Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36536 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado em educação na Universidade Federal do Piauí – UFPI, sobre as dimensões estruturantes da prática educativa e os desafios do ensino da Matemática ao qual analisa-se as concepções dos participantes sobre o objeto de estudo, sendo eles gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino de Alto Longá, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico configura-se como pesquisa qualitativa do tipo descritiva com abordagem narrativa. Diante das demandas educacionais e das inquietações enquanto professora e formadora de professores, buscou-se, compreender como o professor de matemática articulava as dimensões estruturantes da prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental para viabilizar a aprendizagem dos alunos? Nessa escrita temos as respostas referentes ao objetivo inicial que seria identificar as concepções dos professores sobre as dimensões estruturantes da prática educativa, utilizou-se o questionário semiestruturado com perguntas fechadas e abertas para coletar os dados que foram organizados em categorias, segundo Bardin, com contribuições do software de análise lexical IRAMUTEQ, e interpretados utilizando a técnica da análise do discurso. Os resultados enfatizados pelos participantes, revelam um leque de possibilidades que apareceram no decorrer dos discursos como elementos essenciais: formação, contexto, diretrizes pedagógicas, tendências, metodologias, métodos, planejamento, intervenção e avaliação, além da perspectiva socioemocional de ambos os envolvidos no processo educacional. |
id |
UNIFEI_178aea28cd2cbaf812cbb554926139cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36536 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidadesDialogues about mathematics and the structuring dimensions of educational practice: conflicts between realitiesDiálogos sobre las matemáticas y las dimensiones estructurantes de la práctica educativa: conflictos entre realidadesEnseñanza y aprendizaje de las matemáticasDimensionesPráctica educativaRecursos didácticos.Mathematics teaching and learningDimensionsEducational practiceDidactic resources.Ensino e aprendizagem matemáticaDimensõesPrática educativaRecursos didáticos.Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado em educação na Universidade Federal do Piauí – UFPI, sobre as dimensões estruturantes da prática educativa e os desafios do ensino da Matemática ao qual analisa-se as concepções dos participantes sobre o objeto de estudo, sendo eles gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino de Alto Longá, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico configura-se como pesquisa qualitativa do tipo descritiva com abordagem narrativa. Diante das demandas educacionais e das inquietações enquanto professora e formadora de professores, buscou-se, compreender como o professor de matemática articulava as dimensões estruturantes da prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental para viabilizar a aprendizagem dos alunos? Nessa escrita temos as respostas referentes ao objetivo inicial que seria identificar as concepções dos professores sobre as dimensões estruturantes da prática educativa, utilizou-se o questionário semiestruturado com perguntas fechadas e abertas para coletar os dados que foram organizados em categorias, segundo Bardin, com contribuições do software de análise lexical IRAMUTEQ, e interpretados utilizando a técnica da análise do discurso. Os resultados enfatizados pelos participantes, revelam um leque de possibilidades que apareceram no decorrer dos discursos como elementos essenciais: formação, contexto, diretrizes pedagógicas, tendências, metodologias, métodos, planejamento, intervenção e avaliação, além da perspectiva socioemocional de ambos os envolvidos no processo educacional.This article presents an excerpt from the master's dissertation in education at the Federal University of Piauí – UFPI, on the structuring dimensions of educational practice and the challenges of teaching Mathematics, which analyzes the participants' conceptions about the object of study, which are managers, pedagogical coordinators and teachers of the municipal education network of Alto Longá, Piauí, Brazil. The methodological theoretical framework is configured as qualitative research of the descriptive type with a narrative approach. Faced with the educational demands and concerns as a teacher and teacher trainer, we sought to understand how the mathematics teacher articulated the structuring dimensions of educational practice in the early years of elementary school to enable students' learning?. In this writing we have the answers referring to the initial objective, which would be to identify the teachers' conceptions about the structuring dimensions of educational practice, a semi-structured questionnaire with closed and open questions was used to collect data that were organized into categories, according to Bardin, with contributions from the IRAMUTEQ lexical analysis software, and interpreted using the discourse analysis technique. The results emphasized by the participants reveal a range of possibilities that appeared in the course of the speeches as essential elements: training, context, pedagogical guidelines, trends, methodologies, methods, planning, intervention and evaluation, in addition to the socio-emotional perspective of both involved in the process educational.Este artículo presenta un extracto de la disertación de maestría en educación de la Universidad Federal de Piauí – UFPI, sobre las dimensiones estructurantes de la práctica educativa y los desafíos de la enseñanza de las Matemáticas, que analiza las concepciones de los participantes sobre el objeto de estudio, que son gestores, coordinadores pedagógicos y docentes de la red municipal de educación de Alto Longá, Piauí, Brasil. El marco teórico metodológico se configura como una investigación cualitativa de tipo descriptivo con enfoque narrativo. Frente a las demandas y preocupaciones educativas como docente y formador de docentes, buscamos comprender cómo el profesor de matemáticas articuló las dimensiones estructurantes de la práctica educativa en los primeros años de la enseñanza fundamental para viabilizar el aprendizaje de los alumnos. En este escrito tenemos las respuestas referentes al objetivo inicial que sería identificar las concepciones de los docentes acerca de las dimensiones estructurantes de la práctica educativa, para la recolección de datos se utilizó un cuestionario semiestructurado con preguntas cerradas y abiertas que fueron organizados en categorías. según Bardin, con aportes del software de análisis léxico IRAMUTEQ, e interpretada mediante la técnica de análisis del discurso. Los resultados destacados por los participantes revelan un abanico de posibilidades que aparecían en el transcurso de los discursos como elementos esenciales: formación, contexto, orientaciones pedagógicas, tendencias, metodologías, métodos, planificación, intervención y evaluación, además de la perspectiva socioemocional. de ambos involucrados en el proceso educativo.Research, Society and Development2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3653610.33448/rsd-v11i14.36536Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e417111436536Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e417111436536Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e4171114365362525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36536/30490Copyright (c) 2022 Silmara Bezerra Paz Carvalho; Maria da Glória Carvalho Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Silmara Bezerra PazMoura, Maria da Glória Carvalho 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36536Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:03.743932Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades Dialogues about mathematics and the structuring dimensions of educational practice: conflicts between realities Diálogos sobre las matemáticas y las dimensiones estructurantes de la práctica educativa: conflictos entre realidades |
title |
Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades |
spellingShingle |
Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades Carvalho, Silmara Bezerra Paz Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas Dimensiones Práctica educativa Recursos didácticos. Mathematics teaching and learning Dimensions Educational practice Didactic resources. Ensino e aprendizagem matemática Dimensões Prática educativa Recursos didáticos. |
title_short |
Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades |
title_full |
Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades |
title_fullStr |
Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades |
title_full_unstemmed |
Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades |
title_sort |
Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades |
author |
Carvalho, Silmara Bezerra Paz |
author_facet |
Carvalho, Silmara Bezerra Paz Moura, Maria da Glória Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Maria da Glória Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Silmara Bezerra Paz Moura, Maria da Glória Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas Dimensiones Práctica educativa Recursos didácticos. Mathematics teaching and learning Dimensions Educational practice Didactic resources. Ensino e aprendizagem matemática Dimensões Prática educativa Recursos didáticos. |
topic |
Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas Dimensiones Práctica educativa Recursos didácticos. Mathematics teaching and learning Dimensions Educational practice Didactic resources. Ensino e aprendizagem matemática Dimensões Prática educativa Recursos didáticos. |
description |
Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado em educação na Universidade Federal do Piauí – UFPI, sobre as dimensões estruturantes da prática educativa e os desafios do ensino da Matemática ao qual analisa-se as concepções dos participantes sobre o objeto de estudo, sendo eles gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino de Alto Longá, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico configura-se como pesquisa qualitativa do tipo descritiva com abordagem narrativa. Diante das demandas educacionais e das inquietações enquanto professora e formadora de professores, buscou-se, compreender como o professor de matemática articulava as dimensões estruturantes da prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental para viabilizar a aprendizagem dos alunos? Nessa escrita temos as respostas referentes ao objetivo inicial que seria identificar as concepções dos professores sobre as dimensões estruturantes da prática educativa, utilizou-se o questionário semiestruturado com perguntas fechadas e abertas para coletar os dados que foram organizados em categorias, segundo Bardin, com contribuições do software de análise lexical IRAMUTEQ, e interpretados utilizando a técnica da análise do discurso. Os resultados enfatizados pelos participantes, revelam um leque de possibilidades que apareceram no decorrer dos discursos como elementos essenciais: formação, contexto, diretrizes pedagógicas, tendências, metodologias, métodos, planejamento, intervenção e avaliação, além da perspectiva socioemocional de ambos os envolvidos no processo educacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36536 10.33448/rsd-v11i14.36536 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36536 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.36536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36536/30490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Silmara Bezerra Paz Carvalho; Maria da Glória Carvalho Moura https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Silmara Bezerra Paz Carvalho; Maria da Glória Carvalho Moura https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e417111436536 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e417111436536 Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e417111436536 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052773578047488 |