Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Enildo Batista
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36815
Resumo: O artigo que descreve a dinâmica de uma casa de farinha na Amazônia Brasileira como uma atividade cultural desses povos, faz parte do projeto Multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais: possibilidades para o processo de ensino de matemática no estado do Amazonas, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, cujo objetivo é de compreender como as ideias matemáticas envolvidas nas atividades dessas comunidades interferem no processo ensino e aprendizagem. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa em processos fenomenológicos. Os resultados indicam que existem grupos de professores formadores, de professores que trabalham no ensino fundamental e grupos de acadêmicos desenvolvendo a Etnomatemática, o ensino da matemática pelo viés cultural. Espera-se que novas frentes sejam incentivadas e que a educação significativa e contextualizada ajude o processo educacional das escolas no Estado do Amazonas, cujos resultados possibilitem para o processo de ensino de Matemática, o reconhecimento do multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais, valorize a diversidade, as culturas rejeitadas, esquecidas, ignoradas pelo advento de ditas “culturas superiores” e traga para a discussão temas correlacionados.
id UNIFEI_155e67b4c8a0303f63f02f5173d3a5c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36815
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinhaMathematical ideas that help Mathematics teaching and learning in the Amazon – Mathematics and the flour houseIdeas Matemáticas que ayudan a la Enseñanza y el Aprendizaje de las Matemáticas en la Amazonía - Las Matemáticas y la Casa de la HarinaEtnomathematicsIdentityTeaching.EtnomatemáticaidentidadEnseñanza.EtnomatematicaIdentidadeEnsino. O artigo que descreve a dinâmica de uma casa de farinha na Amazônia Brasileira como uma atividade cultural desses povos, faz parte do projeto Multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais: possibilidades para o processo de ensino de matemática no estado do Amazonas, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, cujo objetivo é de compreender como as ideias matemáticas envolvidas nas atividades dessas comunidades interferem no processo ensino e aprendizagem. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa em processos fenomenológicos. Os resultados indicam que existem grupos de professores formadores, de professores que trabalham no ensino fundamental e grupos de acadêmicos desenvolvendo a Etnomatemática, o ensino da matemática pelo viés cultural. Espera-se que novas frentes sejam incentivadas e que a educação significativa e contextualizada ajude o processo educacional das escolas no Estado do Amazonas, cujos resultados possibilitem para o processo de ensino de Matemática, o reconhecimento do multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais, valorize a diversidade, as culturas rejeitadas, esquecidas, ignoradas pelo advento de ditas “culturas superiores” e traga para a discussão temas correlacionados.The article that describes the dynamics of a flour mill in the Brazilian Amazon as a cultural activity of these peoples, is part of the project Multiculturalism and mathematical ideas in sociocultural practices: possibilities for the process of teaching mathematics in the state of Amazonas, developed within the scope of the Graduate Program of the Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, whose objective is to understand how the mathematical ideas involved in the activities of these communities interfere in the teaching and learning process. It uses exploratory research as a methodology, with a qualitative approach in phenomenological processes. The results indicate that there are groups of teacher trainers, of teachers who work in elementary education and groups of academics developing Ethnomathematics, the teaching of mathematics through a cultural bias. It is expected that new fronts will be encouraged, and that meaningful and contextualized education will help the educational process of schools in the State of Amazonas, whose results enable the recognition of multiculturalism and mathematical ideas in sociocultural practices, for the process of teaching mathematics, to value the diversity, cultures rejected, forgotten, ignored by the advent of so-called “higher cultures” and bring to the discussion related topics.El artículo que describe la dinámica de un molino harinero en la Amazonía brasileña como actividad cultural de estos pueblos es parte del proyecto Multiculturalidad e ideas matemáticas en las prácticas socioculturales: posibilidades para el proceso de enseñanza de las matemáticas en el estado de Amazonas, desarrollado en el marco del ámbito del Programa de Posgrado de la Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, cuyo objetivo es comprender cómo las ideas matemáticas involucradas en las actividades de estas comunidades interfieren en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Utiliza como metodología la investigación exploratoria, con un enfoque cualitativo en los procesos fenomenológicos. Los resultados indican que existen grupos de formadores de docentes, docentes que trabajan en la educación básica y grupos de académicos que desarrollan la Etnomatemática, la enseñanza de las matemáticas a través de un sesgo cultural. Se espera que se impulsen nuevos frentes y que la educación significativa y contextualizada ayude al proceso educativo de las escuelas del Estado de Amazonas, cuyos resultados posibiliten el proceso de enseñanza de las matemáticas, el reconocimiento de la multiculturalidad y las ideas matemáticas en las prácticas socioculturales, valorar la diversidad, las culturas rechazadas, olvidadas, ignoradas por el advenimiento de las llamadas “culturas superiores” y traer a la discusión temas afines.Research, Society and Development2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3681510.33448/rsd-v11i15.36815Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e27111536815Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e27111536815Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e271115368152525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36815/30736Copyright (c) 2022 Enildo Batista Lopes; Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Enildo Batista Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36815Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:13.396600Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha
Mathematical ideas that help Mathematics teaching and learning in the Amazon – Mathematics and the flour house
Ideas Matemáticas que ayudan a la Enseñanza y el Aprendizaje de las Matemáticas en la Amazonía - Las Matemáticas y la Casa de la Harina
title Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha
spellingShingle Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha
Lopes, Enildo Batista
Etnomathematics
Identity
Teaching.
Etnomatemática
identidad
Enseñanza.
Etnomatematica
Identidade
Ensino.
title_short Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha
title_full Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha
title_fullStr Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha
title_full_unstemmed Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha
title_sort Ideias matemáticas que auxiliam o ensino aprendizagem da Matemática na Amazônia – A Matemática e a casa de farinha
author Lopes, Enildo Batista
author_facet Lopes, Enildo Batista
Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
author_role author
author2 Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Enildo Batista
Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomathematics
Identity
Teaching.
Etnomatemática
identidad
Enseñanza.
Etnomatematica
Identidade
Ensino.
topic Etnomathematics
Identity
Teaching.
Etnomatemática
identidad
Enseñanza.
Etnomatematica
Identidade
Ensino.
description O artigo que descreve a dinâmica de uma casa de farinha na Amazônia Brasileira como uma atividade cultural desses povos, faz parte do projeto Multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais: possibilidades para o processo de ensino de matemática no estado do Amazonas, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, cujo objetivo é de compreender como as ideias matemáticas envolvidas nas atividades dessas comunidades interferem no processo ensino e aprendizagem. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa em processos fenomenológicos. Os resultados indicam que existem grupos de professores formadores, de professores que trabalham no ensino fundamental e grupos de acadêmicos desenvolvendo a Etnomatemática, o ensino da matemática pelo viés cultural. Espera-se que novas frentes sejam incentivadas e que a educação significativa e contextualizada ajude o processo educacional das escolas no Estado do Amazonas, cujos resultados possibilitem para o processo de ensino de Matemática, o reconhecimento do multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais, valorize a diversidade, as culturas rejeitadas, esquecidas, ignoradas pelo advento de ditas “culturas superiores” e traga para a discussão temas correlacionados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36815
10.33448/rsd-v11i15.36815
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36815
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.36815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36815/30736
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Enildo Batista Lopes; Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Enildo Batista Lopes; Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e27111536815
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e27111536815
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e27111536815
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052727941922816