Educação financeira na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mateus Otoni
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Francisco, José Roberto de Souza, Reis, Deyse Almeida dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37048
Resumo: Este artigo analisa os diferenciais da metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), como ferramenta de educação financeira para alunos da educação básica. A forma como os sonhos de curto, médio e longo prazo são priorizados dentro do orçamento pessoal no método DSOP é único, o que a torna  diferente das principais metodologias e conceitos de Educação Financeira pessoal ou familiar. Este artigo teve como objetivo apresentar os diferenciais da implementação da educação Financeira na educação básica de acordo com a metodologia DSOP por meio de uma revisão bibliográfica integrativa de literatura. Adicionalmente, também foi realizada uma análise comparativa com a abordagem da temática, Educação Financeira, utilizada em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental.Os resultados resaltam a inserção da Educação Financeira no contexto escolar da educação básica em uma perspectiva crítica, abordando discussões que não se limitem ao “poupe hoje para comprar amanhã” mas que visem mobilizar ambientes de reflexão para que os alunos possam tomar decisões de forma crítica e utilizando-se de estratégias para garantir perenidade na execução do planejamento financeiro.
id UNIFEI_1783efc35b50abf84de9e6c64e5614a2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37048
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Educação financeira na Educação Básica Financial education in Basic Education La educación financiera en la Educación BásicaEducación FinancieraMetodología DSOPEducación básica.Financial EducationDSOP methodologyElementary school.Educação FinanceiraMetodologia DSOPEducação básica.Este artigo analisa os diferenciais da metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), como ferramenta de educação financeira para alunos da educação básica. A forma como os sonhos de curto, médio e longo prazo são priorizados dentro do orçamento pessoal no método DSOP é único, o que a torna  diferente das principais metodologias e conceitos de Educação Financeira pessoal ou familiar. Este artigo teve como objetivo apresentar os diferenciais da implementação da educação Financeira na educação básica de acordo com a metodologia DSOP por meio de uma revisão bibliográfica integrativa de literatura. Adicionalmente, também foi realizada uma análise comparativa com a abordagem da temática, Educação Financeira, utilizada em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental.Os resultados resaltam a inserção da Educação Financeira no contexto escolar da educação básica em uma perspectiva crítica, abordando discussões que não se limitem ao “poupe hoje para comprar amanhã” mas que visem mobilizar ambientes de reflexão para que os alunos possam tomar decisões de forma crítica e utilizando-se de estratégias para garantir perenidade na execução do planejamento financeiro.This article analyzes the differentials of the DSOP methodology (Diagnose, Dream, Budget, and Save), as a financial education tool for basic education students. How short, medium, and long-term dreams are prioritized within the personal budget in the DSOP method is unique, which makes it different from the main methodologies and concepts of personal or family Financial Education. This article aimed to present the differences in the implementation of financial education in basic education according to the DSOP methodology through an integrative literature review. Additionally, a comparative analysis was also carried out with the approach of the theme, Financial Education, used in three textbooks of the 9th year of elementary school. The results highlight the insertion of Financial Education in the school context of basic education in a critical perspective, addressing discussions that are not limited to “save today to buy tomorrow” but that aim to mobilize reflection environments so that students can make critical decisions and use strategies to ensure continuity in the execution of financial planning.Este artículo analiza los diferenciales de la metodología DSOP (Diagnóstico, Sueña, Presupuesta y Ahorra), como herramienta de educación financiera para estudiantes de educación básica. La forma en que se priorizan los sueños a corto, mediano y largo plazo dentro del presupuesto personal en el método DSOP es única, lo que lo diferencia de las principales metodologías y conceptos de Educación Financiera personal o familiar. Este artículo tuvo como objetivo presentar los diferenciales de la implementación de la Educación Financiera en la educación básica según la metodología DSOP mediante de una revisión integrativa de la literatura. Adicionalmente, también se realizó un análisis comparativo con el abordaje del tema Educación Financiera, utilizado en tres libros de texto del 9º año de la Enseñanza Fundamental Los resultados destacan la inserción de la Educación Financiera en el contexto escolar de la educación básica en una perspectiva crítica, abordando discusiones que no se limitan a “ahorrar hoy para comprar mañana” sino que buscan movilizar ambientes de reflexión para que los estudiantes puedan tomar decisiones de manera crítica y utilizando estrategias para asegurar la continuidad en la ejecución de la planificación financiera.Research, Society and Development2022-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3704810.33448/rsd-v11i15.37048Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e210111537048Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e210111537048Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2101115370482525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37048/30926Copyright (c) 2022 Mateus Otoni Silva; José Roberto de Souza Francisco; Deyse Almeida dos Reishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mateus OtoniFrancisco, José Roberto de SouzaReis, Deyse Almeida dos 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37048Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:22.020940Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira na Educação Básica
Financial education in Basic Education
La educación financiera en la Educación Básica
title Educação financeira na Educação Básica
spellingShingle Educação financeira na Educação Básica
Silva, Mateus Otoni
Educación Financiera
Metodología DSOP
Educación básica.
Financial Education
DSOP methodology
Elementary school.
Educação Financeira
Metodologia DSOP
Educação básica.
title_short Educação financeira na Educação Básica
title_full Educação financeira na Educação Básica
title_fullStr Educação financeira na Educação Básica
title_full_unstemmed Educação financeira na Educação Básica
title_sort Educação financeira na Educação Básica
author Silva, Mateus Otoni
author_facet Silva, Mateus Otoni
Francisco, José Roberto de Souza
Reis, Deyse Almeida dos
author_role author
author2 Francisco, José Roberto de Souza
Reis, Deyse Almeida dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mateus Otoni
Francisco, José Roberto de Souza
Reis, Deyse Almeida dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Financiera
Metodología DSOP
Educación básica.
Financial Education
DSOP methodology
Elementary school.
Educação Financeira
Metodologia DSOP
Educação básica.
topic Educación Financiera
Metodología DSOP
Educación básica.
Financial Education
DSOP methodology
Elementary school.
Educação Financeira
Metodologia DSOP
Educação básica.
description Este artigo analisa os diferenciais da metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), como ferramenta de educação financeira para alunos da educação básica. A forma como os sonhos de curto, médio e longo prazo são priorizados dentro do orçamento pessoal no método DSOP é único, o que a torna  diferente das principais metodologias e conceitos de Educação Financeira pessoal ou familiar. Este artigo teve como objetivo apresentar os diferenciais da implementação da educação Financeira na educação básica de acordo com a metodologia DSOP por meio de uma revisão bibliográfica integrativa de literatura. Adicionalmente, também foi realizada uma análise comparativa com a abordagem da temática, Educação Financeira, utilizada em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental.Os resultados resaltam a inserção da Educação Financeira no contexto escolar da educação básica em uma perspectiva crítica, abordando discussões que não se limitem ao “poupe hoje para comprar amanhã” mas que visem mobilizar ambientes de reflexão para que os alunos possam tomar decisões de forma crítica e utilizando-se de estratégias para garantir perenidade na execução do planejamento financeiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37048
10.33448/rsd-v11i15.37048
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37048
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37048/30926
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Mateus Otoni Silva; José Roberto de Souza Francisco; Deyse Almeida dos Reis
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Mateus Otoni Silva; José Roberto de Souza Francisco; Deyse Almeida dos Reis
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e210111537048
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e210111537048
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e210111537048
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052799634112512