Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36815 |
Resumo: | O artigo que descreve a dinâmica de uma casa de farinha na Amazônia Brasileira como uma atividade cultural desses povos, faz parte do projeto Multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais: possibilidades para o processo de ensino de matemática no estado do Amazonas, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, cujo objetivo é de compreender como as ideias matemáticas envolvidas nas atividades dessas comunidades interferem no processo ensino e aprendizagem. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa em processos fenomenológicos. Os resultados indicam que existem grupos de professores formadores, de professores que trabalham no ensino fundamental e grupos de acadêmicos desenvolvendo a Etnomatemática, o ensino da matemática pelo viés cultural. Espera-se que novas frentes sejam incentivadas e que a educação significativa e contextualizada ajude o processo educacional das escolas no Estado do Amazonas, cujos resultados possibilitem para o processo de ensino de Matemática, o reconhecimento do multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais, valorize a diversidade, as culturas rejeitadas, esquecidas, ignoradas pelo advento de ditas “culturas superiores” e traga para a discussão temas correlacionados. |
id |
UNIFEI_155e67b4c8a0303f63f02f5173d3a5c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36815 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinhaMathematical ideas that help Mathematics teaching and learning in the Amazon – Mathematics and the flour houseIdeas Matemáticas que ayudan a la Enseñanza y el Aprendizaje de las Matemáticas en la Amazonía - Las Matemáticas y la Casa de la HarinaEtnomathematicsIdentityTeaching.EtnomatemáticaidentidadEnseñanza.EtnomatematicaIdentidadeEnsino. O artigo que descreve a dinâmica de uma casa de farinha na Amazônia Brasileira como uma atividade cultural desses povos, faz parte do projeto Multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais: possibilidades para o processo de ensino de matemática no estado do Amazonas, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, cujo objetivo é de compreender como as ideias matemáticas envolvidas nas atividades dessas comunidades interferem no processo ensino e aprendizagem. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa em processos fenomenológicos. Os resultados indicam que existem grupos de professores formadores, de professores que trabalham no ensino fundamental e grupos de acadêmicos desenvolvendo a Etnomatemática, o ensino da matemática pelo viés cultural. Espera-se que novas frentes sejam incentivadas e que a educação significativa e contextualizada ajude o processo educacional das escolas no Estado do Amazonas, cujos resultados possibilitem para o processo de ensino de Matemática, o reconhecimento do multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais, valorize a diversidade, as culturas rejeitadas, esquecidas, ignoradas pelo advento de ditas “culturas superiores” e traga para a discussão temas correlacionados.The article that describes the dynamics of a flour mill in the Brazilian Amazon as a cultural activity of these peoples, is part of the project Multiculturalism and mathematical ideas in sociocultural practices: possibilities for the process of teaching mathematics in the state of Amazonas, developed within the scope of the Graduate Program of the Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, whose objective is to understand how the mathematical ideas involved in the activities of these communities interfere in the teaching and learning process. It uses exploratory research as a methodology, with a qualitative approach in phenomenological processes. The results indicate that there are groups of teacher trainers, of teachers who work in elementary education and groups of academics developing Ethnomathematics, the teaching of mathematics through a cultural bias. It is expected that new fronts will be encouraged, and that meaningful and contextualized education will help the educational process of schools in the State of Amazonas, whose results enable the recognition of multiculturalism and mathematical ideas in sociocultural practices, for the process of teaching mathematics, to value the diversity, cultures rejected, forgotten, ignored by the advent of so-called “higher cultures” and bring to the discussion related topics.El artículo que describe la dinámica de un molino harinero en la Amazonía brasileña como actividad cultural de estos pueblos es parte del proyecto Multiculturalidad e ideas matemáticas en las prácticas socioculturales: posibilidades para el proceso de enseñanza de las matemáticas en el estado de Amazonas, desarrollado en el marco del ámbito del Programa de Posgrado de la Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, cuyo objetivo es comprender cómo las ideas matemáticas involucradas en las actividades de estas comunidades interfieren en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Utiliza como metodología la investigación exploratoria, con un enfoque cualitativo en los procesos fenomenológicos. Los resultados indican que existen grupos de formadores de docentes, docentes que trabajan en la educación básica y grupos de académicos que desarrollan la Etnomatemática, la enseñanza de las matemáticas a través de un sesgo cultural. Se espera que se impulsen nuevos frentes y que la educación significativa y contextualizada ayude al proceso educativo de las escuelas del Estado de Amazonas, cuyos resultados posibiliten el proceso de enseñanza de las matemáticas, el reconocimiento de la multiculturalidad y las ideas matemáticas en las prácticas socioculturales, valorar la diversidad, las culturas rechazadas, olvidadas, ignoradas por el advenimiento de las llamadas “culturas superiores” y traer a la discusión temas afines.Research, Society and Development2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3681510.33448/rsd-v11i15.36815Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e27111536815Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e27111536815Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e271115368152525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36815/30736Copyright (c) 2022 Enildo Batista Lopes; Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Enildo Batista Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36815Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:13.396600Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha Mathematical ideas that help Mathematics teaching and learning in the Amazon – Mathematics and the flour house Ideas Matemáticas que ayudan a la Enseñanza y el Aprendizaje de las Matemáticas en la Amazonía - Las Matemáticas y la Casa de la Harina |
title |
Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha |
spellingShingle |
Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha Lopes, Enildo Batista Etnomathematics Identity Teaching. Etnomatemática identidad Enseñanza. Etnomatematica Identidade Ensino. |
title_short |
Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha |
title_full |
Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha |
title_fullStr |
Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha |
title_full_unstemmed |
Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha |
title_sort |
Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha |
author |
Lopes, Enildo Batista |
author_facet |
Lopes, Enildo Batista Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Enildo Batista Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomathematics Identity Teaching. Etnomatemática identidad Enseñanza. Etnomatematica Identidade Ensino. |
topic |
Etnomathematics Identity Teaching. Etnomatemática identidad Enseñanza. Etnomatematica Identidade Ensino. |
description |
O artigo que descreve a dinâmica de uma casa de farinha na Amazônia Brasileira como uma atividade cultural desses povos, faz parte do projeto Multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais: possibilidades para o processo de ensino de matemática no estado do Amazonas, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, cujo objetivo é de compreender como as ideias matemáticas envolvidas nas atividades dessas comunidades interferem no processo ensino e aprendizagem. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa em processos fenomenológicos. Os resultados indicam que existem grupos de professores formadores, de professores que trabalham no ensino fundamental e grupos de acadêmicos desenvolvendo a Etnomatemática, o ensino da matemática pelo viés cultural. Espera-se que novas frentes sejam incentivadas e que a educação significativa e contextualizada ajude o processo educacional das escolas no Estado do Amazonas, cujos resultados possibilitem para o processo de ensino de Matemática, o reconhecimento do multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais, valorize a diversidade, as culturas rejeitadas, esquecidas, ignoradas pelo advento de ditas “culturas superiores” e traga para a discussão temas correlacionados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36815 10.33448/rsd-v11i15.36815 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36815 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.36815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36815/30736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Enildo Batista Lopes; Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Enildo Batista Lopes; Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e27111536815 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e27111536815 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e27111536815 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052727941922816 |