajo
Trabajo
Pandemia
Educación superior.
Telework
Work
Pandemic
Higher education.
Teletrabalho
Trabalho
Pandemia
Ensino superior.
title_short O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior
title_full O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior
title_fullStr O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior
title_full_unstemmed O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior
title_sort O que mudou no trabalho durante a pandemia? Experiências com o teletrabalho em uma instituição de ensino superior
author Moreira, Victor Emanoel do Carmo
author_facet Moreira, Victor Emanoel do Carmo
Zuin, Débora Carneiro
author_role author
author2 Zuin, Débora Carneiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Victor Emanoel do Carmo
Zuin, Débora Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Teletrabajo
Trabajo
Pandemia
Educación superior.
Telework
Work
Pandemic
Higher education.
Teletrabalho
Trabalho
Pandemia
Ensino superior.
topic Teletrabajo
Trabajo
Pandemia
Educación superior.
Telework
Work
Pandemic
Higher education.
Teletrabalho
Trabalho
Pandemia
Ensino superior.
description Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial em decorrência da propagação do coronavírus SARS-CoV-2. Para diminuir a multiplicação da doença, o governo decretou medidas de restrição e isolamento social no Brasil. Com isso, muitas empresas e instituições públicas, tiveram de aderir ao teletrabalho. Esta pesquisa buscou analisar, por meio da perspectiva de servidores envolvidos com trabalho administrativo de apoio em uma instituição pública de ensino superior, como eles vivenciaram o teletrabalho. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e os dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas feitas com os servidores da instituição. Os resultados desta pesquisa indicaram que o trabalho remoto mudou a configuração das relações de trabalho entre as pessoas. Os entrevistados relataram que trabalhar em home office trouxe mais flexibilidade na realização do trabalho além de proporcionar mais conforto, uma vez que se trabalha de casa. Contudo, eles também apontam: maior nível de estresse, ansiedade, autocobrança e cansaço; acúmulo de funções; interferência da família na realização do trabalho além da falta de equipamento e local apropriado para trabalhar. Apesar do histórico positivo em relação à implementação do teletrabalho em alguns órgãos do governo, as instituições públicas ainda podem encontrar algumas dificuldades na implementação do modelo de teletrabalho, relacionadas principalmente à estrutura da instituição e à disposição de tecnologias eficazes que viabilizem a comunicação dos funcionários. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37161
10.33448/rsd-v11i15.37161
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37161
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37161/30949
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Victor Emanoel do Carmo Moreira; Débora Carneiro Zuin
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Victor Emanoel do Carmo Moreira; Débora Carneiro Zuin
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e231111537161
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e231111537161
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e231111537161
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052728607768576