Educação financeira na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37048 |
Resumo: | Este artigo analisa os diferenciais da metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), como ferramenta de educação financeira para alunos da educação básica. A forma como os sonhos de curto, médio e longo prazo são priorizados dentro do orçamento pessoal no método DSOP é único, o que a torna diferente das principais metodologias e conceitos de Educação Financeira pessoal ou familiar. Este artigo teve como objetivo apresentar os diferenciais da implementação da educação Financeira na educação básica de acordo com a metodologia DSOP por meio de uma revisão bibliográfica integrativa de literatura. Adicionalmente, também foi realizada uma análise comparativa com a abordagem da temática, Educação Financeira, utilizada em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental.Os resultados resaltam a inserção da Educação Financeira no contexto escolar da educação básica em uma perspectiva crítica, abordando discussões que não se limitem ao “poupe hoje para comprar amanhã” mas que visem mobilizar ambientes de reflexão para que os alunos possam tomar decisões de forma crítica e utilizando-se de estratégias para garantir perenidade na execução do planejamento financeiro. |
id |
UNIFEI_1783efc35b50abf84de9e6c64e5614a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37048 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação financeira na Educação Básica Financial education in Basic Education La educación financiera en la Educación BásicaEducación FinancieraMetodología DSOPEducación básica.Financial EducationDSOP methodologyElementary school.Educação FinanceiraMetodologia DSOPEducação básica.Este artigo analisa os diferenciais da metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), como ferramenta de educação financeira para alunos da educação básica. A forma como os sonhos de curto, médio e longo prazo são priorizados dentro do orçamento pessoal no método DSOP é único, o que a torna diferente das principais metodologias e conceitos de Educação Financeira pessoal ou familiar. Este artigo teve como objetivo apresentar os diferenciais da implementação da educação Financeira na educação básica de acordo com a metodologia DSOP por meio de uma revisão bibliográfica integrativa de literatura. Adicionalmente, também foi realizada uma análise comparativa com a abordagem da temática, Educação Financeira, utilizada em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental.Os resultados resaltam a inserção da Educação Financeira no contexto escolar da educação básica em uma perspectiva crítica, abordando discussões que não se limitem ao “poupe hoje para comprar amanhã” mas que visem mobilizar ambientes de reflexão para que os alunos possam tomar decisões de forma crítica e utilizando-se de estratégias para garantir perenidade na execução do planejamento financeiro.This article analyzes the differentials of the DSOP methodology (Diagnose, Dream, Budget, and Save), as a financial education tool for basic education students. How short, medium, and long-term dreams are prioritized within the personal budget in the DSOP method is unique, which makes it different from the main methodologies and concepts of personal or family Financial Education. This article aimed to present the differences in the implementation of financial education in basic education according to the DSOP methodology through an integrative literature review. Additionally, a comparative analysis was also carried out with the approach of the theme, Financial Education, used in three textbooks of the 9th year of elementary school. The results highlight the insertion of Financial Education in the school context of basic education in a critical perspective, addressing discussions that are not limited to “save today to buy tomorrow” but that aim to mobilize reflection environments so that students can make critical decisions and use strategies to ensure continuity in the execution of financial planning.Este artículo analiza los diferenciales de la metodología DSOP (Diagnóstico, Sueña, Presupuesta y Ahorra), como herramienta de educación financiera para estudiantes de educación básica. La forma en que se priorizan los sueños a corto, mediano y largo plazo dentro del presupuesto personal en el método DSOP es única, lo que lo diferencia de las principales metodologías y conceptos de Educación Financiera personal o familiar. Este artículo tuvo como objetivo presentar los diferenciales de la implementación de la Educación Financiera en la educación básica según la metodología DSOP mediante de una revisión integrativa de la literatura. Adicionalmente, también se realizó un análisis comparativo con el abordaje del tema Educación Financiera, utilizado en tres libros de texto del 9º año de la Enseñanza Fundamental Los resultados destacan la inserción de la Educación Financiera en el contexto escolar de la educación básica en una perspectiva crítica, abordando discusiones que no se limitan a “ahorrar hoy para comprar mañana” sino que buscan movilizar ambientes de reflexión para que los estudiantes puedan tomar decisiones de manera crítica y utilizando estrategias para asegurar la continuidad en la ejecución de la planificación financiera.Research, Society and Development2022-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3704810.33448/rsd-v11i15.37048Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e210111537048Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e210111537048Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2101115370482525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37048/30926Copyright (c) 2022 Mateus Otoni Silva; José Roberto de Souza Francisco; Deyse Almeida dos Reishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mateus OtoniFrancisco, José Roberto de SouzaReis, Deyse Almeida dos 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37048Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:22.020940Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira na Educação Básica Financial education in Basic Education La educación financiera en la Educación Básica |
title |
Educação financeira na Educação Básica |
spellingShingle |
Educação financeira na Educação Básica Silva, Mateus Otoni Educación Financiera Metodología DSOP Educación básica. Financial Education DSOP methodology Elementary school. Educação Financeira Metodologia DSOP Educação básica. |
title_short |
Educação financeira na Educação Básica |
title_full |
Educação financeira na Educação Básica |
title_fullStr |
Educação financeira na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Educação financeira na Educação Básica |
title_sort |
Educação financeira na Educação Básica |
author |
Silva, Mateus Otoni |
author_facet |
Silva, Mateus Otoni Francisco, José Roberto de Souza Reis, Deyse Almeida dos |
author_role |
author |
author2 |
Francisco, José Roberto de Souza Reis, Deyse Almeida dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mateus Otoni Francisco, José Roberto de Souza Reis, Deyse Almeida dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación Financiera Metodología DSOP Educación básica. Financial Education DSOP methodology Elementary school. Educação Financeira Metodologia DSOP Educação básica. |
topic |
Educación Financiera Metodología DSOP Educación básica. Financial Education DSOP methodology Elementary school. Educação Financeira Metodologia DSOP Educação básica. |
description |
Este artigo analisa os diferenciais da metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), como ferramenta de educação financeira para alunos da educação básica. A forma como os sonhos de curto, médio e longo prazo são priorizados dentro do orçamento pessoal no método DSOP é único, o que a torna diferente das principais metodologias e conceitos de Educação Financeira pessoal ou familiar. Este artigo teve como objetivo apresentar os diferenciais da implementação da educação Financeira na educação básica de acordo com a metodologia DSOP por meio de uma revisão bibliográfica integrativa de literatura. Adicionalmente, também foi realizada uma análise comparativa com a abordagem da temática, Educação Financeira, utilizada em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental.Os resultados resaltam a inserção da Educação Financeira no contexto escolar da educação básica em uma perspectiva crítica, abordando discussões que não se limitem ao “poupe hoje para comprar amanhã” mas que visem mobilizar ambientes de reflexão para que os alunos possam tomar decisões de forma crítica e utilizando-se de estratégias para garantir perenidade na execução do planejamento financeiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37048 10.33448/rsd-v11i15.37048 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37048 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.37048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37048/30926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Mateus Otoni Silva; José Roberto de Souza Francisco; Deyse Almeida dos Reis https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Mateus Otoni Silva; José Roberto de Souza Francisco; Deyse Almeida dos Reis https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e210111537048 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e210111537048 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e210111537048 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052799634112512 |