Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Silmara Bezerra Paz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moura, Maria da Glória Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36536
Resumo: Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado em educação na Universidade Federal do Piauí – UFPI, sobre as dimensões estruturantes da prática educativa e os desafios do ensino da Matemática ao qual analisa-se as concepções dos participantes sobre o objeto de estudo, sendo eles gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino de Alto Longá, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico configura-se como pesquisa qualitativa do tipo descritiva com abordagem narrativa. Diante das demandas educacionais e das inquietações enquanto professora e formadora de professores, buscou-se, compreender como o professor de matemática articulava as dimensões estruturantes da prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental para viabilizar a aprendizagem dos alunos? Nessa escrita temos as respostas referentes ao objetivo inicial que seria identificar as concepções dos professores sobre as dimensões estruturantes da prática educativa, utilizou-se o questionário semiestruturado com perguntas fechadas e abertas para coletar os dados que foram organizados em categorias, segundo Bardin, com contribuições do software de análise lexical IRAMUTEQ, e interpretados utilizando a técnica da análise do discurso. Os resultados enfatizados pelos participantes, revelam um leque de possibilidades que apareceram no decorrer dos discursos como elementos essenciais: formação, contexto, diretrizes pedagógicas, tendências, metodologias, métodos, planejamento, intervenção e avaliação, além da perspectiva socioemocional de ambos os envolvidos no processo educacional.
id UNIFEI_178aea28cd2cbaf812cbb554926139cf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36536
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidadesDialogues about mathematics and the structuring dimensions of educational practice: conflicts between realitiesDiálogos sobre las matemáticas y las dimensiones estructurantes de la práctica educativa: conflictos entre realidadesEnseñanza y aprendizaje de las matemáticasDimensionesPráctica educativaRecursos didácticos.Mathematics teaching and learningDimensionsEducational practiceDidactic resources.Ensino e aprendizagem matemáticaDimensõesPrática educativaRecursos didáticos.Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado em educação na Universidade Federal do Piauí – UFPI, sobre as dimensões estruturantes da prática educativa e os desafios do ensino da Matemática ao qual analisa-se as concepções dos participantes sobre o objeto de estudo, sendo eles gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino de Alto Longá, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico configura-se como pesquisa qualitativa do tipo descritiva com abordagem narrativa. Diante das demandas educacionais e das inquietações enquanto professora e formadora de professores, buscou-se, compreender como o professor de matemática articulava as dimensões estruturantes da prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental para viabilizar a aprendizagem dos alunos? Nessa escrita temos as respostas referentes ao objetivo inicial que seria identificar as concepções dos professores sobre as dimensões estruturantes da prática educativa, utilizou-se o questionário semiestruturado com perguntas fechadas e abertas para coletar os dados que foram organizados em categorias, segundo Bardin, com contribuições do software de análise lexical IRAMUTEQ, e interpretados utilizando a técnica da análise do discurso. Os resultados enfatizados pelos participantes, revelam um leque de possibilidades que apareceram no decorrer dos discursos como elementos essenciais: formação, contexto, diretrizes pedagógicas, tendências, metodologias, métodos, planejamento, intervenção e avaliação, além da perspectiva socioemocional de ambos os envolvidos no processo educacional.This article presents an excerpt from the master's dissertation in education at the Federal University of Piauí – UFPI, on the structuring dimensions of educational practice and the challenges of teaching Mathematics, which analyzes the participants' conceptions about the object of study, which are managers, pedagogical coordinators and teachers of the municipal education network of Alto Longá, Piauí, Brazil. The methodological theoretical framework is configured as qualitative research of the descriptive type with a narrative approach. Faced with the educational demands and concerns as a teacher and teacher trainer, we sought to understand how the mathematics teacher articulated the structuring dimensions of educational practice in the early years of elementary school to enable students' learning?. In this writing we have the answers referring to the initial objective, which would be to identify the teachers' conceptions about the structuring dimensions of educational practice, a semi-structured questionnaire with closed and open questions was used to collect data that were organized into categories, according to Bardin, with contributions from the IRAMUTEQ lexical analysis software, and interpreted using the discourse analysis technique. The results emphasized by the participants reveal a range of possibilities that appeared in the course of the speeches as essential elements: training, context, pedagogical guidelines, trends, methodologies, methods, planning, intervention and evaluation, in addition to the socio-emotional perspective of both involved in the process educational.Este artículo presenta un extracto de la disertación de maestría en educación de la Universidad Federal de Piauí – UFPI, sobre las dimensiones estructurantes de la práctica educativa y los desafíos de la enseñanza de las Matemáticas, que analiza las concepciones de los participantes sobre el objeto de estudio, que son gestores, coordinadores pedagógicos y docentes de la red municipal de educación de Alto Longá, Piauí, Brasil. El marco teórico metodológico se configura como una investigación cualitativa de tipo descriptivo con enfoque narrativo. Frente a las demandas y preocupaciones educativas como docente y formador de docentes, buscamos comprender cómo el profesor de matemáticas articuló las dimensiones estructurantes de la práctica educativa en los primeros años de la enseñanza fundamental para viabilizar el aprendizaje de los alumnos. En este escrito tenemos las respuestas referentes al objetivo inicial que sería identificar las concepciones de los docentes acerca de las dimensiones estructurantes de la práctica educativa, para la recolección de datos se utilizó un cuestionario semiestructurado con preguntas cerradas y abiertas que fueron organizados en categorías. según Bardin, con aportes del software de análisis léxico IRAMUTEQ, e interpretada mediante la técnica de análisis del discurso. Los resultados destacados por los participantes revelan un abanico de posibilidades que aparecían en el transcurso de los discursos como elementos esenciales: formación, contexto, orientaciones pedagógicas, tendencias, metodologías, métodos, planificación, intervención y evaluación, además de la perspectiva socioemocional. de ambos involucrados en el proceso educativo.Research, Society and Development2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3653610.33448/rsd-v11i14.36536Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e417111436536Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e417111436536Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e4171114365362525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36536/30490Copyright (c) 2022 Silmara Bezerra Paz Carvalho; Maria da Glória Carvalho Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Silmara Bezerra PazMoura, Maria da Glória Carvalho 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36536Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:03.743932Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades
Dialogues about mathematics and the structuring dimensions of educational practice: conflicts between realities
Diálogos sobre las matemáticas y las dimensiones estructurantes de la práctica educativa: conflictos entre realidades
title Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades
spellingShingle Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades
Carvalho, Silmara Bezerra Paz
Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas
Dimensiones
Práctica educativa
Recursos didácticos.
Mathematics teaching and learning
Dimensions
Educational practice
Didactic resources.
Ensino e aprendizagem matemática
Dimensões
Prática educativa
Recursos didáticos.
title_short Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades
title_full Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades
title_fullStr Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades
title_full_unstemmed Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades
title_sort Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades
author Carvalho, Silmara Bezerra Paz
author_facet Carvalho, Silmara Bezerra Paz
Moura, Maria da Glória Carvalho
author_role author
author2 Moura, Maria da Glória Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Silmara Bezerra Paz
Moura, Maria da Glória Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas
Dimensiones
Práctica educativa
Recursos didácticos.
Mathematics teaching and learning
Dimensions
Educational practice
Didactic resources.
Ensino e aprendizagem matemática
Dimensões
Prática educativa
Recursos didáticos.
topic Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas
Dimensiones
Práctica educativa
Recursos didácticos.
Mathematics teaching and learning
Dimensions
Educational practice
Didactic resources.
Ensino e aprendizagem matemática
Dimensões
Prática educativa
Recursos didáticos.
description Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado em educação na Universidade Federal do Piauí – UFPI, sobre as dimensões estruturantes da prática educativa e os desafios do ensino da Matemática ao qual analisa-se as concepções dos participantes sobre o objeto de estudo, sendo eles gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino de Alto Longá, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico configura-se como pesquisa qualitativa do tipo descritiva com abordagem narrativa. Diante das demandas educacionais e das inquietações enquanto professora e formadora de professores, buscou-se, compreender como o professor de matemática articulava as dimensões estruturantes da prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental para viabilizar a aprendizagem dos alunos? Nessa escrita temos as respostas referentes ao objetivo inicial que seria identificar as concepções dos professores sobre as dimensões estruturantes da prática educativa, utilizou-se o questionário semiestruturado com perguntas fechadas e abertas para coletar os dados que foram organizados em categorias, segundo Bardin, com contribuições do software de análise lexical IRAMUTEQ, e interpretados utilizando a técnica da análise do discurso. Os resultados enfatizados pelos participantes, revelam um leque de possibilidades que apareceram no decorrer dos discursos como elementos essenciais: formação, contexto, diretrizes pedagógicas, tendências, metodologias, métodos, planejamento, intervenção e avaliação, além da perspectiva socioemocional de ambos os envolvidos no processo educacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36536
10.33448/rsd-v11i14.36536
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36536
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i14.36536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36536/30490
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Silmara Bezerra Paz Carvalho; Maria da Glória Carvalho Moura
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Silmara Bezerra Paz Carvalho; Maria da Glória Carvalho Moura
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e417111436536
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e417111436536
Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e417111436536
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052773578047488